Já sabemos que segmento de estética é o que mais cresce no Brasil e está representando para muitos como a oportunidade de ingressar num mercado de muitas possibilidades.

O mercado da saúde estética no Brasil atualmente é um dos mais promissores, capaz de movimentar bilhões por ano

Mais do que cuidar somente da beleza e da aparência, o profissional de saúde estética é responsável por promover o bem-estar das pessoas, já que saúde, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), não se trata apenas da ausência de doenças.

Saúde é definida como um estado completo de bem estar físico e emocional, portanto, a busca pela qualidade de vida passa pela aceitação da autoimagem, boas condições físicas e psicológicas e as clínicas de estética exercem atividades de reparação, prevenção e educação para uma vida com maior qualidade, visando aplicar os princípios de vida saudável que abrangem o bem-estar do ser humano, tanto fisicamente quanto socialmente e emocionalmente.

Investimento

A clínica de estética exige investimentos iniciais com estrutura, equipamentos, despesas administrativas e de organização, incluindo investimentos em estrutura, estão além dos equipamentos, os balcões de atendimento, depósitos e projetos com design, decoração e identidade visual.

O investimento inicial vai depender do porte do negócio que deseja montar, e o retorno pode começar a chegar a partir três meses a dois anos de faturamento.

É importante se organizar e estudar sobre o assunto antes de colocar seus planos em ação,  e entrar em ação quando estiver com tudo bem planejado e já possuir um bom capital para o investimento inicial.

Pode-se também optar por abrir uma franquia. A vantagem dessa opção é que a franquia fornece todo o apoio gerencial para padronização do ambiente de trabalho e processos, desde as instalações até o sistema de marketing, tudo é oferecido pelas franquias aos franqueados.

No entanto, para a clínica de estética funcionar, o franqueado  tem que desembolsar os valores para investimento inicial, taxas de franquias e royalties no caso de tecnologias e técnicas próprias da marca. Portanto, para optar por franquia ou negócio próprio o empresário deve pesar os prós e contras financeiros e de gerenciamento.

Profissionais

Uma das exigências para o funcionamento das clínicas de estética é ter um profissional responsável por todos os procedimentos sempre presente.

Deve ser um profissional graduado na área da saúde, com especialização ou pós-graduação reconhecida pelo MEC e habilitado pelo seu respectivo Conselho de Classe, para que esse profissional possa responder sobre os procedimentos injetáveis e perfurocortantes como: aplicação de botox, preenchimentos faciais e labiais, aplicação de enzimas emagrecedoras, lasers e peelings de média potência que só podem ser feitos por biomédicos, enfermeiros, farmacêuticos ou médicos especialistas em pele e metabolismo.

Os procedimentos não invasivos e superficiais como: drenagem linfática, massagens modeladoras, lasers frios, entre outros, podem ser realizados por profissionais técnicos e não exigem um profissional da saúde responsável.

Legislação

Antes de investir na abertura de uma clínica de estética é essencial estar a par dos quesitos legais para o funcionamento do estabelecimento.

São diversas as leis e regulamentações que o empreendedor deve conhecer sobre o enquadramento do estabelecimento, os principais são:

-Regras de vigilância sanitária (ANVISA);

-Legislações do código de defesa do consumidor;

-Exigências de infraestrutura;

-Regulamentações de exercício profissional.

Vale a pena?

A resposta é sim! Mesmo que o negócio seja iniciado pequeno, com uma sala apenas, o mercado da saúde estética se mantém aquecido e não sofre oscilações de acordo com a época do ano.

Mesmo em tempos de crise, o brasileiro ainda encontra espaço no orçamento para gastar no segmento da estética. Segundo dados  de 2016 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o brasileiro já gasta mais com beleza do que com comida.

Tanto homens quanto mulheres se preocupam com a saúde estética hoje em dia, por isso esse mercado dificilmente sofre com a sazonalidade, tendo alta procura o ano inteiro.

Além disso, quem se interessa por cuidados com a saúde estética, geralmente o faz com certa frequência, portanto é uma área que gera a fidelização dos clientes.

Considerações finais

Procure se manter sempre muito bem atualizado sobre quais os procedimentos mais rentáveis para oferecer na sua clínica, avalie muito bem as buscas por procedimentos estéticos na sua cidade e procure dicas e exemplos de quem já se deu bem no ramo da estética. 

  • SaúdeEstética 728x90

Deixe aqui seu Comentário

Login com:

Loading Facebook Comments ...

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor insira seu comentário aqui!
Please enter your name here

Somos apaixonados pelo que fazemos e fazemos tudo por amor. Nosso compromisso é apenas com a verdade e com o que acreditamos e defendemos – a biomedicina estética é legítima, um direito do biomédico, do biomédico esteta, do graduando em biomedicina e, principalmente, de toda a sociedade beneficiada com as informações aqui divulgadas e como caminho de beleza e elevação da auto-estima.

Deixe aqui seu Comentário

Login com: