Acerte na contratação de secretária para o seu consultório

As secretárias ou recepcionistas são figuras fundamentais de qualquer clínica de estética. Elas gerenciam a agenda e podem fazer com que você atenda a mais ou menos clientes. A cordialidade, educação e eficácia no atendimento fazem com que o serviço prestado pela sua instituição torne-se referência ou seja trocado pelo dos concorrentes. Por isso, a […]
As secretárias ou recepcionistas são figuras fundamentais de qualquer clínica de estética. Elas gerenciam a agenda e podem fazer com que você atenda a mais ou menos clientes. A cordialidade, educação e eficácia no atendimento fazem com que o serviço prestado pela sua instituição torne-se referência ou seja trocado pelo dos concorrentes. Por isso, a contratação de uma secretária é um momento-chave que vai definir o papel que sua clínica de estética quer ocupar no mercado de beleza, saúde e estética. Através deste post vamos lhe dar algumas dicas para quando chegar este momento em sua clínica. Para acertar na contratação desse profissional, biomédico ou empreendedor deve ficar atento a alguns fatores:

Profissionalize a contratação da sua secretária

Nada de contratar um filho de amigo ou parente para reduzir custos na contratação. Procure uma empresa especializada na seleção desse tipo de profissional e evite problemas futuros. Uma empresa de recrutamento buscará profissionais com formação e experiências adequadas ao tipo de atividades desenvolvidas. Lembre-se de que o tempo para treinar uma recepcionista é escasso, portanto é importante que a profissional contratada já tenha uma bagagem profissional, desenvoltura e iniciativa para ir se adaptando com o tempo. A empresa de contratação vai selecionar vários currículos dentro do perfil e você poderá escolher a profissional adequada após as entrevistas pessoais, o que torna o trabalho mais ágil e prático. O segredo está na diversidade de pessoas entrevistadas. Quanto mais você entrevistas, mais próximo você fica na escolha ideal da secretária.

Observe aspectos técnicos e comportamentais

Além da formação e experiência na área, devem ser observados os aspectos comportamentais da secretária. Não adianta ser uma ótima organizadora de agenda ou do espaço físico do estabelecimento se a profissional não tem tato para atender aos clientes a ponto de atraí-los à clínica e ou a ponto de realizar a venda de um pacote de serviços estéticos por exemplo. Delicadeza e discrição são outras características que devem ser consideradas, pois, muitas vezes, o paciente chegará à clínica de estética em situação delicada ou vulnerável e o primeiro contato feito com a secretária deve ser feito com todo o cuidado. A capacidade de ouvir e se colocar no lugar do cliente é mais necessária do que a capacidade de compreender tecnicamente todos os tratamentos. A função de secretária é estratégica e os biomédicos e empreendedores precisam ter toda confiança nessa profissional.

Busque referências e indicações

Por mais que a seleção seja feita com muito cuidado, para contratar uma recepcionista é importante buscar referências anteriores das candidatas selecionadas. Faça contatos com os empregos anteriores, peça que eles avaliem a atuação da profissional, pergunte pontos fortes e fracos e questione se eles recomendariam a contratação. Por mais que um processo de seleção tenha ferramentas de avaliação e que uma candidata se saia bem na entrevista, algumas características podem ficar encobertas, por isso nunca deixe de pedir referências. Bons profissionais não estão assim tão a disposição no mercado, em outras palavras, quem é bom está trabalhando. Por isso que “peneirar” o máximo possível é muito importante.

Combine os detalhes da prestação de serviço

Qualquer contratação deve ser seguida de uma franca e objetiva conversa sobre o que se espera daquele profissional. No caso das secretárias isso não é diferente. Antes de começar o trabalho, o contratante deve deixar claro o que se espera da atuação da profissional. É importante, por exemplo, expor que ter proatividade, iniciativa, ética, postura profissional, simpatia, aparência condizente com o cargo, organização e pontualidade são características inerentes ao cargo. Faça uma lista de tarefas por escrito e pergunte se ficou alguma dúvida. Acorde tudo antes para que a profissional não tenha dúvidas sobre o serviço que deve entregar. E para você, que características são essenciais em uma secretária? Compartilhe suas experiências e impressões conosco! Para outras dicas para sua clínica, não deixe de acompanhar nossa página!

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2010-2021. Portal da Biomedicina Estética.
logo biomedicina estética