Analisar a pele, a área a ser tratada e saber os desejos do cliente são pontos muito importantes antes de decidir qual tratamento realizar, mas não é só isso. Há um procedimento básico chamado de anamnese que deve ser o primeiro a ser feito. É nele que você irá descobrir se a pessoa tem alguma doença que possa interferir no tratamento, se ela tem alergia a algum dos componentes, se ela já realizou algum procedimento semelhante, entre outros itens que são essenciais para o sucesso do seu trabalho. Você sabe como fazer uma boa anamnese?

Para que serve ficha de anamnese na estética?

A anamnese nada mais é do que uma entrevista feita para que o profissional conheça o cliente. Por isso, deve ser o primeiro procedimento feito na clínica de estética. É através dela que você diagnosticará o quadro apresentado e poderá indicar o tratamento mais correto para as necessidades individuais. Como todos os procedimentos realizados dentro de uma clínica, a anamnese também em técnicas e passos para ser aplicada, visando sempre obter um diagnóstico seguro e um tratamento correto.

Apenas após a realização desse procedimento é que a avaliação da pele e da região a ser tratada deve ser feita. É por este motivo que a venda de pacotes em sites de compra coletiva é um procedimento que não é aceito pela maioria dos profissionais. Afinal, o cliente compra o pacote e vai à clinica fazer o procedimento, mas ele não sabe se é realmente essa técnica que ele pode e deve receber. Faltou a anamnese, que deveria ter sido feita antes de qualquer decisão ser tomada.

Assim, muitas vezes, ao comprar um procedimento estético em sites de compra coletiva a pessoa pode estar colocando a sua saúde em risco. Cabe ao profissional da área evitar tal prática, para garantir a saúde e integridade de quem acredita em seu trabalho.

Itens que devem conter na anamnese

É ao fazer esse procedimento que você vai descobrir se o cliente está fazendo algum acompanhamento ou tratamento médico, se ele costuma usar de cosméticos e quais, se ele se expõe ao sol, se possui alguma doença, alergia, restrições, entre outros. Por isso, a ficha padrão de anamnese deve ser completa.

Ela deve começar com os dados pessoais como nome, sexo, idade e forma de contato. Depois disso, deve ter um local para colocar as queixas do cliente e os motivos que o levaram até a sua clínica de estética.

Coloque um local para anotar tratamentos estéticos que ele tenha feito e há quanto tempo realizou.  Depois anote os cosméticos que ele faz uso e com qual frequência, inclusive se usa ou não filtro solar.

Coloque em sua ficha perguntas como uso de lente de contato, que deve ser tirada em alguns procedimentos; tabagismo, que requer cuidados especiais com a pele; ingestão de bebidas alcoólicas, que desidrata a pele; funcionamento do intestino, que também influencia na qualidade e hidratação dérmica; qualidade do sono; se bebe bastante água; alimentação; atividade física; algum tipo de reposição hormonal, entre outros pontos que se façam necessários, variando de acordo com o tratamento oferecido por você.

Uma anamnese bem feita garante o sucesso do seu trabalho. Você se preocupa com isso no seu dia a dia? Comente! 

Deixe aqui seu Comentário

Login com:

Loading Facebook Comments ...

1 COMENTÁRIO

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor insira seu comentário aqui!
Please enter your name here