Emagrecimento Saudável é tendência na Biomedicina Estética
O tema que foi abordado no 3° Ciclo de Palestras do Nepuga/FAPUGA está ganhando cada vez mais relevância entre os profissionais da Biomedicina Estética. Na abertura do evento, a Dra. Ana Carolina Puga ministrou uma palestra sobre o emagrecimento saudável na Saúde Estética.
A mãe da Biomedicina Estética ressaltou que apesar de ser referência em tratamentos faciais e de metodologias para harmonização facial, ela gosta e atua muito na área da estética corporal, e recomenda que os profissionais devem invistam nessa área que, além de estar crescendo, também enriquece o leque de atendimentos de uma clínica estética.
Usando seu exemplo pessoal, ela conta sobre seu processo de emagrecimento: “Com o passar do tempo eu percebi que não estava apenas emagrecendo pela estética, mas minha saúde melhorou muito, meu sono, minha disposição e minha autoestima”.
O emagrecimento saudável na Biomedicina Estética
O emagrecimento saudável é um fator para garantir a saúde como um todo. Diferente dos métodos drásticos de emagrecimento, onde não há uma readaptação do organismo, o emagrecimento saudável visa a manutenção do peso ideal a longo prazo.
A chave desse processo é o equilíbrio! É preciso aliar alimentação adequada com atividades físicas, um sono recuperativo e até mesmo com o gerenciamento do estresse.No entanto, quando o emagrecimento saudável é aliado a Biomedicina Estética os resultados são potencializados.
A Dra. Ana Carolina Puga explica que para que o profissional tenha bons resultados, não basta apenas aplicar os procedimentos corretamente, é preciso levar em consideração os fatores metabólicos, mas também emocionais. “Quando a gente fala de emagrecimento falamos de autoestima, e o que é autoestima pra mim pode não ser pra você ou pro seu paciente”, afirma ela.
Durante sua palestra, a especialista falou principalmente sobre a importância do atendimento humanizado a pacientes que buscam programas de emagrecimento saudável na estética. “Vamos honrar a nossa titulação de profissionais da Biomedicina Estética” completa a Dra.
Uma tendência para o ano de 2022
A mãe da Biomedicina Estética, alertou sobre os perigos da obesidade, principalmente entre as crianças e citou diversas doenças relacionadas ao excesso de peso. “O emagrecimento saudável não é sobre padrões de beleza, mas sobre um condicionamento físico saudável pro corpo se manter funcionando bem”.
Assim, a Dra. explicou que com a pandemia o sobrepeso na população teve um aumento significativo. Com academias fechadas, ansiedade e estresse pelo confinamento, muitas pessoas engordaram, e com o novo normal se estabelecendo, muitos decidiram ir em busca do peso ideal.
No mercado da estética, os procedimentos corporais estão em alta, e a tendência é que a procura cresça cada vez mais. Por isso, os profissionais que desejam se destacar, devem começar a aperfeiçoar seus atendimentos.
“Para ter resultados diferenciados na estética corporal, o profissional deve se preocupar primeiramente com a saúde metabólica do paciente”, explica a Dra. Ana Carolina Puga. Nesse sentido, a especialista pontuou a melhor maneira de realizar a avaliação do paciente para esse tipo de procedimento:
- Anamnese clínica
- Questionário de qualidade de vida
- Avaliação física – exames biofísicos
- Exames laboratoriais
Aos profissionais que ainda tinham dúvida se a estética corporal é um bom nicho de atuação, a Dra. ressalta: “Muitos profissionais optam por não realizar estética corporal porque o esforço depende muito do paciente também, afinal o processo de emagrecimento depende dos procedimentos, mas também da força de vontade do paciente. Mas quem sabe trabalhar com estética corporal trabalha muito bem, e tem pacientes fidelizados para a vida toda, vale a pena investir”.
Deixe um comentário