Texto aprovado pela ANVISA que consagra a Acupuntura às classes da Saúde, serve de inspiração no futuro da Saúde Estética em  todo Brasil.

acupuntura crefito2

Texto aprovado pela ANVISA que consagra a Acupuntura às classes da Saúde, serve de inspiração no futuro da Saúde Estética em todo Brasil.

acupuntura-alivia-colica

A notícia para as profissões da área da Saúde que atuam com a Acupuntura é que no dia 12 de dezembro de 2012, o Conselho Nacional da Saúde (CNS), passou a considerar a Acupuntura como prática multiprofissional no Brasil, retirando toda e qualquer exclusividade do ato à classe médica nos planos de Saúde (ANS).

O texto aprovado pela CNS passa a considerar fisioterapeutas, fonoaudiólogos, cirurgiões dentistas, enfermeiros, farmacêuticos, psicólogos e nutricionistas, devidamente registrados pelos seus respectivos Conselhos Federais, no quadro de profissionais credenciados pelas empresas de planos e seguros para prestação de serviços como acupunturistas.

Multiprofissionalismo é atribuição dos Conselhos de Classes da Saúde

No entanto, o texto vai de encontro com algumas determinações vigentes, em que cita os Nutricionistas como Acupunturistas. Todos sabem, porém, que o CFN não reconhece essa especialidade para seus profissionais, configurando em infração ética.

O esquecimento dos Biomédicos nesse texto deve-se ao fato de o documento ter sido redigido por representantes da Fisioterapia, cuja a Biomedicina não foi atingida pela decisão judicial de Abril/12 que privilegiava somente a classe médica, em nada prejudica os direitos de atuação dos acupunturistas biomédicos.

Classes da Saúde podem trabalhar com Acupuntura e Estética

As classes da saúde unidas dão uma resposta àqueles que buscam monopolizar áreas de conhecimento visando primordialmente o ganho monetário, acima dos interesses sociais da população. Isso acaba de uma vez por todas com o interesse privativo e individualista da classe médica sob a Acupuntura.

Atualmente, no setor da Saúde Estética a dermatologia espalha uma torrente de informações errôneas, incompletas ou desencontradas em diversos veículos de comunicação, a fim de aumentar a preocupação da população ao buscar tratamentos Estéticos com profissionais de outras áreas habilitados à prática.

Apenas 03 (três) classes da Saúde possuem a estética como âmbito de atuação e competência profissional reconhecidas pelos seus respectivos Conselhos Federais: a Biomedicina pela Biomedicina Estética, a Fisioterapia pela Dermato-Funcional e a Odontologia pela Odontologia Estética.

Saúde Estética para as profissões regulamentadas

Até o presente momento, não se sabe qual é a Resolução da Medicina que reconhece a Dermatologia como área de atuação na estética, a não ser os tratamentos de doenças de pele e correlatas como único campo de interesse e atuação da especialidade médica em questão.

Há uma tentativa de induzir a população a acreditar que estaria sendo atendida por profissionais desqualificados caso se submetesse ao tratamento com profissionais de outras áreas da Saúde que não fosse médico dermatologista, o que se trata de uma grande inverdade.

Assim como na Acupuntura, a atuação multiprofissional ocorre na Saúde Estética.

Fica o alerta à população brasileira que Acupuntura e Estética são práticas permitidas aos profissionais biomédicos.

Adaptação: Site

Deixe aqui seu Comentário

Login com:

Loading Facebook Comments ...

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor insira seu comentário aqui!
Please enter your name here

Somos apaixonados pelo que fazemos e fazemos tudo por amor. Nosso compromisso é apenas com a verdade e com o que acreditamos e defendemos – a biomedicina estética é legítima, um direito do biomédico, do biomédico esteta, do graduando em biomedicina e, principalmente, de toda a sociedade beneficiada com as informações aqui divulgadas e como caminho de beleza e elevação da auto-estima.

Deixe aqui seu Comentário

Login com: