Nestes últimos meses, uma série de reportagens revela sobre a suspeita de uma quadrilha formada por médicos oferecendo toxina botulínica a preços tão baratos que até mesmo sugerem o comprometimento com a eficiência do medicamento. 

Os estados do Brasil aonde a Polícia Federal já identificou a distribuição desta droga irregular são: Pernambuco, Paraíba, São Paulo, Minas Gerais, Sergipe, Alagoas, Rio Grande do Norte e Piauí.

Fonte: Polícia Federal e Folha.com.

Tal reportagem chama a atenção pelo fato da autoridade pública separar a utilização da toxina botulínica para fins estéticos e demais finalidades.

Tal matéria revela sobre a formação da “máfia do botox”.

A utilização da toxina botulínica para fins estéticos pelo biomédico esteta é apoiada e reconhecida pelo CFBM desde 2011. 

A Biomedicina Estética atualmente é a especialidade da saúde relacionada à estética que mais cresce no Brasil. 

A Sociedade Brasileira de Biomedicina Estética (SBBME) parabeniza a operação Narke e condena a participação de médicos envolvidos com este tipo de escândalo. 

Ainda, o alerta está dado a população brasileira: 

“Os Conselhos de Medicina não reconhecem os médicos que efetuam procedimentos de fins estéticos. Portanto, cuidado com os médicos que infringem seu código de ética mercantilizando a medicina e colocando em risco a saúde de milhares de pessoas simplesmente por ganância”.

É importantíssimo que o biomédico fique atento às marcas de toxina botulínica com registro na ANVISA. Há quase que um oligopólio, formado por poucas marcas no mercado, uma ou duas detém quase 70% do mercado, sendo estas apenas as que estão em dia com os registros e regulamentações, algumas delas são:

–       Botox®

–       Botulift®

–       Dysport®

–       Prosigne®

–       Xeomin®

O biomédico esteta que zela pela sua atuação, está também zelando pela atuação de toda a classe.

Não podemos nos deixar seduzir por recursos com preços baixos e duvidosos. Pois como é possível sustentar qualidade, pesquisa e desenvolvimento com preços tão baixos?

Conheça algumas razões para não se deixar levar por preço baixo:

  • Toxina falsificada
  • Toxina contrabandeada e ilegal
  • Má conservação da toxina
  • Tipo de toxina/marca caindo em desuso
  • Toxina próxima ao prazo de vencimento

Este é um caso clássico de ambição, onde profissionais se expõem ao risco de adquirr um produto mais “barato” para garantir altos lucros.

Um vidro de toxina botulínica a R$ 800,00 pode proporcionar ao profissional um retorno médio acima do visto com as Toxinas Botulínicas Legais.

Esta alta lucratividade atrai os profissionais que se deixam levar pela ganância de pagar menos e ganhar mais em curto prazo. O natural é o barato sair caro.

É como os mais experientes dizem:

“O breve e doce sabor do baixo preço, não compensa o eterno e amargo dissabor de um engano”.

Maiores detalhes sobre este assunto, visite também:

BLOG – Dra. Ana Carolina Puga – Em Defesa da Valorização dos Biomédicos e da Biomedicina Estética.

Dra. Ana Carolina Puga – CRBM: 5589

Presidente da Sociedade Brasileira de Biomedicina Estética – SBBME

Curso de Botox Toxina Botulínica e Preenchimento

 

3 COMENTÁRIOS

    • Giovana recomendamos o Prosign é incrivelmente superior às demais marcas, inclusive é bem melhor e mais duradoura que as mais famosas!

  1. Bom dia Ana Carolina. Sou dermatologista especialista pela SBD. Atualmente os biomedicos tem autorização de seus próprios conselhos para realizar aplicação de toxina botulinica, realmente. Particularmente a mim não afeta pois cabe ao paciente escolher o melhor para si. Estando aptos a resolver qualquer complicação sou favorável. Todo médico está apto a realizar os procedimentos, apenas a especialidade Medicina Estética não é reconhecida. A medicina vai muito além da estética. Pode tratar inclusive complicações oriundas destes procedimentos. Então, cara Ana Carolina. Quanto aos profissionais envolvidos nesse escândalo, não são somente médicos. Além disso, mau caráter e ganancia existem em qualquer classe profissional.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor insira seu comentário aqui!
Please enter your name here

Loading Facebook Comments ...
Somos apaixonados pelo que fazemos e fazemos tudo por amor. Nosso compromisso é apenas com a verdade e com o que acreditamos e defendemos – a biomedicina estética é legítima, um direito do biomédico, do biomédico esteta, do graduando em biomedicina e, principalmente, de toda a sociedade beneficiada com as informações aqui divulgadas e como caminho de beleza e elevação da auto-estima.