peimnepuga

 

Sofrer por telangectasias, popularmente chamadas de vasinhos, deve-se perguntar como acabar com o problema e porque ele ocorre em algumas pessoas e em outras não.

Uma das soluções apresentadas para eliminar o problema é o PEIM -Procedimento Estético Injetável de Microvasos. Esta é uma técnica muito usada para eliminar ou diminuir os microvasos, geralmente de 1 a 2 mm.

O Biomédico especialista em estética injeta com uma agulha, bem fina, uma substância a base de glicose, no interior dos microvasos, melhorando o aspecto indesejável, geralmente localizado nas pernas.

063A biomédica esteta Drª Ana Carolina Puga, explica que apesar dos pacientes buscarem em seu consultório um tratamento estético para o problema, ela sempre está atenta a uma análise crítica para observar se o problema realmente é só estético ou possui algo relacionado à problemas circulatórios. “Sempre observo se o paciente apresenta sintomas, que devem ser investigados como edemas, formigamentos, câimbras ou dores. Caso ele venha a desenvolver estes indícios, sempre oriento que procure um angiologista”, diz.

 Como são feitas as sessões

O procedimento para microvarizes realizado com a escleroterapia com glicose é um pouco seringadolorido, devido às picadas da agulha. “Quando o líquido é inserido no vaso, o paciente sente uma queimação no local da aplicação. Não é nada insuportável, apenas um incômodo”, esclarece Drª Ana.

Por utilizar um líquido natural, a escleroterapia com glicose é muito indicada, já que não causa reações alérgicas na pele nem proporciona  risco de choque anafilático ou úlceras isquêmicas. O método deve ser realizado por um biomédico esteta, devidamente preparado para tal.

Cuidados depois do procedimento

  • O paciente deve estar atento e preparar-se para o procedimento antes e depois. Um dia antes de realizar a escleroterapia, não pode fazer depilação nem aplicar cremes nas pernas.
  • Evitar a exposição ao sol por uns 15 dias depois do tratamento.
  • Recomenda-se o uso de meia com compressão elástica durante o dia, durante semanas.

Prevenção

Biomédicos especialistas alertam que, apesar do tratamento de escleroterapia com glicose ser eficaz, novas varizes podem aparecer. “Mesmo depois do procedimento, onde as varizes desaparecem, é importante que o paciente mantenha  manter hábitos saudáveis e pratique exercícios”, revela. Confira algumas dicas para prevenção :

  • Evite excesso de peso;
  • Evite o uso de salto alto todos os dias;
  • Não permaneça o dia inteiro na mesma posição;
  • Sempre que possível, deite-se com as pernas elevadas, para favorecer a circulação nas pernas;
  • Evite fumar

^1F02179F11D5FD053964B7A0EADA50B88EC4C4591B28DEE169^pimgpsh_fullsize_distr

Loading Facebook Comments ...

21 COMENTÁRIOS

  1. Como são feitas as sessões

    “O procedimento para microvarizes realizado com a escleroterapia com glicose é um pouco dolorido, devido às picadas da agulha.”

    (trecho retirado da própria matéria)

    E em resposta a leitora Biaca Melo diz que Biomédico não faz escleroterapia.

    Confuso isso…

  2. Boa noite,faz 25 dias que retirei as varizes,tomei até a raquianestesia, não tirei a safena, só as varizes mesmo, só que observei hj, que apareceram mais vasinhos que antes, é normal?

    • Boa noite Daiani. Nós não esclarecemos esse tipo de dúvidas via website. Recomendamos que procure um profissional da saúde, de preferência um biomédico esteta pois ele saberá lhe dizer se é um caso de procedimento estético ou algo que deva ser encaminhado para uma unidade de saúde.

    • Eu tb senti formigamento, mas foi no braço esquerdo e ele ficou completamente adormecido, eu não sentia ele… Foi durante a escleroterapia. Deitei e me senti melhor depois, mas desde o dia 05/02/18 que foi o dia da aplicação, sinto mal-estar como enjoo, sensação de formigamento no pé e braço esquerdo, justamente o lado da perna que foi aplicado mais líquido na sessão. Isso pode ser um choque anafilatico ao medicamneto usado? Já fiz outras três sessões e não aconteceu isso. Obrigada.

      • Prezada Bianca, até onde sabemos biomédico não faz escleroterapia. Biomédico esteta realiza procedimentos de Microvasos PEIM com glicose somente em vasinhos superficiais e de calibre mínimo. Recomendamos que retorne ao local onde você atendida e procure pelo profissional que lhe atendeu.

  3. Fiz há dois dias atrás aplicações para secagem de vasos numa clínica médica que me dirigiu a uma fisioterapeuta derma..disseram que ela era habilitada, porém tive muita dor nas aplicações, sangrou bastante durante, inchaço, dores após , minhas pernas esquentaram e hoje fui no hospital e ele receitou minisulida e pediu dopler e ultra-som , gostaria de saber se essa fisio poderia mesmo exercer esse procedimento de secagem ou só o vascular mesmo.

    • Olá Marlene, tudo bem? A fisioterapeuta pode realizar esse procedimento, desde que esteja capacitada para tal, ou seja, tenha realizado especializações na área e atue sob a supervisão de um RT (Responsável Técnico). Esse tipo de complicação é muito raro de acontecer. Diversos fatores podem ter ocasionado essa reação, desde possíveis erros no momento da aplicação até a alergia do produto injetado.

  4. Bom dia, fiz o procedimento e percebi que logo apos uma semana apareceram novos microvazos próximos aos que eu já tinha, que não desapareceram, apenas ficaram mais claros, ha alguma relação do procedimento com a aparição destes novos microvasos?

    • Olá Meire, tudo bem? Novos vasinhos podem aparecer, como a Dra. Ana Carolina alertou no artigo é preciso tomar alguns cuidados afim de evitar que eles apareçam. O procedimento de microvasos é muito eficaz para a secagem de vasinhos já existentes, mas não tem o poder de evitar a aparição de novos.

    • Prezada Simone, somos apenas um portal de informações gerais e não podemos e nem temos condições reais de lhe recomendar ou prescrever o que fazer. Diante disso sugerimos que você procure o profissional/estabelecimento que lhe fizeram tais aplicações para que ele mesmo lhe oriente.

  5. Boa tarde. Sou estudante de pós graduação em esteta, estou com algumas dúvidas sobre meu tcc, eu quero falar sobre PEIM tenho que passar o tema,problema de pesquisa e os objetivos geral e específicos não sei por onde começar. Você pode me ajudar? Obrigado aguardo resposta.

  6. Tenho muitas microvarizes e fiz várias aplicações. Gastei muito e não vi efeito algum. Gostaria de saber de um tratamento que valesse a pena realmente.

    • Se o seu caso for microvarizes e não microvasos, procure no seu plano de saúde privado ou público um Cirurgiao vascular ou outro profissional recomendado pela instituição de saúde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here