Biomedicina Estética

Conceito A Biomedicina Estética é uma possível e nova área na biomedicina que, sob a comprovação científica dos métodos e técnicas utilizados, desenvolve e aplica os tratamentos para as disfunções estéticas corporais, faciais e envelhecimento fisiológico relacionados à derme e seus anexos, tecido adiposo e metabolismo. A Biomedicina Estética cuida da saúde, bem-estar e beleza […]

Conceito

A Biomedicina Estética é uma possível e nova área na biomedicina que, sob a comprovação científica dos métodos e técnicas utilizados, desenvolve e aplica os tratamentos para as disfunções estéticas corporais, faciais e envelhecimento fisiológico relacionados à derme e seus anexos, tecido adiposo e metabolismo. A Biomedicina Estética cuida da saúde, bem-estar e beleza do paciente, levando os melhores recursos da saúde relacionados ao seu amplo conhecimento para o tratamento e recuperação dos tecidos e do organismo como um todo.

Saúde Estética

Para os índios do Novo Mundo, estar saudável era estar em harmonia com a natureza. Os chineses antigos acreditavam que saúde era o reflexo de uma força chamada “QI” (Edelman 1986). Em contraste, a medicina ocidental aborda saúde analisando seus componentes, ao invés da análise da interconexão entre eles. Essa abordagem tem sido defendida através dos tempos, o que levou ao foco primário de doença e incapacidade. Só recentemente esta postura médica começou a mudar para uma visão mais holística. Há algumas décadas, em 1946, a OMS introduziu uma dimensão mais positiva de saúde em sua definição: “saúde é um estado de completo bem estar físico, mental e social e não somente a ausência de doença ou enfermidade”.

Saúde foi universalmente conceituada e aceita sendo o completo estado de bem estar físico mental e social do ser humano. E dentro desse conceito, sabendo que o biomédico é um profissional a serviço da saúde, torna-se um dever da biomedicina e dos biomédicos assumir a responsabilidade com a saúde, e atualmente, atuando na área da Saúde Estética sob o manto cientifico, ético e legal que norteiam seu exercício.

A Saúde Estética tem como principal objetivo levar saúde aos indivíduos através da beleza, assim sendo, um meio de melhorar suas condições de bem-estar físico, mental e social, proporcionando a prevenção de doenças, o rejuvenescimento fisiológico, melhora da auto-estima e hábitos de vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2010-. Portal da Biomedicina Estética.
logo biomedicina estética