Clínicas estéticas: estabelecimentos utilizam automatização para melhorar seu gerenciamento

A tecnologia está em constante evolução e mudando cada dia mais a interação entre as pessoas e, é claro, que não seria diferente com relação aos clientes. A chegada da pandemia, em 2019, agilizou isso e fez com que as clínicas de estética aumentassem a procura por softwares de gestão.  Desse modo, os clientes que […]
Clínicas estéticas

A tecnologia está em constante evolução e mudando cada dia mais a interação entre as pessoas e, é claro, que não seria diferente com relação aos clientes. A chegada da pandemia, em 2019, agilizou isso e fez com que as clínicas de estética aumentassem a procura por softwares de gestão. 

Desse modo, os clientes que antes telefonavam ou compareciam presencialmente para agendar uma consulta agora usam aplicativos ou redes sociais. 

Vale ressaltar que isso tudo coincidiu com a transição da Lei Geral de Proteção de Dados que regulamentou o modo como as empresas deveriam proteger e armazenar as informações pessoais dos indivíduos cadastrados em seu banco de dados.

O mercado de softwares cresceu 30% durante a pandemia, como mostram os dados apresentados pelo think tank International Data Corporation (IDC) Brasil. As empresas e franquias do mercado estético foram as que mais sentiram os impactos positivos dessa transição.

Clínicas estéticas x Softwares de Gestão 

Com essa modernização, é possível afirmar que, atualmente, um bom software pode ser o maior diferencial entre o sucesso e o fracasso de uma empresa, visto que clínicas estéticas digitais vendem mais e, por isso, tem maior faturamento. 

Com o fechamento dos estabelecimentos e o isolamento social, o esperado é que o cenário seria de retração, baixo crescimento e alta nos cancelamentos. Contudo, clínicas estéticas que adotaram o método mostraram continuidade de crescimento mesmo durante a pandemia e que os primeiros meses foram os que mais sofreram com os impactos negativos, mas logo se recuperaram. 

A necessidade de ter uma Inteligência Artificial

Não se engane achando que a automação é algo do futuro ou que apenas empresas grandes podem ter acesso a essa tecnologia. Esse tipo de pensamento é o que vai te fazer perder dinheiro e – obviamente – isso é algo que não queremos. 

Esses novos softwares são uma ferramenta digital utilizada para auxiliar no gerenciamento das tarefas do dia-a-dia. Além disso, assim como as redes sociais, eles possuem uma interface bastante amigável e, se forem bem utilizados, podem poupar não só o seu tempo como também o da sua equipe de modo que vocês possam focar no que realmente importa: os procedimentos estéticos. 

Os softwares foram criados com a finalidade de entender e atender as necessidades de cada empresa para que isso potencialize a produtividade, a satisfação dos clientes, a otimização dos agendamentos, a organização de dados e financeira, reduzir gastos e aumentar a lucratividade. 

Como essa integração de atividades e serviços facilita o acesso aos dados e auxiliam o gestor a tomar decisões que sejam mais assertivas e benéficas ao seu estabelecimento. 

Preparando sua clínica para receber um software

Obviamente a implantação de um software em sua clínica requer que você esteja aberto às mudanças. Por isso, o maior segredo para ter sucesso nessa empreitada é querer se automatizar.

A migração das informações ocorre nos dias iniciais de uso e será necessário reservar um curto período para que tudo ocorra bem. É imprescindível que todos tenham comprometimento na hora de realizar os treinamentos remotos e que você se envolva em todo o processo de adaptação até que a equipe inteira esteja apta e treinada para aplicar os novos recursos em sua rotina. 

LGPD

A lei 13.709, de 2018, conhecida como  Lei Geral de Proteção de Dados, dispõe sobre o tratamento de dados pessoais, inclusive nos meios digitais, por pessoa física ou por pessoa jurídica, com o objetivo de proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade e o livre desenvolvimento da personalidade das pessoas. 

Ou seja, todas as informações que dizem respeito a inclusão, manutenção, uso e até mesmo a exclusão dos dados pela empresa devem ser bem claras e específicas para o cliente antes que ele forneça seus dados pessoais para uma empresa. 

Em relação às clínicas estéticas que automatizaram os seus serviços, o termo de aceitação do tratamento de dados pelo estabelecimento é oferecido pelos softwares de gestão, visto que eles também têm de garantir a segurança desses dados, pois, perante a legislação, são co-responsáveis por esse tratamento. 

Conta pra gente, você já pensou em aplicar algum software para melhorar o gerenciamento da sua clínica? 

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