As clínicas de estética representam um investimento em ascensão no mercado da beleza e estética no Brasil. A procura pelos serviços é muito grande, visto que hoje as pessoas buscam sempre ser a melhor versão de si mesmas e investem o que podem no seu bem-estar. Tratamentos como limpeza de pele, peeling, preenchimentos, massagens com aparelhos específicos e tratamentos estéticos avançados variados são alguns dos serviços que podem ser encontrados em uma clínica de estética. Profissionais especializados e qualificados das mais variadas especialidades ligados à beleza e à estética fazem parte do negócio, como biomédicos estetas, farmacêuticos estetas, enfermeiros estetas e dermatologistas, fisioterapeutas dermatofuncionais, nutricionistas estéticos, tecnólogos em estética, esteticistas e entre outros.

Como anda o mercado ao montar a Clínica de Estética

A maior vantagem de montar uma clínica de estética sob o ponto de vista de negócios é que estamos num dos mercados que mais cresce e não sofre com recessões ou crises econômicas.  Outra vantagem é você poder optar por abrir um negócio seu ou uma franquia de alguma clínica pois já existem diversas estabilizadas e em plena expansão no mercado. O empresário que optar por franquias receberá um apoio gerencial que inclui desde as instalações até o sistema de marketing. Tudo é padronizado para que a franquia se mantenha no nível de qualidade desejado. Quem opta por ter a própria clínica de estética terá de pensar em ter um plano de negócios para contemplar as estratégias de divulgação, de marketing e comercial.

Serviços e produtos que uma clínica de estética deve oferecer

Os serviços oferecidos por clínicas de estética são basicamente tratamentos estéticos faciais e corporais que devem atender pacientes saudáveis e aptos a receber os tratamentos que podem ser por meio de procedimentos manuais com uso de cremes e cosméticos como drenagem linfática, massagem, máscaras faciais e peelings superficiais. Procedimentos estéticos com equipamentos de ultrasom, radiofrequencia, eletroterapias são muito procurados e ofertados em clínicas de estética.

Procedimentos a laser são muito valorizados, tais como: depilação permanente, luz intensa pulsada, remoção de tatuagem e maquiagem definitiva, geralmente são aplicados por tecnólogas de estética.

Procedimentos invasivos injetáveis de não exclusividade médica como aplicação de botox, redução de gordura localizada com injeções de enzimas lipolíticas, aplicação de preenchimento faciais e labiais, lasers estéticos de alta potência (CO2 ou Erbium) e peelings de média profundidade. Os profissionais que podem atuar são: biomédicos estetas, cirurgiões dentistas, enfermeiros dermatologistas, farmacêuticos esteticistas, médicos dermatologistas e cirurgiões plásticos.

O negócio inclui técnicas modernas de estética que vêm obtendo resultados satisfatórios e que, por isso, a cada ano ganha mais credibilidade por parte dos pacientes.

Tenha um plano de negócios para projetar a sua clínica de estética

É muito importante que seja feito um bom Plano de Negócios. Caso você não tenha condições de investir numa assessoria administrativa por um Administrador de Empresas, você pode optar pelos serviços do Sebrae. Cuidado com modelos de planos de negócios online disponíveis na internet, pois nem tudo tem procedência fidedígna com a realidade de mercado. Muitos planos de negócios de estética baixável na internet são reproduções de planos para empresas de outros tipos, portes e segmentos. Com o material errado em mãos você poderá cometer sérios erros de impactos financeiros.

Público alvo ou clientes da clínica de estética

O público que procura os serviços de uma clínica de estética são na maioria mulheres, acima dos 25 anos de idade. São vaidosas e bem-sucedidas e buscam as vantagens de novas e modernas técnicas do setor de estética e beleza para se manterem sempre bonitas. Os homens também estão cada vez mais procurando a estética. Estética a cada dia vem ganhando o significado de saúde, bem-estar e envelhecimento saudável, e não somente beleza. A localização e a acessibilidade da sua clínica são fatores fundamentais para que mais e mais clientes cheguem até você.

Quais são os profissionais que prestam os serviços nas clínicas de estética

As técnicas e tecnólogas em estética tradicionalmente são as profissionais que podem prestar serviços em centros de estética que independem de responsabilidade técnica de um profissional da saúde.

Profissionais da saúde não médicos vêm a cada dia ganhando espaço nesse mercado. Tais profissionais vem se destacando pela realização de procedimentos estéticos invasivos não-cirúrgicos que não atingem órgãos internos, que são considerados de risco mínimo e controlados.

Um profissional graduado na área da saúde, especializado em pós-graduação reconhecida pelo MEC e habilitado pelo seu respectivo Conselho de Classe, para que assim, tal profissional da saúde possa responder sobre os procedimentos injetáveis e perfurocortantes, tais como: aplicação de botox, aplicação de preenchimentos faciais e labiais, aplicação de enzimas emagrecedoras, lasers e peelings de média potência que só podem ser feitos por biomédicos, enfermeiros, farmacêuticos ou médicos especialistas em pele e metabolismo.

Estas classes são as únicas autorizadas por meio de Resoluções e Pareces específicos dos seus respectivos Conselhos de Classe. 

Quais são os profissionais administrativos que cuidam para que a clínica de estética tenha sucesso

Ao montar uma clínica de estética é o quadro de funcionários administrativos, ou seja, recepcionistas, avaliadores/vendedores de pacotes estéticos, serviços de limpeza e um gestor administrativo. Logicamente não é necessário ter uma pessoa contratada para cada cargo ou função.

Um dos segredos do sucesso de uma clínica de estética, rede de clínicas e ou franquias é ter um excelente avaliador com qualidades de vendedor. Nenhum negócio vive apenas de excelência técnica-clínica. Todo negócio vive de vender. É necessário ter alguém que consiga convencer o cliente de comprar o pacote estético ou tratamento estético. Nem sempre o “doutor” tem um ótimo desempenho em fechamento e negociação. O próprio cliente fica encabulado de negociar preço com o profissional quem lhe irá aplicar os tratamentos estéticos. É imprescindível que haja no mínimo um profissional com habilidades administrativas-comerciais para fazer a roda girar na sua empresa.

O ideal é você ter o mínimo de pessoal trabalhando nessas posições de maneira versátil até que você obtenha volume suficiente de atendimentos mensais na agenda para justificar um aumento na equipe. Lembre-se que os funcionários devem estar envolvidos e conscientes do que devem desempenhar suas atividades da melhor forma possível para assegurar a qualidade geral de todo o processo de atendimento e entrega do serviço estético. Funcionários administrativos e clínicos devem trabalhar alinhados.

Diferença entre Clínicas de Estética e Centros de Estética

Centros de estética não precisam de responsável técnico, basta ter à frente um profissional tecnólogo ou técnico em estética para assumir a realização dos procedimentos estéticos. Leia também o artigo: Projeto que regulamenta funcionamento de centros de estética é aprovado em segundo turno

A diferença entre clínicas de estética e centros de estética é que a clínica deve ter um profissional da saúde como Responsável Técnico (RT) e com sua habilitação emitida por algum dos Conselhos de Classes (CRBM, COREN, CRF e CRM). As clínicas de estética que recebem licença para realizar procedimentos como aplicação de injeções e/ou outras intervenções perfurocortantes só podem funcionar com Responsáveis Técnicos especialistas e habilitados.

O que manda a Lei ao montar uma clínica de estética

Antes de investir ao montar uma clínica de estética, o primeiro passo é estar atento às exigências da legislação. São diversas as leis e regulamentações que o empreendedor deve conhecer sobre o enquadramento do estabelecimento, regras de vigilância sanitária, legislações do código de defesa do consumidor e infraestrutura e regulamentações de exercício profissional.

A parte burocrática para abrir uma clínica de estética envolve relatar, na hora do registro, as atividades principais que constituem o foco da empresa. Contratar a assessoria de um contador é o primeiro passo para a abertura de uma clínica de estética. Recomendamos a leitura adicional do seguinte artigo: Como enquadrar sua clínica estética

Outro cuidado muito importante ao ser tomado é quanto às normas da Vigilância Sanitária Municipal, que fiscaliza tudo que põe em risco à vida dos pacientes, como também se existem no local ambientes com potencial infeccioso. Portanto, os proprietários devem estar sempre atentos e informados quanto às normas da ANVISA no que se refere ao funcionamento de uma clínica de estética, como por exemplo, a RDC 50 em caso de haver procedimentos estéticos com o uso de injeções. O local deverá preencher algumas exigências para esse tipo de negócio, como altura mínima de 2 metros entre as divisórias, paredes claras e lisas, assim como o chão e lavatórios e banheiros femininos e masculinos independentes. As dependências devem ser separadas para tratamentos femininos e masculinos. Cada sala de atendimento não pode possuir menos do que 10 m².

Qual o investimento para a abertura da clínica de estética

O investimento inicial vai depender do porte do negócio que deseja montar e o retorno pode começar a chegar a partir 3 meses à dois anos de faturamento.

Se organize, estude sobre o assunto e só coloque seus planos em ação quando estiver tudo sob controle e já possua um bom capital para o investimento inicial.

Pegue dicas de como gerenciar as finanças de sua clínica de estética neste artigo.

Considerações finais

Se quiser saber mais sobre como se preparar para entrar no negócio de estética, sabendo realizar todos os procedimentos estéticos mais rentáveis acesse o site do Nepuga Pós-Graduação e Cursos e siga o caminho de quem é referência e que está vencendo na vida!

Pós Graduação de Biomedicina Estética

Loading Facebook Comments ...

54 COMENTÁRIOS

  1. bom dia não temos nenhum curso na area de estetica , porem queremos investir em uma clinica de estetica , claro vamos contratar pessoas capacitadas para isso , agora vai a pergunta , podemos abrir e posteriormente contratar os funcionarios capacitados . aguardo o retorno . obrigado

    • Tudo bem? Sim! Vocês podem sim abrir uma clínica de estética. Vocês além de proprietários, serão considerados como RESPONSÁVEIS ADMINISTRATIVOS. Caso precisem de Biomédicos Estetas para realizar injetáveis, procurem o Nepuga.edu.br para indicar!

  2. Bom dia, sou enfermeira e estou fazendo pós em estética e acupuntura. Gostaria de saber se posso montar um centro de estética e eu mesma fazer os procedimentos?

    • Logicamente sim. Existem 2 leis em vigor. Uma não anulou a outra.

      LEI Nº 13.352, DE 27 DE OUTUBRO DE 2016
      LEI Nº 13.643, DE 3 DE ABRIL DE 2018

      A de outubro/16 permite qualquer pessoa abrir clínica de estética. Clínica de estética sendo contabilmente aberta como CENTRO DE ESTÉTICA a priori não precisa de RT.

      Procure o seu contador de confiança.

  3. Boa tarde
    Tenho uma clinica de estetica com cnae:96.02-5.02 e preciso pedir vigilância sanitaria porem o profissional que vai fazer os procedimentos é uma fisioterapeuta em umas das perguntas do sistema SIL

    1 – CNAE: 9602-5/02 – Haverá a prestação de serviços com procedimentos de estética que faça uso de equipamentos que possam ser operados por profissional não médico?
    COMO DEVO RESPONDER

  4. Olá, sou enfermeira e gostaria de saber se caso fizesse a pós graduação em estética convencional para profissionais da saúde se posso abrir a minha própria clínica? Iria precisar de biomédico esteta??

  5. Olá , boa tarde. mais uma duvida sou enfermeira e gostaria de fazer o curso de PEIM pelo nepuga em fevereiro de 2018. somente com o curso de PEIM , sem terminar a especialização eu poderei atuar com procedimento?

    • Olá Divina, tudo bem? O curso de PEIM irá te capacitar sim, você poderá realizar esse procedimento após a conclusão do curso, desde que, sob supervisão de um RT (Responsável Técnico).

  6. Olá Divina, tudo bem? Vamos responder as suas dúvidas por partes, ok? Primeiro parabéns pela escolha, o Nepuga é uma excelente instituição, e a pós-graduação irá te proporcionar um conhecimento completo sobre diversos procedimentos estéticos. Com relação ao investimento necessário para abertura de clínica de estética, isso é muito relativo, depende de quais procedimentos você pretende oferecer, o interessante é começar com poucos e conforme for ganhando clientes ir aumentando o rol de serviços. Sobre a atuação com a toxina botulínica, o enfermeiro esteta está capacitado para administrar essa substância sim. A responsabilidade técnica (RT), ainda não está disponível para o enfermeiro, mas você pode abrir a sua clínica sob a responsabilidade de um biomédico ou farmacêutico estetas, inclusive durante a pós-graduação você irá conhecer vários profissionais de outras áreas, isso abre a possibilidade de parcerias. Espero ter conseguido esclarecer as suas dúvidas!

  7. Estou com muito desejo em me matricular na pós graduação do Nepuga em Enfermagem estética que inicia em 2018. Porém tenho bastante receio pois antes de fazer esse investimento e mergulhar de cara nisso, preciso saber se no cenário econômico atual quanto uma enfermeira (sozinha) tem que investir para abrir uma clínica de porte pequeno. Preciso saber disso pois considero que só a pós não é suficiente. Preciso saber de verdade onde estaria pisando e se sou capaz de abraçar isso sem me complicar. Para depois eu não fazer um investimento em uma pós que ficarei apenas com o diploma na mão. Outra dúvida é em relação a administração da toxina botulinica pelo enfermeiro esteta, li a resolução que o nosso conselho divulgou recentemente, mas não ficou muito claro se podemos administrar essa substância e nem se podemos ser responsável técnico por uma clínica. Caso possam esclarecer essas dúvidas.

    • Olá Celso, tudo bem? Nutricionistas até o presente momento não podem ser responsáveis por clínicas de estética, mas podem atuar com procedimentos invasivos, desde que devidamente capacitados para tal, sob a supervisão de um RT, como o biomédico esteta, por exemplo, que tenha habilitação junto ao Conselho Federal de Biomedicina (CFBM).

  8. Boa Noite. Meu nome é Alice, conclui esse ano a pós graduação em Biomedicina Estetica pelo Nepuga e desejo abrir um consultório… sala… centro de estética ( eis minha dúvida, o que devo abrir?).Trabalho em uma empresa privada e paralelamente atendo em uma pequena sala em outra cidade porém, gostaria de fazer esse segundo atendimento em algo que seja meu, que carregue meu nome. Podem me ajudar? Como devo proceder?
    Me disseram para abrir Mei ( mas não achei na lista de ocupações algo que encaixasse com minhas atribuições)

    Desde já, agradeço.

    • Olá Dr. Renato, tudo bem? Em nosso blog postamos várias matérias informativas sobre a abertura de clínicas. Para informações mais detalhadas recomendamos que o senhor consulte um contador, ele irá auxiliá-lo a abrir e regularizar a sua clínica.

    • Olá Leticia, tudo bem? Você como biomédica esteta é habilitada para realizar procedimentos injetáveis, se a clínica de fisioterapia estiver em dia com suas atribuições legais, não vemos problema em você atuar, mas se certifique-se antes.

  9. Se eu me formar na faculdade de estética e cosmética ainda irei precisar me formar em farmácia ou biomedicina para fazer os procedimentos como a manipulação do Botox entre outras atividades perfurocortantes?

    • Olá Andryelle, para trabalhar com procedimentos injetáveis é preciso ser um profissional liberal da saúde habilitado por um conselho de classe, as esteticistas não tem esse conselho. Portanto, se deseja trabalhar na área da saúde e estética é preciso sim fazer uma graduação e pós-graduação na área.

  10. Sou Enfermeira e gostaria de saber quanto custa em média abrir uma clínica de estética?
    Para eu abrir é necessário fazer especialização em estética??
    Seria melhor abrir um modelo ou uma franquia??

    • Bom dia Mislaine. Suas perguntas valem 1 milhão de reais :D. É bem difícil responde-las.

      Há vários modelos de clínicas. Desde homecare até a clínica mais luxuosa e completa. Quanto você tem para investir?

      Para trabalhar com estética convencional não precisa de especialização. Para estética injetável, para oferecer serviços diferenciados trabalhando menos e ganhando mais, e para você se denominar enfermeira esteta a especialização é obrigatória.

      Entre modelo ou franquia depende muito do seu perfil. Você quer começar do zero? Ou você prefere adquirir know-how de uma franquia? Já foi à feiras de franquias para conhecer mais sobre o assunto?

    • Márcio, antes de montar uma clínica de estética procure orientações de negócios de pessoas isentas. Poderia nos dar mais detalhes de tudo o que pretende fazer?

  11. Olá gostaria de saber qual é a média do investimento, para de montar uma clínica de pequeno porte, sou enfermeira e estou entrando numa especialização! Obrigada, aguardo resposta!

  12. Estou com muito desejo em me matricular na pós graduação do Nepuga em Enfermagem estética que inicia em 2017. Porém tenho bastante receio pois antes de fazer esse investimento e mergulhar de cara nisso, preciso saber se no cenário econômico atual quanto uma enfermeira (sozinha) tem que investir para abrir uma clínica de porte pequeno. Preciso saber disso pois considero que só a pós não é suficiente. Preciso saber de verdade onde estaria pisando e se sou capaz de abraçar isso sem me complicar. Para depois eu não fazer um investimento em uma pós que ficarei apenas com o diploma na mão. Outra dúvida é em relação a administração da toxina botulinica pelo enfermeiro esteta, li a resolução que o nosso conselho divulgou recentemente, mas não ficou muito claro se podemos administrar essa substância e nem se podemos ser responsável técnico por uma clínica. Caso possam esclarecer essas dúvidas.

  13. Ja fiz o cadastro um milhão de vezes para conseguir ler todo o conteudo e simplismente não enviam nada para meu email. Dizem que vão enviar uma senha e não enviam.

    • Prezada Ana Claudia, recentemente o hotmail fez modificações, e o nosso site logo fará adequação.

      Caso tenha urgência, crie um cadastro @gmail.com por exemplo…

    • Diferença entre Clínicas de Estética e Centros de Estética
      A diferença entre clínicas de estética e centros de estética é que a clínica deve ter um profissional da saúde como Responsável Técnico (RT) e com sua habilitação emitida por algum dos Conselhos de Classes (CRBM, COREN, CRF e CRM). As clínicas de estética que recebem licença para realizar procedimentos como aplicação de injeções e/ou outras intervenções perfuro-cortantes só podem funcionar com Responsáveis Técnicos especialistas e habilitados.

      • O responsável técnico, Biomédico, é necessário que o mesmo responda pelo estabelecimento ou um pode assinar e outro profissional atender?

        Obrigada

        • Para o biomédico ser Responsável Técnico precisa ser especialista em Biomedicina Estética. Este RT responde pela empresa junto à vigilância sanitária, ele é prova de que o responsável administrativo do estabelecimento (proprietário) está preparado tecnicamente para atender a população. Sim, o RT pode se responsabilizar por outros profissionais, inclusive, estagiários de graduação e pós-graduação.

          • Bom dia,
            Minha esposa tinha uma sala para atendimento de estetica,ai cresceu hoje estamos em uma casa que era uma clinica que ela que fazer como um centro de estetica e colocar alguns profissionais na area de saude para atender,estou querendo saber como faço para abrir a empresa ,como centro de estetica e clinica medica e quais os orgãos que precisamos .

          • Erico, primeiramente, é preciso que você encontre um contador pois ele é a pessoa ideal para lhe esclarecer isso.

            Provavelmente vocês abrirão no simples para atender o centro de estética. Para atender a clínica médica terá de registrar seu estabelecimento no CRM da sua cidade. Ligue para eles e pergunte quais são as exigências.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Rodrigo Nunes tem mais de 10 anos de experiência nos mercados da Estética e Antiaging. Empresário e distribuidor independente executivo da Jeunesse. Organizador dos Portais "Biomedicinaestetica.com.br", "Enfermagemestetica.com.br", "Farmaciaestetica.com.br" e "Nutricaoestetica.com.br". Administrador de Empresas pela FEA-PUC/SP, Mestre em Gestão de Negócios pela PUC-Santos.