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Como montar uma clínica de estética

As clínicas de estética representam um investimento em ascensão no mercado da beleza e estética no Brasil. A procura pelos serviços é muito grande, visto que hoje as pessoas buscam sempre ser a melhor versão de si mesmas e investem o que podem no seu bem-estar. Tratamentos como limpeza de pele, peeling, preenchimentos, massagens com […]
Rodrigo Nunes
15 março, 2015

As clínicas de estética representam um investimento em ascensão no mercado da beleza e estética no Brasil. A procura pelos serviços é muito grande, visto que hoje as pessoas buscam sempre ser a melhor versão de si mesmas e investem o que podem no seu bem-estar.

Tratamentos como limpeza de pele, peeling, preenchimentos, massagens com aparelhos específicos e tratamentos estéticos avançados variados são alguns dos serviços que podem ser encontrados em uma clínica de estética.

Profissionais especializados e qualificados das mais variadas especialidades ligados à beleza e à estética fazem parte do negócio, como biomédicos estetas, farmacêuticos estetas, enfermeiros estetas e dermatologistas, fisioterapeutas dermatofuncionais, nutricionistas estéticos, tecnólogos em estética, esteticistas e entre outros.

Como anda o mercado ao montar uma Clínica de Estética

A maior vantagem de montar uma clínica de estética sob o ponto de vista de negócios é que estamos num dos mercados que mais cresce e não sofre com recessões ou crises econômicas.  Outra vantagem é você poder optar por abrir um negócio seu ou uma franquia de alguma clínica pois já existem diversas estabilizadas e em plena expansão no mercado.

O empresário que optar por franquias receberá um apoio gerencial que inclui desde as instalações até o sistema de marketing. Tudo é padronizado para que a franquia se mantenha no nível de qualidade desejado. Quem opta por ter a própria clínica de estética terá de pensar em ter um plano de negócios para contemplar as estratégias de divulgação, de marketing e comercial.

Serviços e produtos que uma clínica de estética deve oferecer

Os serviços oferecidos por clínicas de estética são basicamente tratamentos estéticos faciais e corporais que devem atender pacientes saudáveis e aptos a receber os tratamentos que podem ser por meio de procedimentos manuais com uso de cremes e cosméticos como drenagem linfática, massagem, máscaras faciais e peelings superficiais. Procedimentos estéticos com equipamentos de ultrasom, radiofrequencia, eletroterapias são muito procurados e ofertados em clínicas de estética.

Procedimentos a laser são muito valorizados, tais como: depilação permanente, luz intensa pulsada, remoção de tatuagem e maquiagem definitiva, geralmente são aplicados por tecnólogas de estética.

Procedimentos invasivos injetáveis de não exclusividade médica como aplicação de botox, redução de gordura localizada com injeções de enzimas lipolíticas, aplicação de preenchimento faciais e labiais, lasers estéticos de alta potência (CO2 ou Erbium) e peelings de média profundidade. Os profissionais que podem atuar são: biomédicos estetas, cirurgiões dentistas, enfermeiros dermatologistas, farmacêuticos esteticistas, médicos dermatologistas e cirurgiões plásticos.

O negócio inclui técnicas modernas de estética que vêm obtendo resultados satisfatórios e que, por isso, a cada ano ganha mais credibilidade por parte dos pacientes.

Tenha um plano de negócios para projetar a sua clínica de estética

É muito importante que seja feito um bom Plano de Negócios. Caso você não tenha condições de investir numa assessoria administrativa por um Administrador de Empresas, você pode optar pelos serviços do Sebrae. Cuidado com modelos de planos de negócios online disponíveis na internet, pois nem tudo tem procedência fidedígna com a realidade de mercado.

Muitos planos de negócios de estética baixável na internet são reproduções de planos para empresas de outros tipos, portes e segmentos. Com o material errado em mãos você poderá cometer sérios erros de impactos financeiros.

Público alvo ou clientes da clínica de estética

O público que procura os serviços de uma clínica de estética são na maioria mulheres, acima dos 25 anos de idade. São vaidosas e bem-sucedidas e buscam as vantagens de novas e modernas técnicas do setor de estética e beleza para se manterem sempre bonitas.

Os homens também estão cada vez mais procurando a estética. Estética a cada dia vem ganhando o significado de saúde, bem-estar e envelhecimento saudável, e não somente beleza. A localização e a acessibilidade da sua clínica são fatores fundamentais para que mais e mais clientes cheguem até você.

clínica de estética

Quais são os profissionais que prestam os serviços nas clínicas de estética

As técnicas e tecnólogas em estética tradicionalmente são as profissionais que podem prestar serviços em centros de estética que independem de responsabilidade técnica de um profissional da saúde.

Profissionais da saúde não médicos vêm a cada dia ganhando espaço nesse mercado. Tais profissionais vem se destacando pela realização de procedimentos estéticos invasivos não-cirúrgicos que não atingem órgãos internos, que são considerados de risco mínimo e controlados.

Um profissional graduado na área da saúde, especializado em pós-graduação reconhecida pelo MEC e habilitado pelo seu respectivo Conselho de Classe, para que assim, tal profissional da saúde possa responder sobre os procedimentos injetáveis e perfurocortantes, tais como: aplicação de botox, aplicação de preenchimentos faciais e labiais, aplicação de enzimas emagrecedoras, lasers e peelings de média potência que só podem ser feitos por biomédicos, enfermeiros, farmacêuticos ou médicos especialistas em pele e metabolismo.

Estas classes são as únicas autorizadas por meio de Resoluções e Pareces específicos dos seus respectivos Conselhos de Classe. 

Quais são os profissionais administrativos que cuidam para que a clínica de estética tenha sucesso

Ao montar uma clínica de estética é o quadro de funcionários administrativos, ou seja, recepcionistas, avaliadores/vendedores de pacotes estéticos, serviços de limpeza e um gestor administrativo. Logicamente não é necessário ter uma pessoa contratada para cada cargo ou função.

Um dos segredos do sucesso de uma clínica de estética, rede de clínicas e ou franquias é ter um excelente avaliador com qualidades de vendedor. Nenhum negócio vive apenas de excelência técnica-clínica. Todo negócio vive de vender. É necessário ter alguém que consiga convencer o cliente de comprar o pacote estético ou tratamento estético.

Nem sempre o “doutor” tem um ótimo desempenho em fechamento e negociação. O próprio cliente fica encabulado de negociar preço com o profissional quem lhe irá aplicar os tratamentos estéticos. É imprescindível que haja no mínimo um profissional com habilidades administrativas-comerciais para fazer a roda girar na sua empresa.

O ideal é você ter o mínimo de pessoal trabalhando nessas posições de maneira versátil até que você obtenha volume suficiente de atendimentos mensais na agenda para justificar um aumento na equipe. Lembre-se que os funcionários devem estar envolvidos e conscientes do que devem desempenhar suas atividades da melhor forma possível para assegurar a qualidade geral de todo o processo de atendimento e entrega do serviço estético. Funcionários administrativos e clínicos devem trabalhar alinhados.

Diferença entre Clínicas de Estética e Centros de Estética

Centros de estética não precisam de responsável técnico, basta ter à frente um profissional tecnólogo ou técnico em estética para assumir a realização dos procedimentos estéticos. Leia também o artigo: Projeto que regulamenta funcionamento de centros de estética é aprovado em segundo turno

A diferença entre clínicas de estética e centros de estética é que a clínica deve ter um profissional da saúde como Responsável Técnico (RT) e com sua habilitação emitida por algum dos Conselhos de Classes (CRBM, COREN, CRF e CRM). As clínicas de estética que recebem licença para realizar procedimentos como aplicação de injeções e/ou outras intervenções perfurocortantes só podem funcionar com Responsáveis Técnicos especialistas e habilitados.

O que manda a Lei ao montar uma clínica de estética

Antes de investir ao montar uma clínica de estética, o primeiro passo é estar atento às exigências da legislação. São diversas as leis e regulamentações que o empreendedor deve conhecer sobre o enquadramento do estabelecimento, regras de vigilância sanitária, legislações do código de defesa do consumidor e infraestrutura e regulamentações de exercício profissional.

A parte burocrática para abrir uma clínica de estética envolve relatar, na hora do registro, as atividades principais que constituem o foco da empresa. Contratar a assessoria de um contador é o primeiro passo para a abertura de uma clínica de estética. Recomendamos a leitura adicional do seguinte artigo: Como enquadrar sua clínica estética

Outro cuidado muito importante ao ser tomado é quanto às normas da Vigilância Sanitária Municipal, que fiscaliza tudo que põe em risco à vida dos pacientes, como também se existem no local ambientes com potencial infeccioso.

Portanto, os proprietários devem estar sempre atentos e informados quanto às normas da ANVISA no que se refere ao funcionamento de uma clínica de estética, como por exemplo, a RDC 50 em caso de haver procedimentos estéticos com o uso de injeções. O local deverá preencher algumas exigências para esse tipo de negócio, como altura mínima de 2 metros entre as divisórias, paredes claras e lisas, assim como o chão e lavatórios e banheiros femininos e masculinos independentes.

As dependências devem ser separadas para tratamentos femininos e masculinos. Cada sala de atendimento não pode possuir menos do que 10 m².

Qual o investimento para a abertura da clínica de estética

O investimento inicial vai depender do porte do negócio que deseja montar e o retorno pode começar a chegar a partir 3 meses à dois anos de faturamento.

Se organize, estude sobre o assunto e só coloque seus planos em ação quando estiver tudo sob controle e já possua um bom capital para o investimento inicial.

Pegue dicas de como gerenciar as finanças de sua clínica de estética neste artigo.

Considerações finais

Se quiser saber mais sobre como se preparar para entrar no negócio de estética, sabendo realizar todos os procedimentos estéticos mais rentáveis acesse o site do Nepuga Pós-Graduação e Cursos e siga o caminho de quem é referência e que está vencendo na vida!

Rodrigo Nunes
Editorial
Rodrigo Nunes tem mais de 10 anos de experiência nos mercados da Estética e Antiaging. Empresário e distribuidor independente executivo da Jeunesse. Organizador dos Portais “Biomedicinaestetica.com.br”, “Enfermagemestetica.com.br”, “Farmaciaestetica.com.br” e “Nutricaoestetica.com.br”. Administrador de Empresas pela FEA-PUC/SP, Mestre em Gestão de Negócios pela PUC-Santos.
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