Presente em massas, bolos, margarinas, sorvetes, bebidas, gelatinas, biscoitos, e outros alimentos, os corantes artificiais são aditivos alimentares industriais que não possuem nenhum valor nutritivo, pelo contrário, são extremamente prejudiciais para o organismo

Quando consumido com frequência, os corantes artificiais interferem no processo metabólico e até neurológico, podendo desencadear também alergias, irritação estomacal, além de prejudicar a pele.

Os corantes mais usados pela indústria alimentícia

Os corantes mais conhecidos e utilizados são o azodicarbonamida, um conservante agente de branqueamento, o óleo vegetal bromado, quimicamente alterado e serve para realçar o sabor em alimentos processados e bebidas com sabor de frutas, a tartrazina, usada para dar cor para alguns refrigerantes, doces e cereais, o BHT, que impede a deterioração dos alimentos e o arsênio, encontrado em vários alimentos e fármacos administrados em animais domésticos.

Além deles, também é muito usado o glutamato monossódico (MSG), que realça o sabor associado à comida chinesa, e também presente em produtos alimentícios congelados.

Os corantes mais perigosos e usados pela indústria alimentícia, são os mais conhecidos pelas crianças

corantes-alimentícios

Por meio das cores, podemos dizer que o vermelho acelera o aparecimento de tumores do sistema imune e provoca hiperatividade em crianças. O azul é associado aos tumores cerebrais.

O corante de cor amarelo está diretamente ligado a hiperatividade e hipersensibilidade em crianças. O caramelo, originalmente era obtido por meio do açúcar, mas, atualmente, entram em sua substância amônia e sulfito.

Além dos problemas de saúde relacionados ao corante artificial já citados, as substancias contidas neles também causam disfunções cerebrais, podendo desencadear dificuldade de aprendizagem, doença de Alzheimer, de Parkinson, entre outros.

Vale ressaltar que o BHT é um ingrediente comum em muitos produtos, mas seu uso está proibido na Europa por ter sido relacionado ao câncer e a formação de tumores.

BANNER PÓS GRADUAÇÃO LONGEVIDADE SAUDÁVEL E PRÁTICAS INTEGRATIVAS

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Somos apaixonados pelo que fazemos e fazemos tudo por amor. Nosso compromisso é apenas com a verdade e com o que acreditamos e defendemos – a biomedicina estética é legítima, um direito do biomédico, do biomédico esteta, do graduando em biomedicina e, principalmente, de toda a sociedade beneficiada com as informações aqui divulgadas e como caminho de beleza e elevação da auto-estima.