Quando queremos abrir uma clínica de estética nos preocupamos com uma série de coisas como: local físico onde será instalada, quais procedimentos serão realizados, como serão as salas, quantos profissionais contratar, como fazer o estoque de materiais, comprar ou alugar as máquinas, como será o atendimento, rapidez de agendamento, qualidade da recepção; enfim, uma série de itens que nos tomam de surpresa.

A importância da comunicação visual

A fachada da clínica de estética é, na verdade sua imagem para o público. É aquilo que lhe torna único e que faz com que as pessoas possam lhe identificar apenas com um olhar. O importante a saber é que, por trás de um trabalho especializado de fachada, existem profissionais qualificados e preparados para planejar e executar o serviço da melhor maneira possível, com os aspectos exatos para contar a história da loja, do segmento e dar uma ideia sobre os serviços que você presta.

Por isso, é preciso que a fachada transmita ao potencial cliente duas coisas: informação e emoções. A primeira parte consiste em colocar de forma sucinta e muito bem organizada tudo o que a clínica de estética realiza, declarando em 2 a 3 palavras o posicionamento da clínica de estética. Se possível, a logo e o slogan, pois isso irá facilitar e muito a busca pelas informações para o cliente.

Depois é preciso deixar claro o nome da clínica com letras legíveis, pois as pessoas que se interessam buscam a sua informação pela internet rapidamente. Isso porque, principalmente em grandes cidades, muitas vezes a quantidade de informações na rua é enorme e essa poluição visual causa confusão na mente e memória das pessoas, e nem sempre estas que estão de carro ou ônibus têm tempo para ler sobre tudo o que a sua clínica de estética faz. Deixe isso para um website.

Além do mais, você deve chamar a atenção de alguém que está passando pela rua através de uma fachada bem estruturada, informativa e com a cor da sua marca. Isso serve para que as pessoas vejam o nome da clínica de estética e depois procurem mais informações sobre a mesma na internet.

A segunda base para uma boa fachada são as emoções e isso quer dizer que depois que seu cliente lê toda a informação ele deve sentir vontade de entrar. Isso acontece com um trabalho de estudo do designer que faz a fachada. Com as cores, fontes e desenhos certos você pode ganhar muitos clientes sem precisar investir em propaganda e sem precisar fazer um projeto muito grandioso. O designer é importante pois a fachada deve conversar com o website, fanpage de facebook, cartões de visita e quaisquer outras publicidades.

Cuidados na hora de fazer a fachada

O importante na hora de fazer a fachada é que você tenha senso crítico e pense como os clientes. Assim você conseguirá organizar melhor tudo o que precisa fazer. As fachadas podem ser feitas com materiais luminosos, principalmente para chamar atenção a noite, ou como materiais que podem refletir a luz solar e deixar o local ainda mais iluminado.

Já no quesito cores é comum que se use as tonalidades de verde, principalmente porque essa cor remete as áreas de saúde e muitos procedimentos são feitos por profissionais da saúde. A tonalidade do verde é normalmente as mais claras, como o verde-água. Além disso, cores mais femininas como o rosa, vermelho, roxo e vinho também são boas pedidas na hora de montar a fachada, já que também são de grande destaque e atraem esse público.

Por tudo isso, é importante ter em mente que uma boa fachada deve estar sempre limpa, oferece informações relevantes e sempre está atrelada à marca. Assim, toda vez que alguém precisar de uma clínica de estética e passar em frente ao seu estabelecimento irá se identificar e entrar na clínica para conhecer um pouco mais do serviço. Desta forma, o seu objetivo, enquanto negócio, será atingido.

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Rodrigo Nunes tem mais de 10 anos de experiência nos mercados da Estética e Antiaging. Empresário e distribuidor independente executivo da Jeunesse. Organizador dos Portais "Biomedicinaestetica.com.br", "Enfermagemestetica.com.br", "Farmaciaestetica.com.br" e "Nutricaoestetica.com.br". Administrador de Empresas pela FEA-PUC/SP, Mestre em Gestão de Negócios pela PUC-Santos.