Fachada e comunicação visual de sua clínica
Quando queremos abrir uma clínica de estética nos preocupamos com uma série de coisas como: local físico onde será instalada, quais procedimentos serão realizados, como serão as salas, quantos profissionais contratar, como fazer o estoque de materiais, comprar ou alugar as máquinas, como será o atendimento, rapidez de agendamento, qualidade da recepção; enfim, uma série […]
Quando queremos abrir uma clínica de estética nos preocupamos com uma série de coisas como: local físico onde será instalada, quais procedimentos serão realizados, como serão as salas, quantos profissionais contratar, como fazer o estoque de materiais, comprar ou alugar as máquinas, como será o atendimento, rapidez de agendamento, qualidade da recepção; enfim, uma série de itens que nos tomam de surpresa.
A importância da comunicação visual
A fachada da clínica de estética é, na verdade sua imagem para o público. É aquilo que lhe torna único e que faz com que as pessoas possam lhe identificar apenas com um olhar. O importante a saber é que, por trás de um trabalho especializado de fachada, existem profissionais qualificados e preparados para planejar e executar o serviço da melhor maneira possível, com os aspectos exatos para contar a história da loja, do segmento e dar uma ideia sobre os serviços que você presta.Por isso, é preciso que a fachada transmita ao potencial cliente duas coisas: informação e emoções. A primeira parte consiste em colocar de forma sucinta e muito bem organizada tudo o que a clínica de estética realiza, declarando em 2 a 3 palavras o posicionamento da clínica de estética. Se possível, a logo e o slogan, pois isso irá facilitar e muito a busca pelas informações para o cliente.Depois é preciso deixar claro o nome da clínica com letras legíveis, pois as pessoas que se interessam buscam a sua informação pela internet rapidamente. Isso porque, principalmente em grandes cidades, muitas vezes a quantidade de informações na rua é enorme e essa poluição visual causa confusão na mente e memória das pessoas, e nem sempre estas que estão de carro ou ônibus têm tempo para ler sobre tudo o que a sua clínica de estética faz. Deixe isso para um website.Além do mais, você deve chamar a atenção de alguém que está passando pela rua através de uma fachada bem estruturada, informativa e com a cor da sua marca. Isso serve para que as pessoas vejam o nome da clínica de estética e depois procurem mais informações sobre a mesma na internet.A segunda base para uma boa fachada são as emoções e isso quer dizer que depois que seu cliente lê toda a informação ele deve sentir vontade de entrar. Isso acontece com um trabalho de estudo do designer que faz a fachada. Com as cores, fontes e desenhos certos você pode ganhar muitos clientes sem precisar investir em propaganda e sem precisar fazer um projeto muito grandioso. O designer é importante pois a fachada deve conversar com o website, fanpage de facebook, cartões de visita e quaisquer outras publicidades.Cuidados na hora de fazer a fachada
O importante na hora de fazer a fachada é que você tenha senso crítico e pense como os clientes. Assim você conseguirá organizar melhor tudo o que precisa fazer. As fachadas podem ser feitas com materiais luminosos, principalmente para chamar atenção a noite, ou como materiais que podem refletir a luz solar e deixar o local ainda mais iluminado.Já no quesito cores é comum que se use as tonalidades de verde, principalmente porque essa cor remete as áreas de saúde e muitos procedimentos são feitos por profissionais da saúde. A tonalidade do verde é normalmente as mais claras, como o verde-água. Além disso, cores mais femininas como o rosa, vermelho, roxo e vinho também são boas pedidas na hora de montar a fachada, já que também são de grande destaque e atraem esse público.Por tudo isso, é importante ter em mente que uma boa fachada deve estar sempre limpa, oferece informações relevantes e sempre está atrelada à marca. Assim, toda vez que alguém precisar de uma clínica de estética e passar em frente ao seu estabelecimento irá se identificar e entrar na clínica para conhecer um pouco mais do serviço. Desta forma, o seu objetivo, enquanto negócio, será atingido.Gostou destas dicas para fachada? Acompanhe outros artigos como este em nossa página e conheça ainda cursos e especializações voltados para a área da saúde e estética acessando o site do Nepuga!Rodrigo Nunes tem mais de 10 anos de experiência nos mercados da Estética e Antiaging. Empresário e distribuidor independente executivo da Jeunesse. Organizador dos Portais “Biomedicinaestetica.com.br”, “Enfermagemestetica.com.br”, “Farmaciaestetica.com.br” e “Nutricaoestetica.com.br”. Administrador de Empresas pela FEA-PUC/SP, Mestre em Gestão de Negócios pela PUC-Santos.
Veja mais Noticias
Escrito por Leda Trevizoni
Sheila Mello processa médico após complicações envolvendo aplicação de hidrogel
09 agosto, 2024
Escrito por Leda Trevizoni
Franquia de estética em recuperação judicial levanta alerta sobre como investir com segurança na área
22 julho, 2024
Deixe um comentário