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Nicho de estética masculina – biomédico esteta fala sobre oportunidades na área

Descubra os fatores que impulsionam a busca por procedimentos estéticos entre os homens, os serviços mais procurados e os desafios a serem superados para o sucesso no nicho de estética masculina.
Leda Trevizoni
30 abril, 2024

O nicho de estética masculina vive um momento de franca expansão impulsionada por diversos fatores. Entre eles, está o aumento da oferta de produtos direcionados a este público, e mesmo o aquecimento do mercado da estética como um todo.

Se tratando de uma área em constante expansão, o desenvolvimento tecnológico aplicado resulta no surgimento de novos cosméticos, métodos e protocolos que afetam todos os nichos.

Em especial, a estética masculina se mostra rica em oportunidades de investimento devido ao momento de mudança nos paradigmas da masculinidade, em que ser cuidadoso com a própria aparência tem sido um traço cada vez mais comum na personalidade dos homens, e não mais atribuído a um valor exclusivamente feminino.

Convidamos o biomédico esteta Dr. Bruno Felipe para falar um pouco de seu ponto de vista sobre o assunto. Ele demonstra uma visão de particular prosperidade no segmento de estética masculina:

“Há um real e crescente aumento na procura por procedimentos estéticos diversos vindo do público masculino. A estética caiu no gosto dos homens. Começou no setor de moda, passou pelos cuidados pessoais e agora vivemos essa realidade no ramo estético”, comenta.

O termo metrossexual, por exemplo, já não faz mais parte do vocabulário dos brasileiros nos últimos tempos –  um reflexo da falta de necessidade de destacar o fato de um homem ser vaidoso, independente de sua sexualidade.

Nicho de estética masculina - biomédico esteta fala sobre oportunidades na área
Dr. Bruno Felipe em entrevista cedida ao Nepuga.

As marcas certamente vêm compreendendo e explorando a demanda por produtos destinados especialmente a este segmento. No geral, são produtos multifuncionais, de alta performance, objetivos e que reafirmam símbolos tidos como masculinos.

Assim, a oferta de produtos para barba e cabelo e a abertura de barbearias super estilizadas, entre outros, só tem aumentado as possibilidades de explorar o autocuidado masculino, estimulando ainda mais o desejo por resultados estéticos satisfatórios.

Previsões e pesquisas mercadológicas recentes também deixam nítidas essas oportunidades: em 2020, o mercado brasileiro de estética masculina já era o segundo maior no mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos.

Diante deste cenário, procedimentos estéticos para melhorar a saúde da pele, em busca de rejuvenescimento e combate à flacidez, para salientar os contornos da face, auxiliar no emagrecimento e, sobretudo, procedimentos capilares, têm sido bastante procurados e valorizados.

Procedimentos de tricologia estão entre procedimentos mais procurados no nicho de estética masculina

Conforme observa o Dr. Bruno: “Acredito que, nesse primeiro momento, os procedimentos ligados à tricologia são os mais procurados, tanto epilação quanto tratamentos para a alopecia. Vejo também uma forte tendência ao uso de toxina botulínica e procedimentos ligados ao rejuvenescimento”.

A estética capilar assume um papel cada vez mais importante na construção da imagem pessoal masculina. A queda de cabelo, a calvície e o afinamento dos fios se configuram entre as preocupações mais presentes no padrão de beleza masculino, levando a buscar soluções eficazes para recuperar a saúde capilar e a autoestima.

O desenvolvimento de novas técnicas e produtos tricológicos oferece aos homens alternativas mais seguras e eficazes para combater a queda de cabelo e promover o crescimento saudável dos fios.

Procedimentos Tricológicos Mais Procurados

  • Medicamentos Capilares: O uso de medicamentos orais ou tópicos, como finasterida e minoxidil, auxilia no combate à queda de cabelo e no estímulo ao crescimento dos fios.
  • Carboxiterapia Capilar: Técnica que consiste na aplicação de injeções de gás carbônico no couro cabeludo, promovendo a melhora da circulação sanguínea e a oxigenação dos folículos capilares.
  • Laserterapia Capilar: O uso de luz laser de baixa intensidade estimula o crescimento dos cabelos, reduz a queda e fortalece os fios.
  • Microagulhamento Capilar: Técnica que utiliza microagulhas para criar microlesões no couro cabeludo, estimulando a produção de colágeno e o crescimento dos cabelos.

Procedimentos estéticos corporais também tendem ao crescimento 

Devido a suas experiências pessoais com emagrecimento e prática de musculação, o biomédico esteta também percebe uma crescente na procura por procedimentos corporais. Aponta, contudo, para alguns desafios a serem ultrapassados no nicho de estética masculina:

“Os desafios que ainda vejo são a falta de informação sobre os tratamentos disponíveis, a disponibilidade de tempo para os cuidados e os tabus de que o homem não se cuida. Acredito que com a ampla mídia de que o homem também cuida do corpo, o mercado alcançará seu ponto mais alto”.

Leia também:
Como procedimentos estéticos são positivos para quem realiza atividades físicas?
Como abrir sua clínica de estética?

Procedimentos corporais mais procurados

  • Criolipólise: Procedimento não invasivo que congela as células de gordura, promovendo sua eliminação gradual pelo organismo.
  • Radiofrequência: Utiliza ondas de rádio para estimular a produção de colágeno e elastina, combatendo a flacidez da pele e promovendo a definição muscular.
  • Ultrassom Cavitacional: Quebra as células de gordura através de ondas de ultrassom, facilitando sua eliminação pelo corpo.
  • Intradermoterapia: Método injetável que muitas vezes se utiliza de enzimas para estimular a eliminação de gordura localizada, entre outras finalidades.
  • Procedimentos para Glúteos: Aplicação de bioestimuladores para aumentar o volume e definir os glúteos, combatendo a flacidez.

Uma boa aposta para quem busca empreender na área

Não está em alta apenas o oferecimento de tais procedimentos, o momento é de oportunidade também para a criação de clínicas especializadas em estética masculina, acredita Dr. Bruno Felipe.

“O homem não vai na cabeleira cortar o cabelo, ele vai no barbeiro, então quem sabe no futuro a gente não tenha um ambiente em que o homem se sinta mais à vontade”.

Com amplas oportunidades, e alguns desafios a serem ainda ultrapassados, o nicho de estética masculina tem muito a ser explorado, sendo assim uma boa aposta para quem busca empreender na estética.

Leda Trevizoni
Editorial
Graduada em Comunicação Social com Habilitação Publicidade e Propaganda, Leda é uma das redatoras do time de marketing Nepuga | Fapuga. Escreve também para os blogs parceiros Biomedicina Estética, Enfermagem Estética, Farmácia Estética e Odontologia Estética.
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