Voltar

Modo de leitura

Claro Escuro

garantir minha vaga

Beauty Club - Faça parte do maior grupo de promoções estéticas.

NÃO CLIQUE AQUI!

Se quiser perder a oportunidade de pegar o seu presente.

A aplicação de Botox no mundo

Escrito por

Laís Bianquini

Redatora e Jornalista Cientifíca

Jornalista há mais de 10 anos, atua com conteúdo estratégico e SEO aplicado à Estética, conectando ciência, prática profissional e mercado para transformar conhecimento técnico em conteúdo claro e confiável.

May 28, 2015

2.5K

visualizações

Índice

A Toxina Botulínica conhecida popularmente como Botox é um complexo proteico empregada em diferentes tratamentos, com destaque para os estéticos. Um levantamento feito pela Allergan - empresa especializada em biofarmacêuticos e dispositivos médicos Indústrias -, apontou os principais usos do Botox, como terapêutico, oftalmológico e até para a prevenção de obesidade. A Allergan, por exemplo, é líder mundial na venda da toxina para compor a banda gástrica, utilizada no tratamento de obesidade.

Tamanha versatilidade exige dos profissionais a formação adequada, principalmente para os fins estéticos. Isso porque o aumento significativo dos procedimentos tem crescido em todo o mundo. Segundo uma pesquisa feita pela ISAPS (Sociedade Internacional de Cirurgiões Plásticos Estéticos) mostrou que a aplicação de Botox é o procedimento não invasivo e não cirúrgico mais popular do planeta, responsável por 38% dos procedimentos.

Leia Também:

ENTRE NO GRUPO E ACOMPANHE AS NOSSAS ANÁLISES

O Botox nos EUA e na Europa

Nos Estados Unidos, por exemplo, mais de 3 milhões de americanos recorrem ao tratamento por ano e esse número tende a aumentar, uma vez que o custos tem se tornado um aliado tanto das clínicas quanto dos pacientes. Lá o valor médio de cada aplicação varia entre 10 a 15 dólares a unidade de aplicação. Sendo assim, se um rosto precisa de 10 aplicações, o custo médio irá variar entre US$ 100 a 150 pelo tratamento.

Lá cada estado tem uma legislação específica, como na Pensilvânia e na Califórnia, o tratamento só pode ser feito médicos com licença. Já na Florida e outros estados, a legislação é mais flexível, podendo o botox ser aplicado por profissionais como o PA (técnico de medicina) e nurses (biomédicos) licenciados podem aplicar botox. Tais profissionais não são formados em medicina (physicians). É necessário apenas fazer um curso de certificação de injeção de botox.

Na Europa, os valores são mais baratos e a regulamentação é bem diferente. No Reino Unido, onde o custo médio varia entre 5 e 12 e as estatísticas não são animadoras. Lá, o procedimento representa 39% dos tratamentos não cirúrgicos realizados no país, mas nem por isso há uma fiscalização dos locais que podem oferecer o tratamento. Uma pesquisa realizada por uma empresa líder em cirurgia estética descobriu que quase um terço (29%) dos entrevistados disseram que o tratamento foi feito em um salão de beleza local e um em cada dez fez o procedimento em casa ou na casa de um amigo.

Já na Itália as regras são restritivas e privilegiam apenas as clínicas médicas, dermatológicas e de estética com registro junto a AITEB - Associazione Italiana Terapia Estetica Botulino (Associação Italiana de Terapia Botulínica) podem realizar as aplicações de Botox. Elas devem apresentar um ambiente seguro e profissionais capacitados para realizar o procedimento. O valor da unidade de aplicação varia entre 10 e 15 dólares.

A França é um pouco mais inclusiva quanto à regulamentação, sendo possível fazer a aplicação em clínicas médicas e de estética, contudo só podem realizar o procedimento, médicos, biomédicos e profissionais com registro em órgão específico local. No país, o valor da unidade de aplicação também varia entre 10 e 20 dólares, dependendo da região.

E no Brasil

No Brasil, a Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária entende que o Botox é considerado como medicamento biológico, técnico dependente, aplicável por meio de técnicas injetáveis e perfurocortantes, não podendo ser considerado como procedimento invasivo não-cirúrgico, exclusivo aos médicos. Aplicação de injeção no Brasil é permitida às classes da saúde. Aqui no Brasil, a prática da aplicação da injeção de botox só é permitida ao Biomédico Esteta, ao Médico Dermatologista e Cirurgião Plástico e a qualquer Cirurgião Dentista. Lembrando que Dentistas estão autorizados a usar toxina botulínica para fins terapêuticos, por determinação do CFO – Conselho Federal de Odontologia.

Há também, uma grande expectativa para que o biomédico capacitado na estética possa realizar aplicações de toxina botulínica como já ocorre em grande parte do mundo.

O mercado competitivo exige a formação adequada para aplicar o Botox e realizar outros procedimentos estéticos. É interessante manter-se em constante aprendizado e estar dentro das normas estabelecidas pelos órgãos responsáveis. Quem tem interesse na pós–graduação tem como opção os cursos oferecidos pelo Nepuga Cursos de Botox e Preenchimentos, o qual oferece cursos de botox, toxina botulínica e preenchedores para Biomédicos, Cirurgiões Dentistas, Médicos e demais profissionais da saúde que queiram aprender a técnica e trabalhar sob a responsabilidade técnica de terceiros.

Na sua opinião o biomédico (especializado) deveria ou não atuar com procedimentos injetáveis perfurocortantes como Botox? Deixe seu comentário!

Se você concorda que o biomédico desde que especializado, tem a capacidade de atuar com procedimentos perfurocortantes, clique no link e participe do Abaixo Assinado pela biomedicina estética.

Referências:

http://www.mulberryhouseclinic.co.uk/2013/02/14/botox-statistics/(estatísticas Reino Unidonglaterra)

http://www.dailymail.co.uk/femail/article-2642709/A-staggering-84-Botox-patients-no-idea-whats-injected-face.html

http://www.ezkorzo.com/como-faco-para-escolher-a-melhor-formacao-botox.html

http://www.esthetiquemedicale.com

http://www.aiteb.it

http://cfo.org.br/sem-categoria/dentistas-sao-proibidos-de-usar-botox-para-fins-esteticos/

http://cosmedmd.blogspot.com.br/2012/12/botox-prices-around-world.html

http://www.realself.com/question/how-much-does-botox-cost

Conecte-se à rede de Biomédicos Estetas

Você atingiu o limite.

Para obter acesso gratuito a outros artigos acadêmicos, faça o cadastro com sua conta Google.

Leia também

Harmonização Facial: 4 vantagens em trabalhar com o procedimento

October 13, 2021

2.5K

visualizações

Indicações off-label na estética injetável: o que você precisa saber antes de aplicar algo fora da bula

June 27, 2025

2.5K

visualizações

Novas regras da Pós-Graduação Lato-Sensu no Brasil

June 29, 2018

2.5K

visualizações

Pós-graduação - biomédicos estudam módulo de Farmacologia e Injeções

April 29, 2019

2.5K

visualizações

SAIBA MAIS

Você pode se interessar

Saiba como otimizar a emissão de boletos online em sua clínica

March 15, 2022

2.5K

visualizações

Saiba como divulgar seu negócio de biomedicina estética nas Redes Sociais

March 11, 2022

2.5K

visualizações

Rennova promete revolucionar o mercado estético com grande lançamento em agosto

June 10, 2025

2.5K

visualizações

Quanto tempo duram os procedimentos mais comuns da Biomedicina Estética?

October 9, 2025

2.5K

visualizações

Qual a idade ideal para indicar que seus pacientes comecem com bioestimuladores de colágeno?

October 2, 2025

2.5K

visualizações

Prontuário digital vs. papel: vantagens e desafios para biomédicos estetas

October 23, 2025

2.5K

visualizações

Não fique de fora!

Faça parte da maior rede de Biomédicos Estetas do Brasil!

SAIBA MAIS

Conheça nosso ecossistema