Voltar

Modo de leitura

Claro Escuro

garantir minha vaga

Beauty Club - Faça parte do maior grupo de promoções estéticas.

NÃO CLIQUE AQUI!

Se quiser perder a oportunidade de pegar o seu presente.

Amamentação x Cosméticos

Escrito por

Laís Bianquini

Redatora e Jornalista Cientifíca

Jornalista há mais de 10 anos, atua com conteúdo estratégico e SEO aplicado à Estética, conectando ciência, prática profissional e mercado para transformar conhecimento técnico em conteúdo claro e confiável.

September 5, 2015

2.5K

visualizações

Índice

A amamentação ou aleitamento materno oferece muitos benefícios nutricionais, afetivos, emocionais e de crescimento para o bebê. É nesse momento que o vínculo afetivo com a mãe e o bebê é fortalecido através do aconchego do colo, das carícias, da visualização dos primeiros rostos, desenvolver a sensação de ouvir quando os pais falam perto do bebê e da sensação de proteção e amor. Parece “piegas” falarmos assim, mas é exatamente isso que definem os especialistas em nutrição e desenvolvimento infantil.

Outras preocupações vêm atreladas ao processo de amamentação, como a utilização de cosméticos, principalmente na região dos seios, mas vamos desenvolver esse tema ao longo do artigo.

Leia Também:

ENTRE NO GRUPO E ACOMPANHE AS NOSSAS ANÁLISES

Importância da amamentação

Amamentar é um ato natural, é a melhor forma de alimentação para o bebê nos primeiros meses de vida, além de ser uma forma de protegê-lo e amá-lo. Favorece a relação afetiva mãe-filho e o desenvolvimento cognitivo e psicomotor da criança.

Segundo a Unicef Brasil, o aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida “...pode evitar, anualmente, mais de 1,3 milhão de mortes de crianças menores de 5 anos nos países em desenvolvimento.

Oferecer o leite materno na primeira hora de vida, além de reduzir a possibilidade de hemorragia por auxiliar nas contrações uterinas, a mortalidade neonatal cai para 22% - o período neonatal compreende os 28 primeiros dias de vida. Para termos uma ideia da importância desse índice, basta saber que 69,3% das mortes de crianças brasileiras com menos de 1 ano, ocorrem até o 28° dia de vida.

Leite materno: alimento perfeito

O leite materno é produzido pelos alvéolos das glândulas mamárias, pequenos sacos parecidos com um cacho de uvas que ficam nas extremidades dos ductos, estes responsáveis por levar o leite produzido até a boca do bebê. É o alimento perfeito para os primeiros meses vida, pois contém o equilíbrio adequado de nutrientes para ajudar ao bebê a se desenvolver forte e com saúde.

Supre todas as necessidades nutricionais e fisiológicas que o bebê precisa nos primeiros meses de vida, garantindo um desenvolvimento sadio, sem precisar oferecer chás, sucos, fórmulas lácteas ou água. Após os 6 meses, é preciso dar alimentação complementar apropriada, mas o aleitamento pode continuar até os 2 anos ou mais.

Por que enfatizamos que o leite materno é excelente? Ele tem todos os nutrientes e substâncias imunoativas que o bebê precisa para combater doenças e infecções comuns na infância, uma vez que o sistema imunológico do bebê ainda não está totalmente formado e preparado para lidar com todas as formas possíveis de vírus e bactérias.

Os laços afetivos entre mãe e bebê

O ato de amamentar é o momento em que os laços afetivos entre mãe e bebê são fortalecidos. As sensações de ver, ouvir e sentir são muito importantes para o bebê. Ver os primeiros rostos, ouvir a voz e sentir o cheiro de quem os protege é fundamental, tornando-se as formas como mãe e filho se comunicam. O leite materno é fundamental para a saúde da criança pela sua disponibilidade de nutrientes e substâncias imunoativas.

Para as mamães que não produzem leite e/ou não podem amamentar, a situação continua a mesma. O momento da alimentação é importantíssimo para que ele se sinta protegido e amado.

O uso de cosméticos durante a amamentação

O Ministério da Saúde (Brasília, 2010) faz divulgação sobre as substâncias de uso cosmético que poderiam ser nocivas, não tão nocivas ou aquelas que podem ser usadas por lactantes. Ressalta que é prejudicial à saúde do bebê o aleitamento ser desestimulado por desconhecimento desses compostos.

Veja a seguir a classificação obtida e adaptada do material divulgado pelo órgão do governo, mostrando as substâncias mais usadas e o grau de influência que elas podem ter durante a amamentação:

  • Amônia - Uso criterioso. Utilizadas em tinturas para cabelo, mas não há estudos sobre a segurança do uso durante a lactação.
  • Formol - Uso contraindicado. Substâncias proibida pela ANVISA devido ao risco de intoxicação.
  • Hidroquinoa - Uso criterioso. Evitar uso prolongado.
  • Tinturas para cabelo - Uso compatível com a amamentação, porém a mesma não deve conter chumbo.
  • Toxina botulínica A - Uso criterioso. Quando administrada corretamente, via intramuscular, não atinge a circulação sistêmica e o compartimento lácteo. Procure um profissional habilitado.

Você está amamentando e utiliza algum tipo de cosmético? Qual? Conte para gente através dos comentários!

Fonte: Ministério da Saúde.

Conecte-se à rede de Biomédicos Estetas

Você atingiu o limite.

Para obter acesso gratuito a outros artigos acadêmicos, faça o cadastro com sua conta Google.

Leia também

Harmonização Facial: 4 vantagens em trabalhar com o procedimento

October 13, 2021

2.5K

visualizações

Indicações off-label na estética injetável: o que você precisa saber antes de aplicar algo fora da bula

June 27, 2025

2.5K

visualizações

Novas regras da Pós-Graduação Lato-Sensu no Brasil

June 29, 2018

2.5K

visualizações

Pós-graduação - biomédicos estudam módulo de Farmacologia e Injeções

April 29, 2019

2.5K

visualizações

SAIBA MAIS

Você pode se interessar

Saiba como otimizar a emissão de boletos online em sua clínica

March 15, 2022

2.5K

visualizações

Saiba como divulgar seu negócio de biomedicina estética nas Redes Sociais

March 11, 2022

2.5K

visualizações

Rennova promete revolucionar o mercado estético com grande lançamento em agosto

June 10, 2025

2.5K

visualizações

Quanto tempo duram os procedimentos mais comuns da Biomedicina Estética?

October 9, 2025

2.5K

visualizações

Qual a idade ideal para indicar que seus pacientes comecem com bioestimuladores de colágeno?

October 2, 2025

2.5K

visualizações

Prontuário digital vs. papel: vantagens e desafios para biomédicos estetas

October 23, 2025

2.5K

visualizações

Não fique de fora!

Faça parte da maior rede de Biomédicos Estetas do Brasil!

SAIBA MAIS

Conheça nosso ecossistema