Voltar

Modo de leitura

Claro Escuro

garantir minha vaga

Beauty Club - Faça parte do maior grupo de promoções estéticas.

NÃO CLIQUE AQUI!

Se quiser perder a oportunidade de pegar o seu presente.

Assistência da biomedicina dermatológica no tratamento da Psoríase tem significativa atuação para a população

Escrito por

Laís Bianquini

Redatora e Jornalista Cientifíca

Jornalista há mais de 10 anos, atua com conteúdo estratégico e SEO aplicado à Estética, conectando ciência, prática profissional e mercado para transformar conhecimento técnico em conteúdo claro e confiável.

March 8, 2015

2.5K

visualizações

Índice

Atualmente, cerca de 125 milhões de pessoas no mundo são portadoras de psoríase. A psoríase, assim como o vitiligo e muitas doenças de pele, não é contagiosa e pode ser muito bem controlada.

A biomedicina tem significativa atuação para que a população portadora e seus familiares compreendam a doença. É muito importante esclarecer sobre a evolução da psoríase, seus fatores desencadeantes, os tratamentos disponíveis e também sobre o envolvimento emocional que existe.

O Biomédico especializado em dermatologia além de oferecer um cuidado specializado, orienta o paciente sobre a etiologia da psoríase, pois é a falta de informação que provoca a discriminação. (A especialização em Dermatologia tem o aval da Sociedade Brasileira de biomedicina em Dermatologia).

No cuidado a estes pacientes, ainda cabe à equipe de biomedicina aliviar a dor e o desconforto provocado pelas lesões, além de prevenir o aparecimento de outras; prevenir e combater infecções e manter o equilíbrio térmico, hídrico e eletrolítico de seu cliente. Outro importante aspecto para o sucesso do tratamento é a relação de confiança estabelecida entre os envolvidos. Por se uma doença crônica, as pessoas sofrem o desgaste natural deste tipo de processo e é de extrema importância que o Biomédico tenha habilidade para lidar com este momento.

Leia Também:

ENTRE NO GRUPO E ACOMPANHE AS NOSSAS ANÁLISES

O que é

A psoríase é uma doença inflamatória crônica da pele que se manifesta, na maioria das vezes, por lesões avermelhadas. Alvo de muito preconceito, a doença não é contagiosa e não atinge órgãos internos. E uma doença benigna, crônica, relacionada à transmissão genética e que necessita de fatores desencadeantes para o seu aparecimento ou piora (principalmente no inverno).

Causa

As lesões podem ser causadas por vários fatores, como a reação a medicamentos, infecções, ferimentos na pele e, principalmente, o estresse.

Áreas afetas

As áreas mais afetadas são cotovelos, joelhos, couro cabeludo, costas e umbigo. Em mais de 50% dos casos a psoríase pode atingir as unhas, sendo uma de suas principais características o descolamento da unha (onicólise).Uma pequena parcela da população de pacientes pode apresentar a artrite psoriática, com inflamações nas cartilagens e articulações, que causa dor, dificuldades nos movimentos e alterações na forma das articulações.

Sintomas

As lesões são muito típicas, com períodos de exacerbações e remissões, localizados principalmente em superfícies de extensão como joelhos e cotovelos, couro cabeludo, palmas das mãos, sola dos pés (áreas de maior traumatismo). Os quadros de psoríase recebem sua denominação conforme sua localização e aspecto, que podem ser: Psoríase Vulgar; Psoríase Invertida; Psoríase Gutata; Psoríase Eritrodérmica; Psoríase Ungueal; Psoríase Artropática; Psoríase Pustulosa; Psoríase Palmo-Plantar;

Tratamento

A psoríase não tem cura, mas há tratamentos com o uso de pomadas e cremes ou mesmo medicação sistêmica. Casos leves a moderados (75% a 80% dos casos) podem ser controlados com medicação de uso local na pele. Os casos mais severos e extensos requerem uma abordagem mais controlada e agressiva, com medicações de uso oral em esquema rotativo, visando o mínimo de efeitos colaterais de cada medicação e uma tolerabilidade maior do paciente com o esquema proposto. A exposição moderada ao sol e a hidratação contínua da pele são importantes para a maioria dos pacientes.

Cuidados

- banhos de sol nos horários entre 7 e 10 horas e após às 16 horas são benéficos para a remissão da psoríase;- o paciente não deve usar substâncias sistêmicas ou tópicas (ex: ervas) sem orientação médica, nem mesmo antiinflamatórios, beta-bloqueadores, antimaláricos e lítio;- não deve puxar as escamas da pele e nem "esfregá-las" durante o banho, pois isso pode resultar em traumatismos (Fenômeno de Koebner);- os banhos não devem ser nem muito quentes e nem muito frios;- as unhas de uma pessoa com psoríase devem ser aparadas regularmente;- para evitar o ressecamento e fissuras na pele, é indicado utilizar emolientes, desde que prescritos pelo médico;- durante o tratamento sistêmico está proibida a ingestão de bebida alcoólica.

Variantes clínicas

→ Vulgar - é a forma mais comumente encontrada. As lesões típicas (placa eritemato-escamosa, delimitada, de formato arrendondado a oval, de 1 cm ou mais de diâmetro) podem estar presentes no couro cabeludo, cotovelos, região umbilical, sacra, prega interglútea, genitália e joelhos.

→ Invertida – localizadas nas áreas de flexão, como axilas, antecubital e poplítea.

→ Ungueal - quando ocorre comprometimento das unhas.

→ Gutata - caracterizada por lesões eritemato-escamosas pequenas e arredondadas, presentes predominantemente no tronco.

→ Pustulosa – acompanhadas por pústulas e o cliente pode apresentar febre e mal estar geral.

→ Eritrodérmica - acomete toda a superfície da pele.

→ Artropática - seguida de artropatia inflamatória crônica associada a lesões cutâneas da psoríase.

Conecte-se à rede de Biomédicos Estetas

Você atingiu o limite.

Para obter acesso gratuito a outros artigos acadêmicos, faça o cadastro com sua conta Google.

Leia também

Harmonização Facial: 4 vantagens em trabalhar com o procedimento

October 13, 2021

2.5K

visualizações

Indicações off-label na estética injetável: o que você precisa saber antes de aplicar algo fora da bula

June 27, 2025

2.5K

visualizações

Novas regras da Pós-Graduação Lato-Sensu no Brasil

June 29, 2018

2.5K

visualizações

Pós-graduação - biomédicos estudam módulo de Farmacologia e Injeções

April 29, 2019

2.5K

visualizações

SAIBA MAIS

Você pode se interessar

Saiba como otimizar a emissão de boletos online em sua clínica

March 15, 2022

2.5K

visualizações

Saiba como divulgar seu negócio de biomedicina estética nas Redes Sociais

March 11, 2022

2.5K

visualizações

Rennova promete revolucionar o mercado estético com grande lançamento em agosto

June 10, 2025

2.5K

visualizações

Quanto tempo duram os procedimentos mais comuns da Biomedicina Estética?

October 9, 2025

2.5K

visualizações

Qual a idade ideal para indicar que seus pacientes comecem com bioestimuladores de colágeno?

October 2, 2025

2.5K

visualizações

Prontuário digital vs. papel: vantagens e desafios para biomédicos estetas

October 23, 2025

2.5K

visualizações

Não fique de fora!

Faça parte da maior rede de Biomédicos Estetas do Brasil!

SAIBA MAIS

Conheça nosso ecossistema