A atuação do biomédico na estética sob supervisão do RT

Escrito por
Laís Bianquini
Redatora e Jornalista Cientifíca

Jornalista há 10 anos, formada pela Unesp, com MBA em Marketing pela USP e especialização em SEO, escreve sobre Saúde Estética com clareza e precisão.

July 24, 2019

2.5K

visualizações

Índice

Desde que houve a suspensão da Resolução 0529/2016 do Cofen, o biomédico que desejava trabalhar na estética ficou sem garantias de que uma especialização pudesse lhe dar autonomia para atuar livremente. Até que a liminar do Conselho Federal de Medicina não seja derrubada, existe sim uma possibilidade de atuação, desde que o biomédico esteja sob a supervisão de um RT.O que acontece é que a grande maioria dos biomédicos não considera suficiente trabalhar sob supervisão. Uma vez que a estética representa a mudança da vida profissional, o ganho de autonomia, de melhora de vida, de condições de trabalho, estar ainda ligado a um Responsável Técnico tem causado as mesmas angustias ao profissional.No entanto, esse artigo tem o objetivo de contar um pouco o que é o papel do RT, como ele pode ser um aliado para a sua mudança de vida e não o vilão, que irá lhe manter preso.A grande maioria dos profissionais que ingressam na pós-graduação em biomedicina estética tem a vontade de abrir seu próprio consultório ou clínica de estética.No entanto, nem sempre esse profissional contará com todo o aporte financeiro necessário para ter um consultório ou clínica. Antes de mais nada é necessário fazer o seu nome, formar sua clientela, para que o momento de atender seus pacientes em local próprio chegue.

ENTRE NO GRUPO E ACOMPANHE AS NOSSAS ANÁLISES

Vantagens de trabalhar com estética sob supervisão de um RT

Portanto, vamos listar as vantagens de estar sob a supervisão de um RT, para que o biomédico veja todas as possibilidades que ele pode estar deixando de aproveitar, por estar esperando uma certeza da situação por parte dos Conselhos, que sempre estarão brigando entre si.1 – Experiência garantida: se você começar sua atuação em uma clínica que tenha um RT você estará garantindo sua experiência com todos os procedimentos injetáveis, estará aprimorando suas próprias habilidades e fortalecendo sua confiança para atuar sozinha no futuro.2 – Formando a clientela: é difícil manter agenda cheia, ser conhecido, ter uma base fiel de pacientes. Por isso, muitas vezes se torna mais fácil trabalhar em uma clínica com um RT, para que você comece a formar sua própria clientela, claro que fazendo isso com ética profissional.3 – Ampliando seus horizontes: uma vez que você ingresse em uma especialização em estética, vai encontrar diferentes profissionais da saúde em sua turma. Irá aprender junto a biomédicos, farmacêuticos, dentistas e até médicos. Durante esse aprendizado, laços de amizade sempre se firmam e, as possibilidades de que uma dessas ligações resultem em parcerias de negócio são grandes. Portanto, ampliar seus horizontes e enxergar no RT uma oportunidade é um grande ponto de virada na mente do biomédico que deseja atuar na estética.4 – Experiência prévia com gerenciamento financeiro e administração de um negócio: muitas vezes o sonho de abrir o próprio negócio, ainda mais sendo uma clínica de estética, vem sem o conhecimento de como gerenciar tudo isso administrativamente. Por isso, trabalhar em uma clínica e ver as responsabilidades de um RT, entender o dia a dia administrativo é um ponto importante para o seu sucesso futuro.Será que você está encontrando desculpas para dar início a grande mudança da sua vida profissional? Se se faz alguns desses questionamentos abaixo, certamente você é um biomédico que prefere encarar o RT como algo ruim e não uma oportunidade.

Ah, mas eu não quero trabalhar para sempre com um RT

É compreensível, uma vez que você esteja em busca de liberdade profissional. No entanto, retardar a especialização também não é o melhor caminho para conquistar essa liberdade.

Ah, a pós-graduação não vai me habilitar como biomédico esteta

Errado! Os cursos de pós-graduação fornecem toda a base prática e teórica para sua formação profissional. Ensinam e preparam aluno para o mercado da estética, mas habilitação é de responsabilidade do seu Conselho de Classe.

Ah, mas com essa liminar do CFM eu não posso atuar.

Errado! Você pode trabalhar para qualquer clínica de estética, desde que a mesma tenha um Responsável Técnico. Você só não pode abrir seu próprio negócio, enquanto a Liminar estiver valendo.

Ah, mas o meu Conselho de biomedicina é fraco e não vai derrubar a liminar

Independente da força do Conselho Federal de biomedicina, outros Conselhos da área da saúde já estiveram na mesma situação e reverteram as liminares do Conselho Federal de Medicina.E agora? Você ainda enxerga da mesma forma a atuação do biomédico esteta sob a supervisão do RT?[widgetkit id="10" name="BANNER PÓS-GRADUAÇÃO biomedicina estética"]

Conecte-se à rede de Biomédicos Estetas

Você atingiu o limite.

Para obter acesso gratuito a outros artigos acadêmicos, faça o cadastro com sua conta Google.

Conecte-se à rede de Biomédicos Estetas

Você pode se interessar

Saiba como divulgar seu negócio de biomedicina estética nas Redes Sociais

March 11, 2022

2.5K

visualizações

Rennova promete revolucionar o mercado estético com grande lançamento em agosto

June 10, 2025

2.5K

visualizações

Quanto tempo duram os procedimentos mais comuns da Biomedicina Estética?

October 9, 2025

2.5K

visualizações

Qual a idade ideal para indicar que seus pacientes comecem com bioestimuladores de colágeno?

October 2, 2025

2.5K

visualizações

Prontuário digital vs. papel: vantagens e desafios para biomédicos estetas

October 23, 2025

2.5K

visualizações

Oportunidades de trabalho disparam com aumento na busca por procedimentos estéticos

January 19, 2022

2.5K

visualizações

Conheça nosso ecossistema