biomedicina Integrativa: Saiba quais alimentos ajudam para uma longevidade saudável

Escrito por
Laís Bianquini
Redatora e Jornalista Cientifíca

Jornalista há 10 anos, formada pela Unesp, com MBA em Marketing pela USP e especialização em SEO, escreve sobre Saúde Estética com clareza e precisão.

January 31, 2019

2.5K

visualizações

Índice

Pós-graduação em biomedicina integrativa aborda os alimentos Funcionais na alta performance e a importância dos alimentos no processo do envelhecimento

Diga-me o que comes e te direi quem és, já ouviram essa frase? Pois é, então saiba que a boa alimentação é mais do que um bom amigo para quem quer obter uma longevidade saudável.Mas atentem-se, os alimentos gordurosos, cheios de açúcar e enlatados são as más companhias a serem evitadas.Nem tudo o que se alardeia nos manuais de dietas mirabolantes deve ser seguido à risca. O importante mesmo é manter uma alimentação completa e ingerir os chamados alimentos inteligentes.

Mas, o que é a dieta inteligente?

A dieta inteligente a que ela se refere é baseada em inúmeras pesquisas sobre a Nutrigenômica, ciência que explica o impacto dos nutrientes na expressão gênica e que nos permite conhecer o mecanismo de ação das substâncias contidas nos alimentos.

Algumas das moléculas contidas nos alimentos acabam por influenciar os nossos genes e, por consequência, a nossa saúde.

Os ingredientes da dieta inteligente são 40 e devem ser incluídos no nosso dia-a-dia. A lista completa está aqui.

Os alimentos inteligente, são aqueles que saciam, reduzem o acúmulo de gordura, previnem doenças e aumentam a expectativa de vida. E o melhor de tudo, são fáceis de encontrar.

Os 30 alimentos da longevidade - entre eles estão laranja, alface e chocolate amargo - contém moléculas que influenciam na duração e na qualidade de vida.

Já os 10 alimentos protetores - como cereais integrais, verduras e a castanha-do-Pará - atuam no sistema imunológico, no estômago e na flora intestinal.

Há anos, pesquisadores afirmam que a dieta mediterrânea é uma das mais completas e saudáveis. Além disso, as frutas tropicais, como o mamão-papaia e a manga, frutas ricas em vitamina A e C e são grandes aliadas na prevenção de doenças.

Temos, literalmente, que eliminar as inflamações internas que destroem nossas defesas. De acordo com alguns estudos, esses incêndios inflamatórios acabam por ser apagados ou até alimentados de acordo com o que ingerimos.

Vale controlar a ingestão de gorduras que desorientam as defesas do organismo e incluir na dieta alimentos inteligentes e anti-inflamatórios como tomate, amêndoas, chicória e salmão. E, para o nosso bem-estar psicológico, é justo, de vez em quando, sair da linha.

10 dicas para uma longevidade saudável

Separamos para vocês 10 dicas para que você possa obter uma longevidade saudável, afinal o medo do envelhecimento causa pânico nas pessoas!! Vamos conferir?

1- Pense no que vai colocar no prato. Pelo menos 3/4 do almoço ou do jantar devem conter vegetais: desse valor, metade de verduras e frutas, mais verduras do que frutas. Um quarto de cereais (dê preferência aos do tipo integral, pelo menos uma vez ao dia). O 1/4 restante deve ser preenchido com proteínas: legumes, peixe, ovo, queijo fresco e com pouca gordura ou carne vermelha, mas com moderação.

2 - Lembre que os alimentos inteligentes combatem as inflamações crônicas. Por isso, inclua em suas refeições tomate, laranja, frutas vermelhas, cerejas, amêndoas, nozes e castanhas, verduras, salmão, arenque, sardinha e azeite de oliva extra-virgem;

3 - Consuma com moderação os alimentos que aceleram os processos inflamatórios. São eles frituras, sucos industriais, carboidratos refinados, banha de porco e margarinas, frios e linguiças.

4 - Aposte na variedade. Uma dica é misturar e revezar os vegetais de acordo com as suas cores.

5 - Use e abuse das frutas secas. Castanha-do-Pará, amêndoas e avelãs são integradores alimentares naturais e ricos em vitaminas e minerais. Só não exagere: 30 gramas por dia é a quantidade ideal.

6 - O tradicional prato brasileiro de arroz e feijão fornece todos os aminoácidos essenciais para nosso organismo. Eles são os tijolinhos que o nosso corpo usa para fabricar as proteínas

7 - As ervas aromáticas são perfeitas como tempero e ajudam na diminuição do uso do sal.

8 - Aproveite e se delicie diariamente com um ou dois pedacinhos de chocolate amargo. Escolha os que têm no mínimo de 70% de cacau. O chocolate protege o sistema cardiovascular e contribui para melhorar a concentração e a memória.

9 - A sensação de saciedade só chega cerca de 20 minutos após a refeição. Não caia na armadilha de comer até não aguentar mais.

10 - Exercite-se! Atividade física é fundamental para a saúde.

E então, gostaram? Saibam que tudo isso também faz parte da grade curricular da pós-graduação em biomedicina integrativa. Invista no seu futuro, conheça outras formas de alavancar sua carreira na área.Quer saber mais? Então clique no banner abaixo e surpreenda-se!

[widgetkit id="111" name="Banner para os blogs - Pós-graduação biomedicina estética"]

ENTRE NO GRUPO E ACOMPANHE AS NOSSAS ANÁLISES

Conecte-se à rede de Biomédicos Estetas

Você atingiu o limite.

Para obter acesso gratuito a outros artigos acadêmicos, faça o cadastro com sua conta Google.

Conecte-se à rede de Biomédicos Estetas

Você pode se interessar

Saiba como divulgar seu negócio de biomedicina estética nas Redes Sociais

March 11, 2022

2.5K

visualizações

Rennova promete revolucionar o mercado estético com grande lançamento em agosto

June 10, 2025

2.5K

visualizações

Quanto tempo duram os procedimentos mais comuns da Biomedicina Estética?

October 9, 2025

2.5K

visualizações

Qual a idade ideal para indicar que seus pacientes comecem com bioestimuladores de colágeno?

October 2, 2025

2.5K

visualizações

Prontuário digital vs. papel: vantagens e desafios para biomédicos estetas

October 23, 2025

2.5K

visualizações

Oportunidades de trabalho disparam com aumento na busca por procedimentos estéticos

January 19, 2022

2.5K

visualizações

Conheça nosso ecossistema