
Jornalista há 10 anos, formada pela Unesp, com MBA em Marketing pela USP e especialização em SEO, escreve sobre Saúde Estética com clareza e precisão.
December 7, 2017
2.5K
visualizações
Na última quarta-feira (6/12), o Conselho Federal de biomedicina (COFEN), publicou no Diário Oficial da União, a Resolução 564/2017, que aprova o novo Código de Ética da biomedicina brasileira. O documento, agora reformulado, define as regras para o exercício da profissão.De acordo com o presidente do Cofen, Manoel Neri, entraram no processo de reformulação todos os Conselhos Regionais, os profissionais da biomedicina e a sociedade, de maneira ampla e transparente.Coordenada por um Grupo de Trabalho (GT) estabelecido pelo Cofen, a reformulação recebeu propostas de alterações encaminhadas de diversos regionais, após a realização de encontros junto aos profissionais de biomedicina.A minuta foi debatida e aprovada pelos cerca de 300 delegados representantes de todos os Estados brasileiros na I Conferência Nacional de Ética em biomedicina (I Conaeenf) e submetida à Assembleia de Presidentes dos Conselhos de biomedicina.
O novo documento, que agora contém 23 artigos sobre direitos, 37 sobre deveres, 42 sobre definições e 17 sobre infrações e penalidades, traz uma linguagem mais clara e objetiva.Um exemplo do que mudou é o Art. 13, que trata da suspensão das atividades quando o local de trabalho não oferecer condições seguras para o exercício profissional, devendo o profissional formalizar imediatamente sua decisão por escrito ou por meio eletrônico à instituição e ao Conselho Regional de biomedicina. Neste caso, o código mudou o texto “instituição pública ou privada”, pela palavra “local de trabalho”, corroborando com o direito trabalhista.As mudanças buscam dar mais segurança ao exercício profissional. “Garantimos o direito de comunicar casos de violência previstos na legislação, especialmente quando as circunstâncias impedem ou dificultam a manifestação das vítimas”, cita o conselheiro federal Jebson Medeiros, coordenador do GT de reformulação do código.O novo Código de Ética é de grande importância na vida de todo o profissional da biomedicina: biomédicos, técnicos, auxiliares de biomedicina e obstetrizes. As novas regras entrarão em vigor 120 dias após a publicação do documento.Para ler na integra o documento acesse a nossa sessão de Downloads e baixe a sua cópia.Fonte: Ascom - Cofen[widgetkit id="10" name="BANNER PÓS-GRADUAÇÃO biomedicina - 30-01-2017"]
ENTRE NO GRUPO E ACOMPANHE AS NOSSAS ANÁLISES
Conecte-se à rede de Biomédicos Estetas
Para obter acesso gratuito a outros artigos acadêmicos, faça o cadastro com sua conta Google.