Voltar

Modo de leitura

Claro Escuro

garantir minha vaga

Beauty Club - Faça parte do maior grupo de promoções estéticas.

NÃO CLIQUE AQUI!

Se quiser perder a oportunidade de pegar o seu presente.

Ozonioterapia pode ser uma alternativa na prevenção do coronavírus

Escrito por

Laís Bianquini

Redatora e Jornalista Cientifíca

Jornalista há mais de 10 anos, atua com conteúdo estratégico e SEO aplicado à Estética, conectando ciência, prática profissional e mercado para transformar conhecimento técnico em conteúdo claro e confiável.

March 16, 2020

2.5K

visualizações

Índice

O ozônio é um gás extensamente benéfico usado no combate de inúmeras doenças. Este gás é considerado o terceiro agente mais oxidante do planeta e essa característica é responsável por seus efeitos em microrganismos. Com isso a técnica da ozonioterapia pode ser uma alternativa na prevenção do coronavírus. O ozônio medicinal tem propriedades biológicas especiais e é uma das principais técnicas para tratar a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), por exemplo.A ozonioterapia consiste na aplicação do gás ozônio no corpo para tratar enfermidades.Esta técnica foi criada por médicos alemães e italianos no final do século XIX, mas foi ignorada por muitas décadas, até que algumas pesquisas no final do século seguinte voltaram a chamar a atenção para este recurso terapêutico.De acordo com especialistas, o tratamento (que consiste na aplicação do gás através de injeções, jatos na pele ou cremes oleosos) além de eliminar fungos, vírus e bactérias, diminui a inflamação, eleva a circulação sanguínea e o fornecimento de energia para as células, que passam a trabalhar de forma mais eficaz.

Leia Também:

ENTRE NO GRUPO E ACOMPANHE AS NOSSAS ANÁLISES

Coronavírus

O novo coronavírus (covid-19) vem de uma grande família de vírus que causam doenças que variam de um resfriado comum a doenças mais graves, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS-CoV). O recém descoberto covid-19 vem de uma nova linhagem que não foi previamente identificada em humanos, por isso, até o momento, não existe nenhummedicamento específico recomendado para prevenir ou tratar a infecção por esse vírus.A OMS (Organização Mundial da Saúde) trabalha com o governo chinês e especialistas do mundo todo para saber mais sobre o vírus e encontrar uma cura.

Transmissão

De acordo com a OMS, provavelmente o vírus é transmitido através da tosse e espirro, assim como outros vírus respiratórios. Ele tem um período de incubação de 2 a 14 dias e, de uma forma geral, pode ser transmitido enquanto os sintomas persistirem.

Sintomas

Existem casos assintomáticos e também casos com sintomas leves semelhantes aos de um resfriado como coriza, febre e dificuldade para respirar, e casos mais graves com a apresentação de pneumonia e insuficiência respiratória aguda.Crianças, idosos e indivíduos com baixa imunidade podem apresentar sintomas mais graves.

Tratamento

Não existe ainda um medicamento específico para a infecção por covid-19. É recomendável repouso e ingestão de líquidos, além de medidas para aliviar os sintomas, como analgésicos e antitérmicos.A ozonioterapia pode ser uma alternativa no tratamento. Devido à sua propriedade de matar ou desativar bactérias, fungos e vírus, daí sua eficiência no combate a doenças infecciosas.

Como se proteger

Pesquisadores descobriram que o coronavírus permanece vivo em superfícies inertes durante nove horas, mas esse tempo diminui para um minuto com o uso de álcool entre 62% a 70%.Segundo a OMS, as medidas protetoras gerais são:

  • Lavar frequentemente as mãos usando álcool em gel ou água e sabão, especialmente após contato com pessoas doentes e antes de se alimentar;
  • Quando tossir ou espirrar, cobrir a boca e o nariz com as mãos ou lenços descartáveis;
  • Evitar o contato próximo com quem tiver febre e tosse;
  • Em caso de febre, tosse e dificuldade para respirar, buscar ajuda imediata e compartilhar o histórico de viagens com os profissionais de saúde;
  • Manter os ambientes ventilados;
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca.

O uso de máscaras cirúrgicas pode ajudar a diminuir a propagação de doenças respiratórias, mas não são garantia de prevenção, portanto, funciona melhor quando o uso é combinado com medidas de higiene. [widgetkit id="114" name="BANNER CURSO DE OZONIOTERAPIA"]

Conecte-se à rede de Biomédicos Estetas

Você atingiu o limite.

Para obter acesso gratuito a outros artigos acadêmicos, faça o cadastro com sua conta Google.

Leia também

Harmonização Facial: 4 vantagens em trabalhar com o procedimento

October 13, 2021

2.5K

visualizações

Indicações off-label na estética injetável: o que você precisa saber antes de aplicar algo fora da bula

June 27, 2025

2.5K

visualizações

Novas regras da Pós-Graduação Lato-Sensu no Brasil

June 29, 2018

2.5K

visualizações

Pós-graduação - biomédicos estudam módulo de Farmacologia e Injeções

April 29, 2019

2.5K

visualizações

SAIBA MAIS

Você pode se interessar

Saiba como otimizar a emissão de boletos online em sua clínica

March 15, 2022

2.5K

visualizações

Saiba como divulgar seu negócio de biomedicina estética nas Redes Sociais

March 11, 2022

2.5K

visualizações

Rennova promete revolucionar o mercado estético com grande lançamento em agosto

June 10, 2025

2.5K

visualizações

Quanto tempo duram os procedimentos mais comuns da Biomedicina Estética?

October 9, 2025

2.5K

visualizações

Qual a idade ideal para indicar que seus pacientes comecem com bioestimuladores de colágeno?

October 2, 2025

2.5K

visualizações

Prontuário digital vs. papel: vantagens e desafios para biomédicos estetas

October 23, 2025

2.5K

visualizações

Não fique de fora!

Faça parte da maior rede de Biomédicos Estetas do Brasil!

SAIBA MAIS

Conheça nosso ecossistema