Ozonioterapia pode ser uma alternativa na prevenção do coronavírus

Escrito por
Laís Bianquini
Redatora e Jornalista Cientifíca

Jornalista há 10 anos, formada pela Unesp, com MBA em Marketing pela USP e especialização em SEO, escreve sobre Saúde Estética com clareza e precisão.

March 16, 2020

2.5K

visualizações

Índice

O ozônio é um gás extensamente benéfico usado no combate de inúmeras doenças. Este gás é considerado o terceiro agente mais oxidante do planeta e essa característica é responsável por seus efeitos em microrganismos. Com isso a técnica da ozonioterapia pode ser uma alternativa na prevenção do coronavírus. O ozônio medicinal tem propriedades biológicas especiais e é uma das principais técnicas para tratar a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), por exemplo.A ozonioterapia consiste na aplicação do gás ozônio no corpo para tratar enfermidades.Esta técnica foi criada por médicos alemães e italianos no final do século XIX, mas foi ignorada por muitas décadas, até que algumas pesquisas no final do século seguinte voltaram a chamar a atenção para este recurso terapêutico.De acordo com especialistas, o tratamento (que consiste na aplicação do gás através de injeções, jatos na pele ou cremes oleosos) além de eliminar fungos, vírus e bactérias, diminui a inflamação, eleva a circulação sanguínea e o fornecimento de energia para as células, que passam a trabalhar de forma mais eficaz.

ENTRE NO GRUPO E ACOMPANHE AS NOSSAS ANÁLISES

Coronavírus

O novo coronavírus (covid-19) vem de uma grande família de vírus que causam doenças que variam de um resfriado comum a doenças mais graves, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS-CoV). O recém descoberto covid-19 vem de uma nova linhagem que não foi previamente identificada em humanos, por isso, até o momento, não existe nenhummedicamento específico recomendado para prevenir ou tratar a infecção por esse vírus.A OMS (Organização Mundial da Saúde) trabalha com o governo chinês e especialistas do mundo todo para saber mais sobre o vírus e encontrar uma cura.

Transmissão

De acordo com a OMS, provavelmente o vírus é transmitido através da tosse e espirro, assim como outros vírus respiratórios. Ele tem um período de incubação de 2 a 14 dias e, de uma forma geral, pode ser transmitido enquanto os sintomas persistirem.

Sintomas

Existem casos assintomáticos e também casos com sintomas leves semelhantes aos de um resfriado como coriza, febre e dificuldade para respirar, e casos mais graves com a apresentação de pneumonia e insuficiência respiratória aguda.Crianças, idosos e indivíduos com baixa imunidade podem apresentar sintomas mais graves.

Tratamento

Não existe ainda um medicamento específico para a infecção por covid-19. É recomendável repouso e ingestão de líquidos, além de medidas para aliviar os sintomas, como analgésicos e antitérmicos.A ozonioterapia pode ser uma alternativa no tratamento. Devido à sua propriedade de matar ou desativar bactérias, fungos e vírus, daí sua eficiência no combate a doenças infecciosas.

Como se proteger

Pesquisadores descobriram que o coronavírus permanece vivo em superfícies inertes durante nove horas, mas esse tempo diminui para um minuto com o uso de álcool entre 62% a 70%.Segundo a OMS, as medidas protetoras gerais são:

  • Lavar frequentemente as mãos usando álcool em gel ou água e sabão, especialmente após contato com pessoas doentes e antes de se alimentar;
  • Quando tossir ou espirrar, cobrir a boca e o nariz com as mãos ou lenços descartáveis;
  • Evitar o contato próximo com quem tiver febre e tosse;
  • Em caso de febre, tosse e dificuldade para respirar, buscar ajuda imediata e compartilhar o histórico de viagens com os profissionais de saúde;
  • Manter os ambientes ventilados;
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca.

O uso de máscaras cirúrgicas pode ajudar a diminuir a propagação de doenças respiratórias, mas não são garantia de prevenção, portanto, funciona melhor quando o uso é combinado com medidas de higiene. [widgetkit id="114" name="BANNER CURSO DE OZONIOTERAPIA"]

Conecte-se à rede de Biomédicos Estetas

Você atingiu o limite.

Para obter acesso gratuito a outros artigos acadêmicos, faça o cadastro com sua conta Google.

Conecte-se à rede de Biomédicos Estetas

Você pode se interessar

Saiba como divulgar seu negócio de biomedicina estética nas Redes Sociais

March 11, 2022

2.5K

visualizações

Rennova promete revolucionar o mercado estético com grande lançamento em agosto

June 10, 2025

2.5K

visualizações

Quanto tempo duram os procedimentos mais comuns da Biomedicina Estética?

October 9, 2025

2.5K

visualizações

Qual a idade ideal para indicar que seus pacientes comecem com bioestimuladores de colágeno?

October 2, 2025

2.5K

visualizações

Prontuário digital vs. papel: vantagens e desafios para biomédicos estetas

October 23, 2025

2.5K

visualizações

Oportunidades de trabalho disparam com aumento na busca por procedimentos estéticos

January 19, 2022

2.5K

visualizações

Conheça nosso ecossistema