Por que semiologia é capaz de ser diferencial entre profissionais

Escrito por
Laís Bianquini
Redatora e Jornalista Cientifíca

Jornalista há 10 anos, formada pela Unesp, com MBA em Marketing pela USP e especialização em SEO, escreve sobre Saúde Estética com clareza e precisão.

September 13, 2019

2.5K

visualizações

Índice

Uma das aulas mais importantes da pós-graduação em biomedicina estética é a aula de Semiologia, que dá início ao curso. Entender por que semiologia e capaz de ser diferencial entre profissionais é o grande pulo do gato para quem deseja atuar nesse mercado e busca sua especialização.

Base sólida

É durante essa aula inaugural que todo o conteúdo que irá servir como base sólida do seu aprendizado é construído. Você irá aprender sobre avaliação facial, corporal e capilar. A abordagem ampla lhe trará uma visão global do seu paciente.A professora do Nepuga Helen Grepi explica que é nessa aula que o aluno aprende um pouco sobre cada uma das fisiologias, entende as disfunções existentes e tem a complementação com o conteúdo prático da disciplina.

“É uma aula cujos conceitos estarão presentes em toda a pós-graduação. O aluno vai usar esse conhecimento na aula de laser, de peeling, de intradermoterapia, de toxina e preenchimento. Vai aprender a lidar com intercorrências e precisa conhecer as disfunções existentes, assim como avaliar seu grau no tecido do paciente”, explica Helen.

ENTRE NO GRUPO E ACOMPANHE AS NOSSAS ANÁLISES

Quais são as maiores dificuldades dos alunos ao aprender semiologia

Entre as principais barreiras que o aluno encontra nessa primeira aula está a relação com o corpo, as alterações estéticas como: celulites, flacidez, gordura localizada, que causam vergonha entre os alunos que ficam receosos de se expor durante as aulas, uma vez que eles atuam como modelo e paciente para a parte prática do aprendizado.

“Se o aluno consegue avaliar exatamente o tecido do seu paciente e cliente, ele conseguirá minimizar as intercorrências e criar um protocolo mais assertivo para o tratamento”, explica Helen.

Por exemplo, é preciso conhecer o fototipo do paciente para aplicar a dose de laser no mesmo. É preciso entender se a pele é oleosa, seca ou mista para aplicar o melhor peeling.Tudo o que o aluno aprender na aula de semiologia vai acompanha-lo durante todas as outras aulas da pós-graduação.

“O aluno que consegue se envolver com esse aprendizado, consegue produzir melhores resultados na rotina de sua clínica e agregar mais experiência para o seu dia a dia, lá na frente, quando já estiver inserido no mercado de trabalho.

Se você iniciou sua pós-graduação em estética ou está pensando em ingressar nesse universo, entenda que suas aulas de semiologia serão importantíssimas para o seu sucesso futuro!

Vantagens da eletroterapia na biomedicina estética

Conecte-se à rede de Biomédicos Estetas

Você atingiu o limite.

Para obter acesso gratuito a outros artigos acadêmicos, faça o cadastro com sua conta Google.

Conecte-se à rede de Biomédicos Estetas

Você pode se interessar

Saiba como divulgar seu negócio de biomedicina estética nas Redes Sociais

March 11, 2022

2.5K

visualizações

Rennova promete revolucionar o mercado estético com grande lançamento em agosto

June 10, 2025

2.5K

visualizações

Quanto tempo duram os procedimentos mais comuns da Biomedicina Estética?

October 9, 2025

2.5K

visualizações

Qual a idade ideal para indicar que seus pacientes comecem com bioestimuladores de colágeno?

October 2, 2025

2.5K

visualizações

Prontuário digital vs. papel: vantagens e desafios para biomédicos estetas

October 23, 2025

2.5K

visualizações

Oportunidades de trabalho disparam com aumento na busca por procedimentos estéticos

January 19, 2022

2.5K

visualizações

Conheça nosso ecossistema