Turnos noturnos: o vilão que adoece os biomédicos

Escrito por
Laís Bianquini
Redatora e Jornalista Cientifíca

Jornalista há 10 anos, formada pela Unesp, com MBA em Marketing pela USP e especialização em SEO, escreve sobre Saúde Estética com clareza e precisão.

February 2, 2018

2.5K

visualizações

Índice

Estudos apontam que turnos noturnos podem ser responsáveis pela diminuição da esperança média de vida dos biomédicos.

Sem dúvidas, turnos noturnos ou dupla jornada de trabalho é uma rotina corriqueira na vida dos biomédicos. Tudo isso para poder complementar o salário do mês e conseguir sustentar a vida dela própria ou da família. Porém esse ofício exaustivo de plantões noturnos tem um preço muito caro para a saúde do profissional, segundo estudos publicado na revista científica American Journal of Preventive Medicine.A observação foi realizada com mulheres que tinham este estilo de vida no trabalho, por um período igual ou superior a cinco anos, e também com profissionais com mais de 15 anos de trabalho, nesta mesma rotina. Ao todo, esta pesquisa monitorou cerca de 75 mil mulheres biomédicas, nos Estados Unidos.

ENTRE NO GRUPO E ACOMPANHE AS NOSSAS ANÁLISES

Resultados da pesquisa

Os resultados trouxeram alguns resquícios que não são positivos para esses profissionais. A conclusão mostra que há as biomédicas que trabalharam, aproximadamente, 5 anos, em períodos noturnos, tiveram uma redução da média de vida, como também aumento no risco de morrer por meio de acidente cardiovascular. O estudo salienta, ainda, que aquelas que trabalham 15 anos ou mais na mesma situação estão mais propensos a morrer de cancro de pulmão.As notícias não são animadoras para todos os que exercem a sua profissão de noite. Salientam os pesquisadores que estes profissionais que se enquadram como risco são os que praticam turnos noturnos rotativos no parâmetro de trabalho noturno por pelo menos três noites por mês.Na pesquisa ainda foram apresentados os riscos de morte desses profissionais. Averígua-se que a morte por acidente cardiovascular era de 19% nas mulheres que fizeram esse turno entre seis a 14 anos; e a percentagem dos que trabalharam nesse regime durante 15 ou mais anos subiu para 23%. As mulheres que trabalharam em turno rotativo da madrugada durante mais de 15 anos tinham, por outro lado, um risco em morrer por cancro de pulmão 25% superior.

Porque ser um biomédico esteta?

Devido a vários problemas encontrados na profissão nos deparamos com vários questionamentos tais como “será que vale a pena todo esse esforço? ”, “minha profissional não é valorizada financeiramente”, “não tenho mais tempo para mim e minha família”.Pensando nisso, hoje, os biomédicos tem uma alternativa que podem ser revertidas, como a pós-graduação em biomedicina estética. Além de qualificar em um novo ramo do mercado o biomédico esteta amplia os horizontes para a profissão, aumentando os procedimentos que poderá oferecer a um paciente, trabalhar com a autoestima de pessoas e mais que isso, ter satisfação pessoal e profissional.Além disso, você, biomédico esteta, poderá fazer a sua rotina de trabalho, ter os seus pacientes, abrir seu próprio negócio, especializar em diversos procedimentos dentro da área da estética, um dos mercados que mais crescem nos últimos anos, e o mais importante, trabalhar para você mesmo.Quer saber mais o que o biomédico esteta pode realizar e como poderá atuar com sua qualificação, então leia a matéria completa em nosso blog sobre os procedimentos na biomedicina estética.[widgetkit id="10" name="BANNER PÓS-GRADUAÇÃO biomedicina - 30-01-2017"]

Conecte-se à rede de Biomédicos Estetas

Você atingiu o limite.

Para obter acesso gratuito a outros artigos acadêmicos, faça o cadastro com sua conta Google.

Conecte-se à rede de Biomédicos Estetas

Você pode se interessar

Saiba como divulgar seu negócio de biomedicina estética nas Redes Sociais

March 11, 2022

2.5K

visualizações

Rennova promete revolucionar o mercado estético com grande lançamento em agosto

June 10, 2025

2.5K

visualizações

Quanto tempo duram os procedimentos mais comuns da Biomedicina Estética?

October 9, 2025

2.5K

visualizações

Qual a idade ideal para indicar que seus pacientes comecem com bioestimuladores de colágeno?

October 2, 2025

2.5K

visualizações

Prontuário digital vs. papel: vantagens e desafios para biomédicos estetas

October 23, 2025

2.5K

visualizações

Oportunidades de trabalho disparam com aumento na busca por procedimentos estéticos

January 19, 2022

2.5K

visualizações

Conheça nosso ecossistema