Proibida a Medicina Antiaging
Trata-se de mais uma resolução do CFM (Conselho Federal de Medicina), que direciona a prática da Medicina nos limites dos tratamentos de doenças e patologias.
Segundo o texto, tratamentos anti-aging e ortomolecular a base da reposição hormonal devem ser realizados somente quando houver um nexo causal entre a doença e a falta do hormônio.
Ou seja, tratamentos de fins estéticos ou de rejuvenescimento não mais poderão ser realizados por médicos.
A resolução também proíbe a prescrição de vitaminas, antioxidantes e dos chamados hormônios bioidênticos (com estrutura igual à do hormônio natural) com o apelo do antienvelhecimento.
Portanto, boa parte das farmácias magistrais não mais terão o médico como principal parceiro.
O CFM ainda prepara nova resolução para limitar a prática ortomolecular.
O LADO DA BIOMEDICINA
Fundadora da Biomedicina Estética e Presidente da Sociedade Brasileira de Biomedicina Estética-SBBME, Dra. Ana Carolina Puga ressalta que a prática do anti-aging e da ortomolecular na biomedicina sempre foi de grande interesse à classe.
“Sulcos, rugas, lábios finos, manchas, celulite, estrias não têm CID e por isso a presença do biomédico esteta no mercado aumenta explosivamente a cada ano. Melhorar as condições metabólicas também é algo que o biomédico pode dominar com perfeição”.
Tratamentos da biomedicina estética associados aos tratamentos do anti-aging é uma combinação poderosa e vista por muitos biomédicos como possível e ideal.
Porém, mesmo que o uso biomédico dos hormônios bioidênticos sejam considerados como inofensivos, ainda carecem de maiores estudos técnicos-científicos e autorização do Conselho Federal de Biomedicina-CFBM.
Se o anti-aging for reconhecido, isso representará como mais uma grande revolução à classe biomédica.
Dra. Ana Carolina Puga ainda diz: “O trabalho em conjunto com nutricionistas estéticos-funcionais, o resultado do biomédico esteta melhora muito, pois o paciente passa a se alimentar melhor seguindo os princípios do anti-aging.”
Deixe um comentário