Hoje inúmeras notícias são publicadas todos os dias com o intuito de prender a atenção dos leitores em um determinado assunto. Seja em redes sociais, blogs, sites ou qualquer outro meio de comunicação as notícias se espalham rapidamente e podem ser as temidas Fake News

Nós do blog, biomedicina estética, publicamos na semana passada uma matéria sobre Fake News na estética e enfatizamos sobre a nota de esclarecimento divulgada nas redes sociais, considerando ilegal o uso de preenchedores e toxina botulínica por nós, Biomédicas estetas.

Também indignados com a fake news circulando pela internet em pleno domingo, o CRBM juntamente com o CFBM divulgou uma nota de repúdio nas redes sociais. Vamos juntas acompanhar o trecho na íntegra:

“Os Conselhos Federal e Regional de Biomedicina – CFBM e CRBM – 4ª Região e jurisdição, ao tomarem conhecimento da matéria contida na Nota de Esclarecimento, publicada no dia 29/04/2018, pelo Conselho Regional de Medicina – AM, estranhou o assunto em questão, e manifesta repúdio ao que foi publicado. É ato tendencioso, demonstrando falta ética profissional.

Sabemos que todas as Autarquias devem-se pautar pela seriedade e pela verdade em suas publicações, especialmente quando envolve interesses e atividades profissionais. No caso da publicação acima mencionada, a qual encontra-se corroborado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia Regional do Amazonas (SBD-AM), bem como, pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Regional do Amazonas (SBCP-AM), demonstra total desiquilíbrio ético profissional, injusta e falsa, quando afirmou serem ilegais as Resoluções 197/2011, 200/2011, 214/2012 e o Anexo I da Normativa nº 01/2012, do Conselho Federal de Biomedicina.

O profissional Biomédico devidamente habilitado em estética, vem exercendo sua atividade de forma legal, agindo dentro dos parâmetros de legalidade e ajudando a diminuir problemas de saúde junto à população brasileira. Portanto, a nota de esclarecimento publicada é ato absurdo e descortês, pois deu-se ao luxo de afirmar que esta atividade deve submeter-se à supervisão médica. Ato hilário! Isto porque, se deveria estar sob supervisão dos profissionais do editor da nota de esclarecimento, subentende que o biomédico pode exercer a atividade estética, de consequência as Resoluções do Conselho Federal de Biomedicina, não são ilegais.”

nota de repudio

Seja curiosa e busque informações além das mídias sociais

Vale lembrar que as Resoluções da Biomedicina Estética que foram suspensas em 2016, foram revertidas pelo Desembargador 15 dias após a liminar lançada, ou seja, em 2016.

Qual conselho pode publicar uma nota de esclarecimento em um domingo? Os médicos que não possuem o amplo conhecimento das leis vigentes deveriam, por sua vez, buscar entender e saber sobre tal para evitar ser alvo de chacota nas redes sociais.

Portanto, vocês profissionais da saúde precisam ficar atentos nas decisões judiciais e confiar sempre na sua classe. Antes de repassar informações, procure ler completamente a matéria, saber sobre o assunto e se realmente a notícia é válida.

Biomedicina

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here