Conselho Federal de Biomedicina poderá acolher pedido de Podólogos
CRBM de todas as regiões poderão registrar técnicos e graduados em podologia, os podólogos estão lutando para regulamentar a profissão. Está circulando em várias mídias que o Conselho Federal de Biomedicina (CFBM) aceitou acolher os profissionais de podologia (técnicos, tecnólogos e graduados) em seus conselhos regionais (CRBM). A decisão(ainda não confirmada pelo Conselho) teria sido […]
CRBM de todas as regiões poderão registrar técnicos e graduados em podologia, os podólogos estão lutando para regulamentar a profissão.
Está circulando em várias mídias que o Conselho Federal de Biomedicina (CFBM) aceitou acolher os profissionais de podologia (técnicos, tecnólogos e graduados) em seus conselhos regionais (CRBM). A decisão(ainda não confirmada pelo Conselho) teria sido tomada após inúmeras reuniões, entre representantes do CFBM e de associações de podologia.O objetivo desta ação seria destravar o Projeto de Lei (PL), 6.042/2005, de autoria do deputado José Mentor (PT-SP), que visa regulamentar a podologia no Brasil. Desde 2005, os podólogos lutam para regulamentar a profissão. Atualmente a proposta tramita no Senado Federal como Projeto de Lei da Câmara (PLC) 151/2015, onde aguarda inclusão na pauta do Plenário.“A criação de um Conselho de Classe era uma exigência para a aprovação do PL, porém a criação de conselhos profissionais é uma atribuição do Governo Federal, segundo a Constituição Brasileira, portanto nós não poderíamos criar um conselho próprio, daí a importância de encontrarmos um Conselho de abrigasse a podologia”, explica Armando Bega, vice-presidente da Associação Iberoamericana de Podologia (AIP).Bega foi um dos primeiros a dar a notícia, em seu Facebook, inúmeros podólogos se manifestaram agradecendo ao CFBM pela iniciativa de ajudar a podologia a ser uma profissão devidamente regulamentada.Se esse acordo entre o Conselho e profissionais da podologia for realizado, os podólogos passarão a responder ao Conselho Federal de Biomedicina, que irá fiscalizar as atividades desses profissionais e protegê-los de possíveis perseguições de outras classes, bem como ajudá-los em questões relacionadas a ANVISA, enquanto a profissão não for regulamentada. Esse é um grande passo para a podologia que será devidamente reconhecida no mercado de trabalho e também perante a sociedade.O mesmo ocorreu com as Esteticistas em 2011, quando o CFBM incorporou a categoria em seu quadro de associados. E desde então elas têm respaldo jurídico de Conselho Profissional de Classe o que é uma garantia contra abusos de outras profissões que tentam tornar os procedimentos estéticos como privativos para si. Assim sendo, a Estética passa a ter um conselho para lutar por seus direitos.Somos apaixonados pelo que fazemos e fazemos tudo por amor. Nosso compromisso é apenas com a verdade e com o que acreditamos e defendemos – a biomedicina estética é legítima, um direito do biomédico, do biomédico esteta, do graduando em biomedicina e, principalmente, de toda a sociedade beneficiada com as informações aqui divulgadas e como caminho de beleza e elevação da auto-estima.
Veja mais Noticias
Escrito por Leda Trevizoni
Vitória para fisioterapeutas dermatofuncionais: novo reconhecimento do COFFITO pelo direito à administração de injetáveis
16 setembro, 2024
Escrito por Leda Trevizoni
Suspensão da Resolução CFBio 582/2020? Biólogos estetas devem permanecer unidos em prol da saúde estética
01 agosto, 2024
Escrito por Leda Trevizoni
Advogado de defesa em favor de Dra Ana Carolina Puga emite nota sobre ação movida pelo CREMESP
24 abril, 2024
Boa noite. Sou técnica em.podologia e gostaria de saber se realmente formos acolhidos por vós do CFBM vamos poder tb nos graduar em biomedicina ( os técnicos ) ou teremos que primeiro nos graduar em podologia?
Olá Jacqueline, tudo bem? Somos um portal de notícias, para saber mais informações sobre o assunto entre em contato com o CFBM.