Influencer é procurada pela morte de jovem após procedimento de Peeling de Fenol
Natalia fabiana de Freitas Antônio é investigada, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública, por homicídio do empresário Henrique Chagas, de 27 anos, paciente que realizou o procedimento de Peeling de Fenol em sua clínica na zona sul de São Paulo. A influencer é procurada pela morte do jovem e até a publicação desta reportagem, está foragida.
Divulgando informações falsas em diversas entrevistas, o Conselho Federal de Medicina oculta pontos importantes sobre a atuação com o procedimento, atribuindo aos médicos e dermatologistas, exclusividade neste caso. Tais informações são inverídicas e só causam medo e desconfiança acerca de diversos outros profissionais como biomédicos estetas, farmacêuticos estetas, Biólogos estetas, fisioterapeutas estetas ente outros, que habilitados e qualificados, podem realizar o procedimento. Mais uma vez, o Conselho Federal de Medicina utiliza-se de uma fatalidade para enganar a população.
“A Lei do Ato Médico não impede que profissionais estetas realizem procedimento de Pelling de Fenol”, pontua Dr. Victor Bellini.
Índice
Entenda o caso
Henrique Chagas era empresário e dono de um pet shop na cidade de Pirassununga, interior do estado de São Paulo, e viajou para a capital apenas para realizar o procedimento Pelling de Fenol com a influencer Natália Becker. De acordo com seu companheiro, o desejo de Henrique era remover as marcas que tinha no rosto e escolheu a clínica de Natália Becker após longa pesquisa na internet.
Ainda de acordo com seu companheiro, Henrique não foi instruído a realizar nenhum exame para atestar suas condições de saúde e começou a passar mal instantaneamente após receber a aplicação do fenol. Especialistas afirmam que o fenol é uma substância cardiotóxica e representa um risco à saúde do coração.
Segundo a investigação, o rosto de Henrique teve ferimentos graves que chegaram a atingir até a gengiva do empresário. A equipe do Instituto Médico Legal realizou exame anatomopatológico para descobrir a quantidade de material tóxico aplicado durante o procedimento.
Influencer é procurada pela morte de jovem após realizar procedimento Peeling de Fenol em São Paulo
A influencer continua foragida e é esperada para se apresentar nesta quarta-feira (5) à delegacia, contudo, a defesa de Natália não confirmou se ela irá prestar depoimento.
A investigação quer ouvir Natália para compreender todos os pontos da morte de Henrique que a princípio havia sido registrada como “morte suspeita” e agora esta sendo investigada como homicídio.
“Resta definir qual o tipo de homicídio. Se é um homicídio culposo, que ocorreu por imperícia do profissional, que não é habilitado para fazê-lo. Ou até mesmo um provável homicídio doloso , quando o agente, muito embora não queira o resultado morte, acaba assumindo o risco de produzi-lo”, afirmou o delegado a um portal de notícias.
Apesar de ser um procedimento antigo, que suaviza rugas e manchas, o Peeling de fenol pode trazer inúmeros riscos à saúde como o escurecimento da pele, cicatrizes, manchas na pele, alteração da frequência cardíaca entre outros.
“O Conselho Federal de Medicina mente” – Dr Victor Bellini
Para o advogado e professor do Nepuga, Dr. Victor Bellini, o Conselho Federal de Medicina usa como palco o infeliz e prematuro óbito de Henrique para disseminar notícias inverídicas acerca do assunto e nos convida a uma reflexão sobre o assunto.
Victor primeiro pontua que é necessário sempre compreender o que diz a Lei do Ato Médico, muito questionada pelo conselho de medicina quando casos assim acontecem. Novamente o CFM mente ao dizer que determinados profissionais não possuem o direito de realizar tal procedimento. Dr. Victor esclarece:
“A própria Lei do Ato Médico estabelexe quais atividades são privativas aos médicos e estabelece que são exclusivos a classe, procedimentos que podem atingir órgãos internos ou seja, procedimentos cirúrgicos e invasivos, o que de fato em procedimentos estéticos, isso não ocorre”
O Dr. ainda destaca outro ponto importante que é a reflxão do profissional quanto ao procedimento que ele pretende realizar e se ele esta preparado e capacitado para realizá-lo.
“Embora a lei não proiba e permita que você realize procedimentos como o do Pelling de Fenol, o profissional sempre deve fazer uma reflexão ética e moral: De fato, eu tenho conhecimento técnico para realizar este procedimento? Eu faria este procedimento em um familiar? Estou apto a realizar este proceidmento e colocaria estas pessoas que amo em uma maca para realizá-lo?
Concluindo sobre as necessidades acerca de procedimentos de risco, Victor aponta a importância da ficha de amnese, uma documentação que possibilitaria a identificação se o paciente possui alguma contra indicação para a realização do procedimento citado.
Busque sempre um profissional qualificado e responsável
Diante de mais um caso grave, onde uma vida foi tirada, é necessário que façamos a reflexão de qual é o limite da realização de procedimentos estéticos? Buscar procedimentos mais seguros e que sejam menos agressivos à saúde e profissionais que hajam dentro da lei e de acordo com a regulamentação de seus conselhos é primordial para que tenhamos segurança ao realizar intervenções estéticas.
Existem ainda diversos procedimentos que podem ser substituídos por tratamentos mais seguros e com maior eficiência que nos leva a questionar se é realmente necessário correr risco de vida tendo a possibilidade de atingir o objetivo onde não seja necessário se expor a situações prejudiciais.
É necessário que o paciente encontre profissionais qualificados e habilitados e busque referências para amenizar as complicações e intercorrências. No caso de Biomédicos estetas, farmacêuticos estetas, biólogos estetas entre outros, recolha informações sobre o histórico do profissional e suas qualificações para atender ao público. Não se pode enquadrar diversos profissionais e suas habilidades como questionáveis decorrente de um caso isolado, pois se fosse assim, quantos médicos levam seus pacientes a óbitos em razão da negligência?
Clínica é fechada pela Vigilância
A prefeitura de São Paulo, responsável pela fiscalização e funcionamento de estabelecimentos na cidade, informou que a vigilância Sanitária fechou e aplicou multa ao Studio Natália Becker, afirmando que o espaço não teria autorização para realizar o peeling de fenol. De acordo com a liberação, o local funcionava apenas com permissão para realizar apenas tratamentos estéticos.
“A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), informa que o estabelecimento foi interditado e autuado pela Vigilância Sanitária municipal por exercer procedimentos em desacordo com a legislação vigente. O estabelecimento possui Licença de Funcionamento Sanitária para o CNAE 9602-5/02 – atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza”, informou em nota a pasta de Saúde de São Paulo.
A polícia Técnico Científica realizou exames necroscópico e toxicológico no corpo do empresário para saber a causa da morte e que substâncias Henrique pode ter ingerido. A delegacia que investiga o caso aguarda os resultados e a polícia apreendeu equipamentos e medicamentos na clínica para a perícia.
A polícia, Jorge Macedo da Cunha, marido de Natália e co-proprietário da clínica, prestou depoimento e afirmou que o peeling de fenol é um procedimento superficial e, por isso, não é exigido nenhum exame anterior.
Contrária a afirmação de Jorge Macedo, a indicação é de que haja a realização de exames para a realização do peeling de fenol, como exames laboratoriais, eletrocardiograma e durante o procedimento, o profissional precisa estar monitorando a frequência cardíaca do paciente.
Um profissional qualificado e habilitado deve se atentar às normas e à excelência na realização de um procedimento e principalmente zelar pela saúde e bem estar do seu paciente.
Deixe um comentário