Pós Graduação em Biomedicina Estética ou Saúde Estética?

Muitas pessoas têm entrado em contato com a equipe do site Biomedicina Estética questionando sobre as diferenças e a validade entre os cursos de Pós-Graduação em Biomedicina Estética vs. Pós-Graduação em Saúde Estética. Após pesquisa realizada no setor e junto às legislações vigentes foi concluído que: Pós-graduação em Biomedicina Estética Compreende-se que o biomédico será […]
Muitas pessoas têm entrado em contato com a equipe do site Biomedicina Estética questionando sobre as diferenças e a validade entre os cursos de Pós-Graduação em Biomedicina Estética vs. Pós-Graduação em Saúde Estética. Após pesquisa realizada no setor e junto às legislações vigentes foi concluído que:

Pós-graduação em Biomedicina Estética

Compreende-se que o biomédico será preparado com conhecimentos e práticas que dão conta da totalidade do campo de atuação da biomedicina estética para se tornar especialista. Este campo deve ser representado por uma grade curricular que possui disciplinas gerais e específicas necessárias para formar um especialista em biomedicina estética, conforme os procedimentos reconhecidos e autorizados pelo conselho de classe da Biomedicina. O ingresso nesta modalidade de pós-graduação deve ser somente por biomédicos formados, respeitando a Lei do MEC (Resolução CNE 01/2007) e as resoluções da Biomedicina. Assim sendo, cursos de pós-graduação são exclusivos para profissionais graduados. A carga horária de um curso de pós-graduação também deve ser compatível com a necessidade de complementar com disciplinas biomédicas e multidisciplinares que passaram durante a graduação do biomédico generalista. A exemplo disso, pós-graduações com carga horária superior a 500 horas/aulas estão superando com larga vantagem cursos e residências de profissão tradicionalmente reconhecida para cuidar de patologias de pele, e que na formação de seus profissionais especialistas, é reservada uma carga horária extremamente reduzida para procedimentos estéticos e altamente focada em mais de 1900 doenças dermatológicas. Somente o biomédico pós-graduado em biomedicina estética numa Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo MEC, tem a possibilidade de obter o reconhecimento e a habilitação pelo conselho biomédico. Portanto, o exercício profissional da Biomedicina Estética, bem como seus procedimentos, é de exclusividade dos biomédicos estetas especialistas com formação especifica a focada para tratamentos estéticos.

Pós-graduação em Saúde Estética

Entende-se que a pós-graduação em saúde estética é voltada para os demais profissionais graduados na área da saúde, que não possuem a Saúde Estética como área de atuação reconhecida pelos seus respectivos conselhos de classe. Como por exemplo os: médicos e fisioterapeutas. Esta modalidade de pós é voltada somente para aqueles que simplesmente desejam apreender novos conhecimentos e ou atuar na área da estética sob a responsabilidade técnica de outros profissionais que podem assumir responsabilidade técnica (RT) de um estabelecimento perante vigilância sanitária municipal.

Pós-graduações de Estética ou semelhantes de outras áreas da Saúde

Assim como ocorre na Biomedicina Estética, na Fisioterapia, para o fisioterapeuta obter o título de especialista em Dermatofuncional é necessário que seja concluída a pós-graduação lato-sensu em Dermatofuncional. A fisioterapia não aceita títulos de especialização em outras áreas semelhantes ou generalizadas. Não faria sentido algum o fisioterapeuta obter titulação em dermatofuncional por meio de uma pós-graduação em biomedicina estética ou saúde estética. Os respectivos conselhos dos fisioterapeutas somente concedem o exercício ao especialista em dermatofuncional. E o mesmo ocorre na biomedicina.

Esteticistas e a Pós-Graduação em Biomedicina Estética

Para que o técnico em estética ou o tecnólogo em estética possa exercer profissionalmente os procedimentos da biomedicina estética, primeiramente, deve cursar a graduação em biomedicina e, posteriormente, ver junto ao conselho como se habilitar em Biomedicina Estética, sendo que a alternativa mais procurada é a pós-graduação. Não é possível obter o título de especialista numa profissão, sem ao menos fazer parte da profissão em questão. E a única maneira fazer parte da profissão biomedicina, é concluindo o curso de graduação reconhecido pelo MEC. Apesar de ambas profissões realizarem procedimentos semelhantes, Estética e Biomedicina, são profissões distintas. Os biomédicos estetas possuem excelência em procedimentos invasivos injetáveis que penetram na derme e epiderme, análises clínicas, pesquisa científica e lecionar à classe médica. A especialidade Biomedicina Estética quando comparada com a profissão Estética, podem ser vistas como co-irmãs e não-concorrentes. Assim sendo, não é possível e nem justo pular etapas. Talvez, seja possível haver o aproveitamento das grades curriculares. Porém, isso fica a cargo da coordenação de cada faculdade de biomedicina, sendo necessária a consulta individual pelo interessado. Pós Graduação de Biomedicina Estética

Comentário (33)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2010-2021. Portal da Biomedicina Estética.
logo biomedicina estética