Conheça 7 hábitos diários para manter o cérebro saudável
Todo mundo quer ser feliz, saudável e inteligente, não é mesmo? Alguns acreditam que um corpo saudável e bem exercitado pode ajudar e muito neste quesito. Mas, atenção, um neurocientista diz que não é bem assim.
Daniel Amen é um neurologista americano famoso por suas palestras e livros best-sellers. Ele dedicou boa parte de seu tempo e pesquisas em técnicas para analisar, por meio de imagens, o comportamento do cérebro humano e, afirma que manter a mente saudável é a melhor maneira de ter uma vida produtiva e feliz.Em seu último livro, “Change Your Brain Change Your Life” (“Mude seu cérebro, mude seu corpo”, publicado no Brasil pela editora Best Seller), ele analisa a importância de manter seu cérebro em um determinado estado, que o ajudará para o resto da vida. Amen defende que um cérebro saudável ajuda a diminuir as mudanças pelas quais passamos.A revista Inc listou sete hábitos que ele sugere, a fim de manter um cérebro e, por tabela, uma mente saudável.Estão curiosas para saber quais são esses hábitos? Confiram:Índice
Mude a sua dieta
Fazer dieta é um padrão comum na nossa sociedade moderna, mas é algo também que a maioria das pessoas para de fazer após perder alguns quilos. O problema é que ficar entrando e saindo de dietas afeta o nosso cérebro de várias formas negativas, segundo Amen.Em seu livro, ele sugere algumas regras de alimentação que visam deixar o cérebro saudável. Mudar a quantidade de ingestão de carboidratos ou beber mais água são algumas delas. Priorizar ingredientes com baixo nível glicêmico, carboidratos com grande fibras bem como gorduras saudáveis e proteínas.
Exercite-se
Quando a nossa agenda aperta, surge novos compromissos e a rotina fica complicada, a primeira coisa que tendemos a fazer é cortar os exercícios. Amen afirma que é uma atitude errada, o exercício ajuda a reduzir o nível de estresse a que o cérebro fica exposto, aumentando o fluxo de oxigênio, sangue e nutrientes que chegam até ele.
Também deixa o açúcar em níveis que não são alarmantes. Amen diz que o mais indicado seria variar os exercícios realizados de modo a manter diferentes partes do cérebro em atividade bem como exercícios de coordenação e alongamento.
Medite
Pode ser difícil encontrar tranquilidade. Mas sim, manter-se em paz é fundamental e certamente vai ajudar a deixar calmo um cérebro ansioso.
Elimine os pensamentos negativos
Um dos maiores perigos contra nosso cérebro é ter pensamentos negativos automáticos. Eles vêm para todo mundo, mas mantê-los é algo extremamente perigoso ao nosso cérebro.
Entre as estratégias para não deixar que isto ocorra, Amen defende que acima de tudo é preciso questionar esses pensamentos a fundo, identificando como você se sente com relação a eles e, depois, transformá-los ao mudar a perspectiva de encará-los.
Ouça música clássica
foco é o maior desafio para pessoas que têm uma agenda cheia e dezenas de compromissos diários. No livro, observamos que pessoas que escutam Mozart são mais focadas e melhoram suas habilidades sociais na hora de realizar uma atividade.
Gaste tempo com pessoas positivas
manter-se longe de pessoas negativas, que nos fazem mal, é algo muito enfatizado por Amen. Assim, é possível remover alguns gatilhos que provocam alterações químicas em nossos cérebros e que acabam nos fazendo mal. Gaste tempo com quem você sabe que será bom para você. Estará ajudando a manter seu cérebro saudável.
Aprenda algo novo todos os dias
Einstein uma vez disse que, se as pessoas gastassem 15 minutos de seu dia aprendendo algo novo, em um ano, elas seriam experts em um assunto e, em cinco anos, experts nacionais. Amen concorda e afirma que fazer disso uma tarefa diária que quebra a rotina, mantém o cérebro revitalizado e estimulado.
[widgetkit id=”28″ name=”BANNER PÓS-GRADUAÇÃO BIOMEDICINA ESTÉTICA NEPUGA”]
Deixe um comentário