
Jornalista há 10 anos, formada pela Unesp, com MBA em Marketing pela USP e especialização em SEO, escreve sobre Saúde Estética com clareza e precisão.
February 21, 2020
2.5K
visualizações
Duas vitórias para biomedicina:No segundo mês do ano, já tivemos um imenso avanço - os biomédicos estetas conseguiram a liberação para trabalhar com Ozônio e o Cofen publicou nova resolução sobre a biomedicina estética.
ENTRE NO GRUPO E ACOMPANHE AS NOSSAS ANÁLISES
O Cofen publicou nesta sexta-feira 21/02/20 pela manhã, a resolução 626/2020 que regulamenta a atuação dos biomédicos especialistas em estética. Decisões judiciais haviam suspendido provisoriamente a resolução anterior 529/2016.A atuação de biomédicos na área de estética é uma realidade no Brasil e no mundo. Regulamentar os procedimentos e recursos terapêuticos disponíveis contribui para a segurança dos pacientes e profissionais. Graças a essa vitória parcial divulgada, agora o Cofen pode buscar restabelecer a integralidade dos procedimentos feitos pelos biomédicos estetas.O biomédico habilitado poderá realizar os seguintes procedimentos na área da estética:- Carboxiterapia;- Cosméticos;- Cosmecêuticos;- Dermo pigmentação;- Drenagem linfática;- Eletroterapia/Eletrotermofototerapia;- Terapia Combinada de ultrassom e Micro Correntes;- Micro pigmentação;- Ultrassom Cavitacional;- Vacuoterapia;
O Cofen (Conselho Federal de biomedicina) reconheceu na última quarta-feira 20/02/20 a Ozonioterapia como terapia complementar possível de ser realizada por biomédicos que sejam capacitados para a prática. A recomendação é de que o profissional faça cursos com carga horária mínima de 120 horas.“Nesse sentido, e considerando que a utilização de terapias com a utilização do ozônio tem sido amplamente difundida entre as diversas profissões da área da saúde, espera-se que possamos clarificar as propriedades da Ozonioterapia, suas indicações, vias de aplicações, modo de ação e resultados obtidos, com vistas a assegurar a utilização do método de forma segura pelo profissional biomédico, regulamentando a sua prática, a exemplo do que já tem ocorrido na odontologia, na fisioterapia, na farmácia, dentre outras.”Tratamento alternativo aprovado pelo SUS e os biomédicos podem SIM realizar os procedimentos em seus pacientes. Antes o profissional de biomedicina só podia atuar como terapeuta integrativo, agora ele foi reconhecido pela sua profissão.A Ozonioterapia é a administração terapêutica de Ozônio caracterizada pelo aumento da oxigenação tecidual e consequente aumento do metabolismo. Trata-se de um método minimamente invasivo que oferece analgesia para a maioria dos pacientes, assim como recurso complementar no tratamento de doenças infecciosas agudas e crônicas causadas por vírus, bactérias e fungos, em queimaduras e úlceras diabéticasO biomédico esteta pode usar Ozônio para melhorar o sistema imunológico dos pacientes, reverter processo de envelhecimento, acelerar cicatrização, combater a celulite e nas ações capilares, eliminando caspas e seborréia além de trazer o rejuvenescimento da pele das mãos e colo.Parabéns biomédicos, essa vitória é de vocês.
Conecte-se à rede de Biomédicos Estetas
Para obter acesso gratuito a outros artigos acadêmicos, faça o cadastro com sua conta Google.