
Jornalista há 10 anos, formada pela Unesp, com MBA em Marketing pela USP e especialização em SEO, escreve sobre Saúde Estética com clareza e precisão.
April 12, 2019
2.5K
visualizações
O fisioterapeuta Dr. Raphael Ferris convocou os biomédicos e biomédicos Estetas para uma união contra o Ato Médico 2. Com a volta da tramitação, muitos profissionais que atuam na Saúde Estética acenderam o alerta. Afinal, a classe médica já deixou um rastro de liminares e processos contra a maioria destes profissionais.Dr. Raphael repudia a investida médica para cima das outras classes. Segundo ele, o PL precisa ser renomeado para Projeto de Lei do Monopólio Médico, isso porque não há uma justificativa de regulamentação e atualização das práticas da medicina.
“Há simplesmente um interesse da medicina em cercear os direitos, a autonomia dos demais profissionais da saúde. Isso está explícito no Projeto”
Ferris também destacou que a medicina não tem mais a justificativa de atualização da profissão, já que isso aconteceu em 2013 e aconteceu com vetos, garantindo a autonomia profissional das demais classes.
“Esse PL precisa ser arquivado. Existe um histórico de negativas do Ato Médico, porque ele é corporativista. Então, precisamos juntos, fazer o corpo a corpo e lutar contra o Projeto”
O Conselho Federal de biomedicina (Cofen) já se mostra contra o Ato Médico 2 desde quando o Projeto foi apresentado, em 2013.Os biomédicos sofrem até hoje com as liminares impostas pela classe médica, o que resultou no impedimento da atuação destes profissionais.
Isso não é justo! Estes são extremamente qualificados para tais procedimentos, uma vez que são responsáveis por aplicar injeções e atuar em outras situações bem mais complexas que os injetáveis.
Confira: Vote contra o Ato Médico 2, que limita atuação da biomedicina
De acordo com o Dr. Raphael, a classe médica sabia que no governo Dilma o monopólio não iria avançar, já que enfrentou o lobby médico pela trazendo o “Mais Médicos”, trazendo os médicos cubanos, combatendo a questão classista dos médicos.Eles sabiam que não iriam conseguir avançar com o PL do Ato Médico do jeito que a classe queria, tanto que sofreram os vetos. Então, criaram um novo Projeto de Lei.Existe um PL vigente atualmente, que é o Projeto de Lei que contém os vetos do governo. Então eles apresentaram um novo projeto, mudando algumas coisas que o próprio Governo Federal vetou. Ou seja, um grande absurdo!
O lobby médico tem interesse nos procedimentos invasivos. Como as outras profissões da saúde estão pleiteando e executando funções minimamente invasivas, os médicos estão com essa demanda de tentar cercear este direito, até porque é uma fatia do mercado que a medicina nunca explorou.
A medicina quer impedir as demais classes da área da saúde estética de exercerem na canetada.Parece brincadeira, não é mesmo? Ferris ainda citou que “arrisca a dizer” que boa parte dos profissionais da medicina são formados por profissionais de outras áreas e que essa ação tem uma lógica que não dá para entender.
“Este Projeto faz cair a máscara da medicina, porque o primeiro projeto do Ato Médico, que sofreu os vetos, tinha a justificativa de que a profissão precisava ser atualizada e esse não tem nenhuma justificativa social. Com a criação deste segundo PL, fica claro que o Ato Médico não tinha como justificativa a regulamentação da profissão e sim cercear as demais profissões”
Chegou a hora de mostrarmos novamente a nossa força. Com este novo movimento do Ato Médico 2, a qualquer momento podemos ter novidades surpreendentes, mas negativas.
Chamem os amigos, familiares e vamos todos votar CONTRA o Ato Médico 2
“Discordo Totalmente”
#JuntosSomosMaisFortes Mostre sua força! Deixe aqui nos comentários ou nas nossas redes sociais a sua opinião sobre o tema e se indigne junto com a gente!
ENTRE NO GRUPO E ACOMPANHE AS NOSSAS ANÁLISES
Conecte-se à rede de Biomédicos Estetas
Para obter acesso gratuito a outros artigos acadêmicos, faça o cadastro com sua conta Google.