

Jornalista há 10 anos, formada pela Unesp, com MBA em Marketing pela USP e especialização em SEO, escreve sobre Saúde Estética com clareza e precisão.
July 30, 2018
2.5K
visualizações
A técnica de biomedicina, Mariana Batista, foi presa na manhã desta segunda-feira (30) acusada de matar uma paciente após procedimento estético com silicone industrialVocês lembram quando o mágico mascarado, conhecido como "MISTER M", revelou sua identidade após tirar sua máscara em rede nacional? Pois bem, estamos passando por essa fase, onde os médicos e esteticistas estão sendo desmascarados pelos seus erros-médicos dia após dia.
Desta vez, uma médica foi presa, após três meses de investigação, suspeita de causar a morte de uma paciente após um procedimento estético proibido.A investigação começou em abril/2018, após a paciente Fátima de Oliveira ser submetida a realizar um procedimento estético nos glúteos e somente nesta segunda-feira (30-07-18) a técnica de biomedicina foi presa.
A médica realizou o procedimento estético utilizando silicone industrial para dar “aquela levantada” no bumbum da paciente.Segundo a polícia, o laudo constatou que a morte da paciente foi devido a aplicação da substância.
A médica assumiu o risco de matar ao realizar a aplicação de substância, mesmo sem possuir formação e ainda mais realizando procedimentos estéticos com substâncias proibidas
Segundo as investigações, ela também prescreveu medicações para a vítima após tomar ciência das complicações provocadas pela cirurgia. Pode isso produção? Não, não pode!
Ainda segundo a denúncia, desde o ano de 2017 até março de 2018, Mariana exerceu a profissão de médica ilegalmente, sem registro profissional ou formação, aplicando silicone industrial em diversas pessoas, com o objetivo de obter lucro financeiro.Mariana, que era estudante de um curso técnico de biomedicina, realizava diversos procedimentos clandestinos de bioplastia, utilizado para realizar preenchimento corporal, além de não possuir habilitação profissional para atuar na área.
Contudo, a biomédica recebia ajuda de outras duas mulheres, que também não tinham nenhum tipo de formação na área da saúde, tão pouco na área da saúde estética.A prisão aconteceu no Município de Mesquita, na Baixada Fluminense, após investigação de três meses da delegacia em conjunto com o Ministério Público do Rio de Janeiro.
Recentemente, mostramos a famosa medicina de instagram com o caso do “Dr. Bumbum” que após procedimento estético utilizando PMMA, causou a morte da bancária Lilian Calixto, vocês lembram?
Pois bem, sem pesquisar no CRM, ou buscar mais informações, a paciente foi atraída após ver um anúncio vinculado ao facebook, compartilhado por uma amiga em comum, e entrou em contato via whatsapp para agendar o procedimento estético.Já na primeira aplicação, segundo familiares da vítima, foi meio litro de silicone insdutrial nas nádegas, mas a paciente teria ficado insatisfeita com o resultado e insistiu para realizar uma nova aplicação, dessa vez de 1 litro em cada nádega.
Não deveria ter um intervalo entre as aplicações para refazer o procedimento? O dinheiro, nessas horas, falou mais alto e a técnica de biomedicina imediatamente realizou a aplicação pela segunda vez, em menos de um mês. Após o procedimento, a paciente relatou sentir dores insuportáveis e febre.Com medo de ser descoberta pela prática ilegal, a técnica de biomedicina decidiu receitar medicamentos para dor: antialérgicos e anti-inflamatórios, mas os remédios não fizeram efeito, foi então que a paciente deu entrada no Hospital, mais já era tarde demais, o quadro dela era gravíssimo e ela não resistiu.
Inúmeras pessoas tem o desejo de realizar um procedimento estético, não? Contudo, vocês precisam entender que existem profissionais agindo de má fé, portanto busquem saber mais dos profissionais escolhidos.

Entre em contato com o conselho, saiba se estão ativos perante a eles, onde realizaram a pós-graduação em estética e se de fato possuem cursos de especialização. Saiba há quanto tempo estão atuando no mercado, onde fica a clínica de atendimento.Todas as informações possíveis são primordiais nestes casos. Lembrem-se que o barato, por diversas vezes, sai caro e o pagamento ao cair nas mãos de profissionais mau caráter podem valer uma vida.
Sabemos que, o COFEN é favorável a atuação do biomédico com a técnica da ozonioterapia no tratamento de feridas (água, óleo ozonizado) e hidrocolonterapia com ozônio, desta forma os biomédicos podem atuar também como terapeuta.Se a técnica de biomedicina, citada na matéria, fosse um pouco mais inteligente e estivesse adotando a ozonioterapia e terapias integrativas como uma nova opção de mercado de trabalho, ela certamente não precisaria se expor desta forma: praticando o exercício ilegal de outra profissão, como também não estaria colocando a vida de outras pessoas em risco fazendo estética cirúrgica sem permissão, não é mesmo?
Na estética a técnica poderá ser utilizada para diversos tratamentos, como: celulites, vasinhos, acne, estrias, gordura localizada, entre outros.Para realizar tratamentos com ozônio, o profissional da saúde e estética deve realizar um curso específico sobre as técnicas de ozonioterapia.
ENTRE NO GRUPO E ACOMPANHE AS NOSSAS ANÁLISES
Conecte-se à rede de Biomédicos Estetas
Para obter acesso gratuito a outros artigos acadêmicos, faça o cadastro com sua conta Google.