Biomedicina Estética: 7 dicas do Sebrae para empreender com uma clínica ou consultório de estética
Uma meta muito comum entre os Biomédicos Estetas é abrir seu próprio negócio e assim conquistar mais liberdade, flexibilidade horário e o tão esperado retorno financeiro.
Dentro do mercado da Biomedicina Estética é possível empreender e ser seu próprio chefe, e foi isso que o Rafael Domingues Ferreira, Biomédico Esteta, fez. Depois de muito tempo trabalhando dentro de um laboratório e sem muito contato humano, ele resolveu se lançar no mercado autônomo.
“Na estética eu já percebi muita [diferença na minha vida] e foi uma das melhores coisas [que já fiz] e que melhorou a minha autoestima, onde eu tenho o meu horário, minha agenda e a minha flexibilidade quando eu preciso sair”, conta o biomédico esteta.
E de acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o setor da Saúde Estética só tende a crescer cada vez mais. Afinal, as pessoas estão preocupadas com a sua saúde e em ter um envelhecimento mais saudável.
“Uma das grandes apostas para o desenvolvimento do segmento de beleza está direcionada à longevidade que a população está alcançando. O envelhecimento com qualidade de vida é requisito essencial para a nova geração da 3ª idade que está se formando, onde existe grande procura de serviços de estética. Desta forma, a fidelização desse público alvo pode ser encarada como uma oportunidade de negócio”, afirma a entidade.
Pensando nisso e na necessidade dos empreendedores acompanharem o mercado da Biomedicina Estética com qualidade, o Sebrae separou 7 dicas para você empreender com uma clínica ou consultório de estética.
Índice
7 Dicas do Sebrae para empreender com uma clínica ou consultório de estética
A entidade que apoia desde pequenos a grandes empresários, reuniu uma série de dicas especiais para você direcionar da melhor forma seu negócio na Biomedicina Estética.
É claro que o fator mais importante dentro do seu negócio é que você ofereça segurança e bons resultados para seus pacientes, e isso você certamente adquiriu em sua Pós-graduação em Biomedicina Estética, certo?
Entretanto, saber realizar a gestão do seu negócio e organizar seu espaço de estética de maneira convidativa para seus clientes é um aprendizado que não se pode dispensar. Então dê uma olhada nas dicas do Sebrae abaixo!
1- Organização de serviços
Se atente para sempre manter sua clínica ou consultório de estética bem organizado e limpo, afinal, as pessoas sempre reparam. Um ambiente bem cuidado traz sensação de conforto, segurança e bem-estar.
Certamente você já ouviu que a primeira impressão é a que fica, não é? A máxima carrega um bom peso de veracidade, portanto, proporcione uma boa impressão.
2- Ofereça um ambiente elegante e confortável
Seguindo a mesma linha de raciocínio da primeira dica, lembre-se de investir em uma decoração suave e que remeta a calmaria e tranquilidade. Atente-se às cores e quadros, é preciso que cada detalhe do seu espaço transmita um ar confortável.
Além disso, menos é sempre mais, então uma decoração minimalista cai super bem para clínicas ou consultórios de estética e deixa o ambiente elegante e encantador.
3- Ofereça um serviço cordial e hospitaleiro
Além de você, como profissional especialista em Biomedicina Estética, oferecer um atendimento personalizado, atencioso e educado para seus pacientes, não esqueça de treinar toda sua equipe.
Desde os secretários até os responsáveis pela limpeza do local, todos precisam estar entrosados na comunicação e tratamento oferecidos aos seus pacientes.
4- Som ambiente tranquilo
Geralmente, na grande maioria das vezes, seus pacientes procuram clínicas ou consultórios de estética a fim de buscarem tratamentos para se sentirem bem, cuidarem da beleza, bem-estar e qualidade de vida, por isso, atente-se ao ambiente que você oferece à eles.
Ao contrário do que muitos pensam, não são todas as pessoas que estão dispostas a ouvir qualquer tipo de música. E sabemos que agradar todo mundo é bem difícil, mas você pode tentar.
O som ambiente para uma clínica ou consultório de estética pode ser silencioso, bem como com músicas serenas e relaxantes, como instrumentais.
5- Use materiais de qualidade
A área que você escolheu trabalhar traz muitos retornos positivos para sua vida, tanto pessoal quanto profissional. Entretanto, ela é extremamente delicada, uma vez que lida com a autoestima de uma pessoa, dessa forma, todo cuidado ainda é pouco.
E o principal fator que você deve estar atento é no uso de materiais de qualidade nos tratamentos dos seus pacientes. Eles garantirão que seus procedimentos estéticos sejam bem sucedidos e fidelize clientes.
6- Fidelize seus clientes
Ao seguir todas as dicas acima, suas chances de fidelizar seus pacientes e fazer com que eles retornem com frequência à sua clínica ou consultório de estética aumentam substancialmente.
Mas uma forma de incentivar a volta deles é oferecer um programa de fidelidade que seja mais viável para você. Seja com cartões, brindes, descontos ou tratamentos, você precisa idealizar maneiras de trazê-los de volta para você!
7- Pontualidade nos atendimentos
E por último, mas não menos importante, seja sempre pontual em seus atendimentos. Para não ter erro, tente sempre agendar cada paciente com tempo de sobra, antes e depois, assim serão menos chances de acontecer imprevistos.
Você já havia pensado em alguma dessas dicas? Deixe seu comentário abaixo e nos conte sua experiência como empreendedor. E caso ainda não tenha começado, por que ainda não se aventurou?
Queremos saber! 😉
Deixe um comentário