Skip to main content

CFM entra na justiça para impedir dentistas de aplicarem Toxina Botulínica com fins estéticos

O Conselho Federal de Medicina (CFM) entrou na justiça para tentar barrar a aplicação de Toxina Botulínica para fins estéticos pelos dentistas. Leia também: 28/10/2016 – Decisão do TRF-1 restaura o direito dos Biomédicos realizarem todos os procedimentos estéticos respaldados nas Resoluções do CFBM Uma matéria foi publicada nesta quarta-feira pelo portal R7 falando sobre […]
O Conselho Federal de Medicina (CFM) entrou na justiça para tentar barrar a aplicação de Toxina Botulínica para fins estéticos pelos dentistas.Leia também: 28/10/2016Decisão do TRF-1 restaura o direito dos Biomédicos realizarem todos os procedimentos estéticos respaldados nas Resoluções do CFBMUma matéria foi publicada nesta quarta-feira pelo portal R7 falando sobre esse assunto. No vídeo, o Presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Jayme Oliveira afirma que a realização desse procedimento por profissionais não-médicos é um risco, pois uma aplicação errônea pode trazer efeitos colaterais graves, como necrose, deformidades e assimetria.No entanto, um levantamento feito pelo Blog Biomedicina Estética apurou que até o momento não existe um caso de óbito associado à necrose de pacientes que tenham realizado aplicações de Botox com profissionais não-médicos e médicos no mundo.Todos os efeitos colaterais que a toxina botulínica mal aplicada pode causar são considerados problemas funcionais ou de paralisação dos músculos da face. Não existem medicamentos que são usados para reverter esses efeitos, apenas sessões de radiofrequência e o tempo de absorção da substância no organismo normaliza o movimento do músculo.No material jornalístico divulgado pelo portal do R7, os dentistas afirmam que são profissionais com uma formação muito grande em anatomia cabeça/pescoço. Eles têm profundo conhecimento sobre os músculos da face, as enervações e lidam com isso muito bem.

Argumentos conflitantes dos médicos

Uma das principais defensoras de que os não-médicos não podem realizar procedimentos como aplicação da toxina botulínica, pois diversos efeitos colaterais negativos podem ocorrer é a médica e dermatologista Denise Steiner. Mas em seu próprio site ela divulga uma série de informações em um discurso que afirma que “a aplicação da toxina botulínica é considerada um procedimento seguro, tanto do ponto de vista imediato, como no seguimento a longo prazo”. Se esse fosse um procedimento com casos de morte registrados, passível de graves deformações na face de pacientes, entre outros riscos, ela não deveria esclarecer esses pontos também para os seus colegas médicos?É importante avaliarmos bem o tipo de discurso praticado por esses profissionais. O que acontece com o paciente se o médico errar na aplicação da toxina botulínica? Por que o médico pode errar nesse procedimento, mas o CFM e a SBD não aceitam que não-médicos também podem cometer erros, uma vez que esses mesmos erros não são irreversíveis e nem ocasionam morte de pacientes, necrose, de acordo com registros da literatura até o momento?Uma entrevista da mesma Denise Steiner de 2008 que pode ser encontrada por qualquer um na Internet ela diz que nunca viu um caso em que a toxina botulínica se espalhou para músculos além daqueles tratados: “Quando se aplica ao redor dos olhos pode ocorrer queda da pálpebra, mas isso é raro e reversível. A droga não ataca o fígado. Não se pode afastar, porém, o risco de alergia. É bom lembrar que a toxina não elimina flacidez”, diz a fala da especialista.

A estética é a área mais rentável para o médico dermatologista

Interessados em reserva de mercado, de olho nas vantagens financeiras de trabalharem na estética e objetivando serem os únicos a poder realizar tais procedimentos, o discurso dos médicos é de que só eles têm preparo adequado para lidar com complicações e conhecimento com agulhas para realizar as aplicações, como no caso da toxina botulínica.No entanto, dentro da medicina, não existe a especialização Estética. O mais próximo da Estética que esses profissionais chegam é ao cursar a especialização em dermatologia, que trata do estudo de mais de 3 mil doenças e patologias da pele. Estética, beleza e bem-estar, não são o foco dessa especialização dos médicos. Em muitos programas de especialização a estética nem está presente porque tal disciplina não é obrigatória!Já os profissionais não-médicos que se habilitam na estética, cursam uma pós-graduação que tem o objetivo exclusivo de aprimorar e agregar conhecimentos técnicos e científicos da Saúde Estética para que esse profissional seja especialista em devolver a autoestima das pessoas, cuidando de beleza. Em momento algum se vê biomédicos estetas e demais profissionais da saúde autorizados por seus respectivos Conselhos de Classes tratando de doenças de pele em pacientes, assim como os dentistas também não o fazem.A estética não é uma área exclusiva de atuação dos médicos, assim como a acupuntura também não é.Dentistas e profissionais da saúde não podem se intimidar com as afirmações desses profissionais.
Biomedicina Estética
Administrador
Somos apaixonados pelo que fazemos e fazemos tudo por amor. Nosso compromisso é apenas com a verdade e com o que acreditamos e defendemos – a biomedicina estética é legítima, um direito do biomédico, do biomédico esteta, do graduando em biomedicina e, principalmente, de toda a sociedade beneficiada com as informações aqui divulgadas e como caminho de beleza e elevação da auto-estima.
Veja mais Noticias

Comments (18)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *