Skip to main content

Conselho Federal de Biomedicina e a Estética

CFBM responde COFFITO sobre as Esteticistas O Conselho Federal de Biomedicina-CFBM, em resposta ao COFFITO que moveu ação no Ministério Público contra a Biomedicina Estética, incorpora a categoria dos Esteticistas em seu quadro de associados. O Conselho Federal de Biomedicina-CFBM, em resposta ao COFFITO que moveu ação no Ministério Público contra a Biomedicina Estética, incorpora a categoria […]
Conselho Federal de Biomedicina e a Estética
[speaker]

CFBM responde COFFITO sobre as Esteticistas

O Conselho Federal de Biomedicina-CFBM, em resposta ao COFFITO que moveu ação no Ministério Público contra a Biomedicina Estética, incorpora a categoria dos Esteticistas em seu quadro de associados. O Conselho Federal de Biomedicina-CFBM, em resposta ao COFFITO que moveu ação no Ministério Público contra a Biomedicina Estética, incorpora a categoria dos Esteticistas em seu quadro de associados. A partir de agora, os Esteticistas têm respaldo jurídico de Conselho Profissional de Classe o que é uma garantia contra abusos de outras profissões que tentam tornar os procedimentos estéticos como privativos para si. Assim sendo, a Estética passa a ter um conselho que lutará pela classe. Trata-se de uma justificativa à sociedade que Estética não é o mesmo que Dermato-Funcional, onde cinésiologia não tem relação direta ao surgimento e correções de disfunções estéticas. A Resolução da Dermato-Fucional está limitada a conceitos clínicos-cinesiológicos-funcionais (funcionamento do movimento e das forças relacionadas). Ainda, fazem uso do termo genérico “dermato” o que não se define nem como dermatologia e nem estética. O respeito de competências entre os biomédicos e esteticistas continuará. Os biomédicos estetas e os esteticistas possuem campos distintos de atuação, complementares e não-concorrentes, sendo que os biomédicos estetas continuarão atuando com procedimentos invasivos não-cirúrgicos, como a Toxina Botulínica, Intradermoterapia, Preenchimentos, Micro-agulhamento, Lasers de alta potência, Peelings Médios e entre outros, enquanto as esteticistas continuarão atuando com procedimentos corporais e faciais pelo uso de lasers frios, rádiofrequencia, ultra-sons e demais procedimentos manuais como a drenagem linfática, limpeza de pele, bambuterapia e pré/pós operatório. Outro objetivo a ser alcançado é o aumento no quadro de associados de técnicos e tecnólogos nos Conselhos.

Comunicado do SINDEST e Conselho Federal de Biomedicina

SINDEST E CONSELHO FEDERAL DE BIOMEDICINA COMUNICAM A TODOS OS PROFISSIONAIS ESTETICISTAS, TÉCNICOS E TECNÓLOGOS QUE A PARTIR DO DIA 20 DE NOVEMBRO DE 2011, ESTAREMOS DE MANEIRA LEGAL E IRREVOGAVELMENTE INCLUSOS E COMPARTILHANDO DO CONSELHO FEDERAL DE BIOMEDICINA E SEUS RESPECTIVOS CONSELHOS REGIONAIS. O INGRESSO AO CONSELHO GARANTIRÁ A TODOS OS PROFISSIONAIS O EXERCÍCIO DE NOSSAS ATIVIDADES QUE VÊM SENDO SISTEMATICAMENTE INVADIDAS POR OUTRAS ÁREAS. GRAÇAS A RESOLUÇÃO 201 DE 25 DE AGOSTO DE 2011, OS PROFISSIONAIS ESTETICISTAS DE NÍVEL TÉCNICO E TECNÓLOGO PODERÃO SOLICITAR SEU INGRESSO AO CONSELHO QUE PASSA A SER NECESSÁRIO PARA EXERCER LEGALMENTE NOSSA PROFISSÃO. O REGISTRO É IMEDIATO A TODOS QUE POSSUÍREM DIPLOMAS RECONHECIDOS POR INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS DEVIDAMENTE CREDENCIADAS. QUANTO AOS PROFISSIONAIS COM CURSOS LIVRES SOLICITAMOS QUE SE INFORMEM COM O SINDEST. APROVEITAMOS A OPORTUNIDADE PARA PARABENIZAR OS ESTETICISTAS QUE AGORA POSSUEM VOZ E VEZ. DIRETORIA CRBM 1ª REGIÃO Veja também:

Comments (17)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *