Cuidado com o que você publica nas redes sociais
Você sabe o que é e o que não é permitido postar sobre o seu negócio e os seus pacientes nas redes sociais? Hoje, vamos falar de um tema muito importante e também polêmico. O que eu posso ou não posso publicar nas redes sociais? O Facebook e Instagram estão cheios de perfis e páginas […]
Índice
Você sabe o que é e o que não é permitido postar sobre o seu negócio e os seus pacientes nas redes sociais?
Hoje, vamos falar de um tema muito importante e também polêmico. O que eu posso ou não posso publicar nas redes sociais? O Facebook e Instagram estão cheios de perfis e páginas de clínicas de estética que divulgam fotos dos seus procedimentos e pacientes. Mas será que eles estão agindo de forma correta?O Código de Ética da Biomedicina deixa bem claro, no Capítulo 3, as normas que regem os limites da divulgação e propaganda da atividade biomédica. Separamos alguns trechos:CAPÍTULO III – Da Divulgação e PropagandaArt. 6º – Os anúncios, individuais ou coletivos, deverão restringir-se:- a) ao nome do biomédico e respectivo número de inscrição no Conselho;
- b) às habilitações devidamente registradas;
- c) aos títulos da profissão;
- d) aos endereços e horários de trabalho.
- a) oferecer seus serviços profissionais através de qualquer mídia para promover-se profissionalmente;
- b) divulgar nome, endereço, laudos ou qualquer outro elemento que identifique o paciente;
- c) publicar fotografia de pacientes, salvo em veículo de divulgação estritamente científica e com prévia e expressa autorização do paciente ou de seu representante legal;
- d) anunciar preços de serviços, modalidade de pagamento e outras formas de comercialização.
O que é praticado hoje nas redes sociais
Como a estética está ligada intimamente ao corpo, tem muitos profissionais da saúde usando fotos de clientes, da realização de procedimentos, de antes e depois, para divulgar os seus negócios. Como podemos perceber, essas atitudes vão de encontro ao estipulado no artigo 8º do capítulo 3 do Código de Ética.Um ponto importante a ser destacado é o uso em excesso de imagens de pacientes, sem autorização. Como já vimos é proibido a divulgação de imagens de pacientes, mas o mais grave é divulga-las sem a autorização prévia do paciente. É preciso ter muito cuidado com isso!É dever de todo o biomédico seguir as recomendações do Código de Ética
Sabemos, que o Código de Ética da Biomedicina está um pouco ultrapassado, com a tecnologia e o advento dos redes sociais fica difícil controlar a publicidade. Mas se você já atua na estética ou quer seguir essa área, esteja ciente de que precisa seguir as normas.O profissional que infringir as regras, poderá ser penalizado e ter um apontamento em sua ficha criminal. Além de poder ser autuado pelo Conselho e ter a suspensão da sua habilitação profissional.Leia o Código de Ética da Biomedicina na íntegra aqui.Somos apaixonados pelo que fazemos e fazemos tudo por amor. Nosso compromisso é apenas com a verdade e com o que acreditamos e defendemos – a biomedicina estética é legítima, um direito do biomédico, do biomédico esteta, do graduando em biomedicina e, principalmente, de toda a sociedade beneficiada com as informações aqui divulgadas e como caminho de beleza e elevação da auto-estima.
Veja mais Noticias
Escrito por Leda Trevizoni
Vitória para fisioterapeutas dermatofuncionais: novo reconhecimento do COFFITO pelo direito à administração de injetáveis
16 setembro, 2024
Escrito por Leda Trevizoni
Suspensão da Resolução CFBio 582/2020? Biólogos estetas devem permanecer unidos em prol da saúde estética
01 agosto, 2024
Escrito por Leda Trevizoni
Advogado de defesa em favor de Dra Ana Carolina Puga emite nota sobre ação movida pelo CREMESP
24 abril, 2024
Deixe um comentário