No percurso acadêmico é comum encontrar alguns problemas referentes à instituição de ensino e precisar reclamar da faculdade em algum momento, seja em rodas de amigos ou redes sociais. Mas já parou para pensar se realmente é necessário?

Dificuldades de relacionamento ou falhas no sistema são situações comuns em qualquer instituição. Realmente, podem até render boas dores de cabeça, mas é preciso analisar cada circunstância antes de reclamar da faculdade, principalmente, antes de tentar resolvê-la de forma judicial.

Até porquê, se você refletir, sujar a imagem da faculdade pode afetar até mesmo seu currículo, que futuramente carregará o nome dela em sua formação.

Por isso, neste artigo, fizemos um compilado de direitos e deveres do aluno, a fim de conscientizar se, de fato, é necessário reclamar da faculdade ou se há maneiras de solucionar os problemas da melhor forma. E já adiantamos, sempre dá!

 

Onde e como reclamar da faculdade?

A forma mais eficaz para reclamar da faculdade é realizar essa reclamação por meio do próprio portal da instituição.

Por isso, use os canais oficiais disponibilizados pela própria IES (Instituição de Ensino Superior), como o próprio portal do aluno, telefone ou e-mail.

Certamente, o seu problema poderá ser resolvido de maneira amigável e ética com os responsáveis pelo seu atendimento.

 

Sobre o que você está reclamando?

Antes de ir, de fato, reclamar da faculdade, é essencial identificar se o problema tem embasamento. Como em qualquer coisa na vida, é preciso sempre tratar tudo de maneira ética e moral, por isso, vale lembrar de alguns pontos: 

Não minta

Não tente levar vantagens com argumentos mentirosos para os responsáveis da instituição, você perderá sua credibilidade, uma vez que eles têm tudo bem relacionado;

Seja amigável

Tente resolver tudo de uma forma amigável, conversando com atendentes: geralmente, o seu problema pode ser o de outro colega, que já foi resolvido sem maiores dores de cabeça;

Não difame a faculdade

Não fique difamando a faculdade em redes sociais e em grupos de amizade, preze pela sua instituição, afinal: isso não trará uma solução e só fará com que a faculdade fiquei com uma imagem ruim no mercado, o que não é vantajoso para você, uma vez que ela estará em sua formação no seu currículo.

Esses são alguns conselhos para caso você ainda queira reclamar da faculdade.

 

Problemas solucionados

Como dito acima, muitas vezes o seu problema pode ser o mesmo do outro colega, que já resolveu e está em paz, livre de dores de cabeça. Veja os mais comuns de exemplo:

Prazos

O Ministério da Educação (MEC) estabelece um prazo de 120 dias corridos para a entrega dos diplomas e certificados, a contar da data de colação de grau. Então, pode ser que você iria reclamar da faculdade por não ter recebido seu diploma, porém ainda está dentro do prazo de ser entregue.

Atenção às notas

Geralmente, grande parte dos cursos têm disciplinas práticas, assim como o de Enfermagem Estética. Caso você não conclua essas atividades, não receberá as notas finais e, consequentemente, não finalizará seu curso. Portanto, verifique se você fez todas as atividades que estão em sua grade.

 

Entenda seus direitos

E algo de extrema importância para ser levado em consideração antes de reclamar da faculdade, ou até mesmo realizar uma denúncia em relação à instituição, é preciso compreender seus direitos e deveres como aluno.

Contrato

É preciso sempre se lembrar de ler um contrato antes de assiná-lo, e quanto maior o investimento, maior a importância em analisá-lo com calma. No caso de uma faculdade, o acordo é de, no mínimo, um ano de contratação. 

Por isso, antes de reclamar da faculdade, saiba que você concordou com tudo o que estava escrito e estipulado pela instituição quando assinou o contrato. Dessa maneira, está concordando com todas as diretrizes que ela impõe e, depois disso, não há maneiras de burlar.

Lá está tudo especificado sobre as características do curso, finalidade, tempo de duração, para quem é direcionado, os custos específicos até o final do contrato, entrega do diploma, entre outras informações.

Regulamento da faculdade

Qualquer instituição, seja privada ou pública, contará com um regulamento interno de conduta. Ele pode ser voltado para todo o corpo universitário, envolvendo diretoria, docentes, estudantes e colaboradores de todos os setores e está disponível, geralmente, no site da universidade.

Por este motivo, é preciso ter ciência do que é permitido dentro (e em alguns casos, até fora) da universidade antes de reclamar da faculdade ou entrar com algum processo contra a instituição. 

 

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor insira seu comentário aqui!
Please enter your name here