Dra. Ana Carolina Puga comemora 12 anos da 1º turma de Biomedicina Estética 

Nesse mesmo dia, em 2010, a Dra. Ana Carolina Puga estava dando início à formação dos primeiros biomédicos estetas do  Brasil.  Com a sua luta, conseguiu a habilitação para os biomédicos atuarem no campo da Saúde Estética e a se tornarem profissionais valorizados no mercado.  Mas o seu pioneirismo rendeu mais frutos: com a Biomedicina […]
Dra Ana Carolina Puga- Biomedicina Estética (1)

Nesse mesmo dia, em 2010, a Dra. Ana Carolina Puga estava dando início à formação dos primeiros biomédicos estetas do  Brasil. 

Com a sua luta, conseguiu a habilitação para os biomédicos atuarem no campo da Saúde Estética e a se tornarem profissionais valorizados no mercado. 

Mas o seu pioneirismo rendeu mais frutos: com a Biomedicina Estética, mais profissionais da área da Saúde viram a possibilidade de entrar no mercado da estética e também, iniciaram a luta pela habilitação. 

Confira a entrevista completa com  a Dra. Ana Carolina Puga, Mãe da Biomedicina Estética.

Dra. Ana Carolina Puga ensinando a primeira turma de especialistas em Biomedicina Estética

O ínicio de tudo: o movimento que transformou a Saúde Estética 

Hoje comemoro 12 anos da primeira turma de colegas biomédicos que eu formei em biomédicos estetas..

Foi assim que a Dra. Ana Carolina Puga começou, emocionada, a contar as suas lembranças sobre o dia 25 de janeiro de 2010, enquanto separava fotos das primeiras aulas na ACorPoralle. 

Pergunta: Dra, como foi transformar os primeiros biomédicos em biomédicos estetas?

Resposta: Eu me lembro que os colegas biomédicos, depois de verem o sucesso da ACorPoralle, me procuraram para saber como poderiam atuar no campo da Estética como Biomédicos. E foi querendo ajudá-los que eu formei naquela semana os primeiros biomédicos estetas.

O que fiz foi transmitir  meus conhecimentos e experiências àqueles profissionais que tinham o sonho de fazer muito mais do que viver em laboratórios. Assim como eu, eles buscavam por uma mudança de vida dentro de suas profissões.

Eu já era mestre em Ciências da Saúde, desde 2003, e então usei das minhas habilidades com o ensino e docência para formar biomédicos em biomédicos estetas, sendo profissionais qualificados e capazes de realmente promover a transformação do paciente através da Saúde Estética, devolvendo a esses a autoestima, o bem estar e a saúde. Esse foi um momento importante pois, ali eu ensinava muito mais que procedimentos, mas sim em como ser um profissional de Biomedicina Estética, sim, pois era importante deixar bem claro qual era, e é,  o papel do Biomédico no cenário da estética. 

Então, sempre digo que ali eu estava passando o DNA da Biomedicina Estética. Características que perduram até hoje como parte do perfil dos inúmeros biomédicos formados nestes 12 anos.

P: Como foi essa experiência pra você?

R: Foi maravilhoso! Naquele momento, pude comprovar o quanto a minha ideia sobre a atuação do biomédico na estética era válida e daria muitos frutos para todos nós profissionais da saúde. Eu tive a clara sensação de que ganharíamos um grande destaque nacional com essa nova habilitação. 

E também os ganhos que muitos colegas de profissão poderiam ter, por mudar de vida através desta nova atuação. Foi incrível ver o desenvolvimento dos colegas biomédicos durante o curso na ACorPoralle. Percebi a evolução dia após dia, o quanto eles entenderam e cresceram neste período comigo, e foi isso que me levou a promover outra vivência dessa, novamente  na minha clínica,  no mês de julho de 2010. 

P: Qual era a sua expectativa em relação a habilitação em Biomedicina Estética? Você imagina que iria impactar outras áreas da saúde?  

R:  Naqueles dias de janeiro de 2010 eu ainda não sabia que a minha iniciativa mudaria também a vida de outros profissionais da saúde, como os farmacêuticos, fisioterapeutas, enfermeiros, dentistas e biólogos. 

Do meu sonho de fazer acontecer a Biomedicina Estética surgiram outras profissões na área, pois ao florescer a Biomedicina Estética, o pólen foi disseminado e em outros terrenos flores bem similares nasceram, e isso acontece sempre que a semente é boa. 

Eu também não esperava que em outubro desse mesmo ano, 2010, em 10/10/2010, a Biomedicina Estética estaria sendo aprovada em plenário do Conselho Federal de Biomedicina, após uma longa explanação minha sobre a nova área. 

P: Qual é o seu grande diferencial para a formação dos profissionais estetas? 

Bem, o que muitos não sabem é que para mim, naquele momento, eu estava fazendo muito mais do que ensinar procedimentos estéticos para colegas , eu estava formando Biomédicos em biomédicos estetas, preparando-os para a grande luta que enfrentaríamos, aliás não apenas uma luta, mas várias! 

 Transmiti meu DNA para esse e assim continuei, transmitindo todo meu código genético para ser um biomédico esteta de sucesso.  E sigo assim até hoje, enquanto alguns ministram aulas, ministram cursos, eu formo profissionais estetas de sucesso.

P: Dra, você tem uma mensagem para esse dia? 

R: Parabenizo este grupo por acreditar em meu sonho e voarem até Sertãozinho , interior de São Paulo, buscando uma real mudança de vida , e que tiveram, pois logo após o curso começaram a atuar na área e seguir em frente junto comigo,  formando um exercito de biomedicos rumo às lutas, rumo ao sucesso.

 É com muita alegria e emoção que vejo o resultado de toda essa luta e comemoro o meu verdadeiro propósito de vida: criar uma nova área de atuação para os biomédicos. E consequentemente, contribuir para a criação da Saúde Estética. 

E hoje eu fico feliz em formar os melhores profissionais estetas, Biomédicos Estetas, Farmacêuticos Estetas,Enfermeiros Estetas, Dentistas Estetas, Fisioterapeutas Estetas, enfim, toda a comunidade da Saúde Estética!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2010-. Portal da Biomedicina Estética.
logo biomedicina estética