Tricologia: para cada problema capilar uma técnica e tratamento adequados

Qualquer ameaça de perda ou dano aos cabelos gera na maioria das pessoas preocupação e abalo na autoestima, justamente por se tratar de um componente fundamental de identidade pessoal. Por isso cada vez mais a saúde e a estética se voltam para uma ciência ainda pouco conhecida pela maioria das pessoas, a tricologia.

O que é tricologia

Tricologia, palavra que vem da junção do grego thricos (cabelos) + logos (estudo), é o ramo da ciência que teve início em 1902 com o propósito de estudar cabelos, pelos e os problemas relacionados a eles.O assunto recebe cada vez mais atenção de profissionais ligados à saúde e estética e reúne atualmente várias especialidades, como biomédicos, cosmetólogos, esteticistas, farmacêuticos, nutricionistas e médicos, que se unem para tratamentos eficazes e resultados cada vez melhores.

Tricologia – especialize-se

Na biomedicina estética, a tricologia luta para entrar como subespecialidade biomédica ligada à estética, que é responsável pelo diagnóstico e tratamento das disfunções estéticas e metabólicas relacionados aos cabelos, couro cabeludo e pelos. Existem cerca de 2500 causas que podem levar a determinadas afecções e desencadear a perda de fios. Para cada uma delas existe um tratamento específico.

Tricologista e sua atuação

O tricologista deve estar em contato permanente com as inovações da área para que o trabalho obtenha resultados cada vez mais eficazes. O profissional especializado orienta tratamentos e as devidas mudanças de hábitos aos seus pacientes, pois muitas vezes parte do problema se deve à má alimentação, estresse, ansiedade e muitos outros fatores que causam distúrbios capilares, ou seja, os problemas na maioria dos casos ocorrem de dentro para fora.Normalmente não há a necessidade de procedimentos invasivos, e a tricologia estética atua tendo a cooperação disciplinada do paciente, obtendo dessa forma excelentes resultados.

Tricologia nas clínicas de estética

O objetivo do tratamento capilar em clínicas de estética é recuperar os fios e a saúde do couro cabeludo e os recursos e técnicas geralmente utilizados são: laser, fotobiomodulação, dermaroller, infusão transdérmica, desobstrução folicular, que trazem excelentes resultados para os mais variados problemas capilares.

Laser na tricologia

O tratamento a laser é umas das técnicas uutilizadas na tricologia e que de acordo com estudos inibe a absorção de D.H.T. (Dihidrotestosterona) e o desvia para a circulação linfática. A Dihidrotestosterona é a responsável pela perda da capacidade dos folículos de produzirem novos fios. A aplicação de laser provoca a BIO-ESTIMULAÇÃO das células, o que acarreta alterações bioquímicas dentro delas, aumentando a sua capacidade de produzir novos fios. Aumenta também a produção de ATP (Adenosina trifosfato) e síntese de proteínas.

Está pensando em se especializar em tricologia? Então acesse nosso site e saiba por onde começar!

Loading Facebook Comments ...

65 COMENTÁRIOS

  1. Pessoal, eu fiz pós-graduação em tricologia e adorei, estava procurando mais sobre o assunto e me deparei com esse post, muito bem escrito, parabéns

  2. Boa tarde,tenho uma dúvida,faço Biomedicina,e depois pretendo fazer a pós em Tricologia na Oswaldo Cruz,minha dúvida é,após a conclusão da pós graduação já posso exercer?ou é necessário fazer mais um pós graduação em Biomedicina Estética?para poder realizar todos os procedimentos combatendo os problemas/doenças do couro cabeludo.

    • olá Paula, até onde sabemos pós-graduação de tricologia não titula em biomedicina estética. você poderá exercer 2 profissões hora sendo biomédica e hora sendo tricologista ou terapeuta. como biomédica esteta somente com pós-graduação de biomedicina estética, sendo que o biomédico esteta aprende tudo sobre tricologia em pós e em cursos de extensão em tricologia.

    • Olá Geisiane, tudo bom?

      A Tricologia tem o propósito de estudar cabelos, pelos e os problemas relacionados a eles, como por exemplo a calvice. No curso você aprende a identificar essas doenças e qual o melhor tratamento.
      Em relação ao centro de analise, é possível sim, porém com o curso você estará habilitada para fazer este procedimento e precisará da supervisão de um RT (Responsável Técnico).

  3. SOU FORMADA EM CABELEIREIRA E COLORISTA PELO SENAC RJ ATUALMENTE CURSO GRADUAÇAO TECNOLÓGICA EM EMBELEZAMENTO E IMAGEM PESSOAL ,GOSTARIA DE FAZER UMA PÓS EM TRICOLOGIA E COSMETICA.

    • Olá Isadora, tudo bem? Existem várias opções para você que deseja ser uma tricologista, você pode ser uma terapeuta capilar, já exitem cursos específicos para isso. Mas se você desejar ser uma profissional mais completa pode realizar uma graduação de biomedicina e posteriormente se especializar em estética. Os biomédicos podem realizar procedimentos injetáveis como a intradermoterapia/mesoterapia capilar, entre outros.

  4. Óla. Luana, tudo bem? Estou querendo fazer esse curso de trigologia mais não sei onde acho escolas especializadas que oferecem esse curso. Morro em Belo Horizonte

  5. Boa noite tira uma dúvida, eu fiz técnico em estética, quero fazer tricologia mas o que me indicaria fazer pois percebi que tem que ser graduada, não sou formada só fiz o técnico em estética, qual próximo passo me daria, meu desejo é trabalhar na área capilar e facial.?

    • Olá Ivonete, tudo bem? É vedado ao esteticista e tecnólogo em estética realizar procedimentos injetáveis, pois eles não tem em sua grade curricular anatomia, manipulação de seringas e agulhas, entre outros. Se o seu desejo é realizar procedimentos estéticos como tricologia e aplicação de substâncias, recomendamos que você realize uma graduação que contemple essas disciplinas, como a biomedicina.

    • Olá Ruslene, tudo bem?
      Não temos conhecimento sobre pós-graduação em biomedicina estética online. Os conselhos de saúde não recomendam este tipo de educação à distância.

    • Olá Kelly, nós não temos essa informação. Somos um portal de biomedicina voltado pra área de estética.

    • Olá Fernanda, tudo bem? Nós não temos conhecimento sobre cursos de cabeleireiro ou hair stylist, procure informações na internet. Mas se o seu objetivo for realizar os procedimentos estéticos citados na matéria é preciso especializar-se em estética.

  6. Boa noite, sou cabeleireira mas formada em Moda. Para fazer mesoteraipa capilar nas minhas clientes que capacitação eu preciso? Muito obrigada, Carol

    • Carolina bom dia! Sim, vc precisa contratar um biomédico esteta para atender em seu estabelecimento. façam a parceria! para procedimentos injetáveis a vigilância exige um profissional responsável técnico assinando pelo estabelecimento.

  7. Quero saber se vc, que não é medico, e esta se metendo em areas que nao tem a minima formação acadêmica, vai querer tratar o seu problema de saude capilar com uma admnistradora de empresas; com “pos em tricologia”?!!! Acho que vcs deveriam saber q a queda de cabelo é uma consequência!!! E que vcs podem estar adiando um diagnóstico precoce , por exemplo, de um cancer interno, ao fazer um leigo procurar vcs e não a um medico!!

    • então quer dizer que todo o mundo na face da terra que estiver com queda de cabelo tem que procurar um médico pois pode ser câncer?

      qual é o protocolo na medicina ou no SUS que preconiza isso? quais as condições de um clínica geral em medicina ou até mesmo um dermatologista descobrir isso sem um exame biomédico?

      a principio um ADM que fizer pós de tricologia deverá aplicar conhecimentos administrativos à área de tricologia, ou seja, administrar clínicas que ofertam tricologia.

      um graduado que fizer pós em tricologia pode atuar com tricologia clínica pois tais procedimentos não são regulamentados por esta ou aquela profissão a ponto de assegurar impedimentos aos demais profissionais por reserva de mercado. até mesmo um técnico ou autodidata por lei pode atuar com tricologia.

      você pode se indignar mas as leis vigentes apontam para isso. cada profissional é responsável por suas atitudes.

      • Fatooooooooooo! Não sou médico, mas já trabalho na área capilar faz um determinado tempo, como especialista mais de 12 anos, inclusive atendo muitas pessoas da área da saúde, inclusive médicos, leva muito tempo para se ganhar experiencia e ter a atitude de querer ajudar o próximo através dessa área fantástica que é tricologia. Com 12 anos de formação técnica dentro de uma empresa capilar é a primeira vez que vejo tamanha preocupação com uma das áreas que mais cresce dentro da área da beleza, a qual faz parte da área da saúde, prova disso que nossas togas também são de cor VERDEEEEE! O ramo está expandindo mas infelizmente com nossos representantes legais não há uma preocupação em formação profissional de graduação obrigatória como por exemplo, quer ser médico, então galgara uma faculdade por seis anos, passará, por estágios, especializações, residências. Ainda não temos um órgão que cobre isso de um profissional da estética capilar, por tanto fico muito feliz quando alguma outra área se interessa pela minha, pois isso se reflete no interesse que muitos tem de ganhar conhecimento, e desde que mundo foi mundo, o conhecimento é passado de geração por geração, já pensou o que seria do amigos médicos em um cara chamado Hipócrates? Fica a dica!

  8. Olá bom dia sou Jefferson Alencar atuando na área da beleza a 5 anos sou instrutor no Senac onde estudei sobre estudo básico da tricologia quero fazer uma graduação.

    • Julia! A resposta é simples! Nenhuma! Basta fazer qualquer curso para você ser tricologista. É o mesmo que esteticista, um setor desregulamentado ou regulamentado em partes que não exige formação acadêmica mínima.

    • pelo o que sabemos qualquer pessoa pode atuar em tricologia com ou sem pós. a pós é importante para voce obter conhecimento e reconhecimento por parte do paciente.

        • Isabella boa noite! sim, neste caso vc pode fazer tricologia sim. Na verdade, a pós em tricologia pode ser qualquer curso de graduacao tecnologica ou bacharelado, pode ate mesmo curso de administracao e depois posgraduar em tricologia… o melhor para o seu sucesso é fazer estética e depois tricologia, pois é uma combinação ideal!

  9. Um cabeleireiro pode se especializar em tricologia ou será necessário se especializar em estética primeiro?
    Desde já, agradeço
    Débora Rodrigues

    • Toda especialização por normas do MEC vc precisa ter uma graduação …

      Exemplo: sou pedagoga ou administradora e atuo como cabeleireira posso fazer Pos de estética tricologia ou visagismo , sim!!! Ah mas não é curso na área da saúde… Para estes 3 casos como são Pos de profissões não regulamentadas, qualquer graduado em qualquer faculdade por exercer a profissão na área da beleza…

      As Pos de profissões regulamentadas só podem ser cursadas por profissionais graduados naquela profissão…

      Pos graduação pelo MEC é exclusivamente destinada a quem tiver uma graduação… Quem tiver nível técnico não pode pular o nível de graduação direto ao nível da Pos graduação… Entendeu? ?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here