Idade biológica x Idade cronológica: Descubra a diferença

O corpo humano tem duas idades diferentes: a idade biológica e a idade cronológica. Se você quer saber qual é a sua idade verdadeira, não olhe o calendário. Ele mostra qual é a sua idade cronológica, mas o número pode estar longe de ser a definição real de quem você é. O tempo cronológico é capaz de mostrar por quanto tempo você habita a Terra, desde o dia do seu nascimento. No entanto, como um índice de envelhecimento, ele pode falhar. A idade cronológica se refere ao tempo real de um ser humano, enquanto a idade biológica refere-se a quantos anos parece que a pessoa tem.

A definição de idade cronológica está inserida na nossa realidade. Basta olhar uma notícia de jornal se referindo a uma pessoa e certamente a idade dela virá após o nome. Ainda avaliamos a maturidade de uma pessoa de acordo com os anos que ela diz, e quantas vezes não paramos para dizer: “Nossa, mas você não aparenta sua idade”.

Idade Biológica Funcional

Sua idade biológica funcional é a idade do sistema do seu corpo. Dada a enorme complexidade das diversas partes que interagem na nossa composição e fisiologia, não é uma “idade” simples de calcular. De início, é útil termos em mãos alguns dados, como: pressão arterial, potência cardiorrespiratória, níveis de glicose e de lipídios no sangue, rugas na pele, etc. Se exercitar regularmente, por exemplo, pode fazer com que você reduza a perda das funções fisiológicas fundamentais em até 50%, como capacidade aeróbica, força muscular e do sistema imunológico.

A quantidade e qualidade da massa óssea é um bom parâmetro para avaliar a idade biológica. Sabe-se que pessoas que fazem exercícios de resistência perdem menos massa óssea comparado às sedentárias. Com um exame específico é possível avaliar se você está perdendo ou conseguindo mantê-la. A capacidade dos rins em filtrar as toxinas e do intestino em manter seu funcionamento regular são outros parâmetros que fazem parte da avaliação da idade corporal. Cigarro (todos os tipos), bebida alcoólica, sono inadequado, ingestão em excesso de gorduras hidrogenadas e saturadas, alto consumo de açúcar e sedentarismo são todos fatores que contribuem para reduzir a idade biológica – e a real. Manter um estilo de vida saudável, entretanto, pode mostrar uma idade biológica de cinco a 10 anos mais jovem do que sua idade cronológica.

Idade Psicológica

A idade psicológica pode ser encaixada dentro da idade biológica. Isso porque engloba o funcionamento cognitivo (habilidades da memória, aprendizado e de lidar com o emocional) e, conforme as pessoas envelhecem, essa função pode ficar defasada ou não. Dificuldade com alguns aspectos da memória podem aparecer em qualquer um, mas para manter a idade psicológica jovem é preciso vence-los. Por outro lado, a capacidade das pessoas em lidar com as emoções negativas melhora à medida que envelhecem. Ou seja, em se tratando de idade emocional, ficar mais velho pode significar benefícios.

A idade biológica pode ser maior que a cronológica?

Sim, isso pode acontecer. Algumas pessoas mantêm um estilo de vida pouco saudável e os sinais de envelhecimento começam a aparecer mais cedo, como perda de memória, rugas, perda de elasticidade e brilho da pele, ganho de peso, falta de energia, diminuição da libido, insônia, etc.

Então, como “parar” o envelhecimento, voltar no tempo ou diminuir a idade biológica? A verdade é que todos nós queremos parecer jovem por mais tempo. As decisões e escolhas para a saúde interior e exterior são bastante cruciais. Sua idade biológica vai se manter boa ou diminuir, se você:

  • Adicionar mais frutas e vegetais na sua dieta;
  • Evitar alimentos processados, fritos e gordurosos;
  • Beba 8 a 10 copos de água por dia;
  • Se necessário, conhecer mais sobre procedimentos estéticos para suavizar a aparência envelhecida da pele;
  • Se exercitar;
  • Desintoxicar (reduzir o nível de toxinas em seu corpo);
  • Eliminar o cigarro;
  • Reduzir a ingestão de álcool;
  • Controlar os seus níveis de estresse;
  • Monitorar sua pressão arterial regularmente;
  • Dormir bem, todos os dias.

Calcule a sua idade biológica

Testes de idade biológica, sem dúvida, são uma grande ferramenta no protocolo da saúde preventiva. Com os resultados, é possível identificar o que é necessário mudar.

Biomédicos Estetas atuando com o rejuvenescimento

Para quem trabalha na área da estética, estão disponíveis cursos de: Modulação Hormonal, Exames de Envelhecimento, Botox, Toxina Botulínica e Preenchimento, Peelings químicos, biológicos e físicos, Microagulhamento e pós-graduações (Biomedicina Estética, Saúde Estética, Antiaging e Ortomolecular, entre outras) que auxiliam na prevenção do envelhecimento. Com esta formação, o biomédico esteta é o profissional mais indicado para fazer com que todos se sintam melhor e mais jovem!

Você já sabe qual é a sua idade verdadeira? Conte para gente nos comentários!

Biomedicina2 728x90
Loading Facebook Comments ...

23 COMENTÁRIOS

  1. Tenho 45 e me sinto com uns 27, época na qual aliás realmente comecei a cuidar da alimentação. Sempre fiz musculação e atividade aeróbica, mas a partir dessa época cortei carne vermelha e frituras. Anos depois cortei frango tb (hj em dia como frango orgânico), não uso óleo na comida (eu mesma faço). Como muitas verduras e legumes. Grãos somente integrais. Azeite extravirgem sempre. Meio dieta do mediterrâneo. Tomo café todo dia. Bebia muita bebida alcoólica quando era mais nova, mas reduzi drasticamente por volta dos 30 anos. Não bebo mais cerveja, somente vinho tinto seco (1 a 2 taças, nem toda semana). Tb reduzi à exposição ao sol e passei a usar protetor solar. Curto muito ouvir música, acho que anima o espírito. Mantenho-me ativa intelectualmente. Enfim, ainda não tenho 1 fio de cabelo branco sequer, sem nenhum sintoma de menopausa, todos os exames OK (faço chekup anual) e peso 54kg (1,59m sem gorduras). Acho que o segredo é alimentação, malhação e mente sã!

    • Olá Jussara, tudo bem? Somos apenas os redatores da informação, não podemos fazer nenhum diagnóstico online. Recomendamos que você consulte um profissional habilitado em sua cidade.

  2. Fiz uma pergunta: qual minha idade biológica. Li a reportagem e gostei. Pensei que havia um questionário p/ responder mas, já que não encontrei, vou passar minha rotina. Tenho 80 anos e 8 meses de idade. Trabalho desde os oito anos e aprendi pintura e desenho artístico, e vários outros cursos manuais num total de 30 com certificados, além dos que aprendi só em vê. Sou muito ativa, gosto de escrever e ler, sou poetisa, e continuo pintando telas a óleo, acrílico, trabalhos manuais em madeira, vidro etc. Nunca fumei, nem bebi nada que contem álcool. Nem gorduroso nem gosto de muito doce. Peso 65 kg. Alguém olha pra mim e diz: já tens uns 60 anos? eu sorrio e respondo: 15/10/1936. Faço atividade física apenas caminhada e sinto-me bem. Faço exames a cada 6 meses e as taxas todas normais. Espero no mínimo confeitar o bolo dos meus cem anos. Os dos 80 eu fiz o ano passado, ficou belíssimo. Nas declarações anteriores, vi as pessoas sabendo a real idade biológica. Como saberei?

  3. Olá, tenho 18 anos, mas chegando aso cálculos minha idade biológica seria 22, por conta da aparência, maturidade e não praticar nenhuma atividade física.

    • Ja fiz o teste biomedicina Estética, tenho 78 anos idade cronologica e idade biologica 71 anos faço musculação e aerobica, não fumo beber socialmente !

    • Boa tarde. Existe um aparelho chamado Bioimpedância (como se fosse uma balança), procure um nutricionista e verifique se ele tem esse aparelho. Nele sai uma ficha com uma análise corporal sua. Quantidade de massa magra, gordura corporal, gordura visceral, distribuição de massa e gordura por partes do corpo, sua taxa metabólica basal, idade metabólica entre outros. Tenho 33 anos, há 1 ano atrás minha idade era 37 anos, após um ano, 24 kilos a menos, alimentação completamente saudável e exercício físico, minha idade é de 13 anos e a minha taxa de gordura que era de 36% passou para 20%, é muito interessante esse acompanhamento.

  4. Nao sou Biomedica.
    M as sou enfermeira nefrologista , esteticista, massoterapeuta e estilista. Profissoes estas q me dao grandes conhecimentos na area de estetica .Muito bom gostei abriu meus horizontes. Estava meio q perdida cansada de trabalhar com procedimento e me encontrei. predendo fazer uma renovaçao vou envestir em consultoria e fazer bio medicina.

  5. Eu tenho 45 anos , e a minha idade biológica e de 63 anos , não bebo , não fumo , faço caminhada e me alimento com bastante legumes , não como carne vermelha sempre .
    tenho um só rin , já nasci assim , estou retendo muito líquido . Faço tratamento com nutricionista e urologista . E foi através da minha nutricionista que descobri a minha idade biológica .

  6. Estou com 55 anos e a minha idade biologica ê de 78.
    Não fumo, não bebo, pouco exercicio. Alimentação trivial.
    Qual médico devo procurar para investigar esta situação?

    • bom dia José Mathias, primeiramente seja bem vindo ao site. Gostaríamos de saber como que você chegou a conclusão de que está com 78 anos de idade biológica?

  7. TENHO 65 ANOS e, na Academia onde faço musculação, os testes específicos com a nutricionista apontaram minha Idade Biológica de 49 anos. Fiquei, é claro, feliz. Mas, honestamente, me sinto tão vivo, jovem e cheio de saúde e virilidade que me daria uns 40 a 42 anos, no máximo. Também, pudera, me cuido (!): 1) não bebo bebida alcólica, nem vinho\; 2) não fumo: 3) faço minha comida, que é natural, com pouca carne branca (nenhuma carne vermelha), ovos, pouco laticínio (apenas iogurte desnatado); sou quase vegetariano: 4) faço musculação, que, prá quem não sabe, é excelente prá “melhor idade”, fazendo a gente dormir melhor, sentir-se melhor, com maior autoestima, quando seu corpo ganha bons contornos, fica “fitness”, e as mulheres começam a olhá-lo com “outros olhos”: 5) faço exames regularmente (“check-up” geral), de 8 em 8 meses: 6) faço limpeza de pele, de 2 em 2 meses: 7) como de 4 a 5 frutas diferentes, diariamente: 8) sigo, no que puder, a fórmula VCCFLS, do Dr Joel Fuhrman, no seu livro “Super Imunidade”: VCCFLS significa usar Vegetais verdes, Cebola, Cogumelo, Frutas vermelhas, Leguminosas e Sementes: 9) durmo em quarto absolutamente escuro, sem nenhuma luz, como manda a regra: 10) procuro não me estressar, mantendo-me, na medida do possível, calmo: 11) procuro ser feliz, mas essa é a parte mais difícil, pois sou viúvo, e, muito em razão de minha incompetência (como conquistador), estou sozinho e não está fácil achar uma mulher que viva a meu lado: e isso é um fator muito importante, pois trata-se do fundamental “alimento primátio”, o “estar feliz”. Mas chego lá, nesse aspecto!

    • Muito bem Aroldo! Continue lendo e participando do nosso blog. Você tem alguma dúvida? Se sim, estamos aqui para melhor atende-lo.

    • Meu amor.posso ser sincera contigo?
      Acho voce esta certo com seu estilo de vida mas te peco para nao se tornar narcisista pensando apenas no seu bem estar pq isso vai te afastar das namoradas. Eu tive um namorado assim. Preocupadissimo com a saude bonito e estiloso mas nao fiquei nem dois meses pois a qualidade maior em um homem na visao feminina e a protecao. Bem o narcisista so pensa em se proprio entao ele nao pode ser protetor e as mulheres os reprovam.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here