Instagram x marketing na estética: benefícios e desvantagens

Estética e redes sociais hoje em dia estão interligadas, especialmente Instagram. No entanto, será que os esteticistas deveriam usar o Instagram para fazer marketing estético?  Gostando ou não, o Instagram tornou-se um pilar da indústria estética. Por ser um aplicativo no qual é possível publicar imagens, o profissional pode alimentar o lado criativo dos injetáveis, […]
instagram e marketing estético

Estética e redes sociais hoje em dia estão interligadas, especialmente Instagram. No entanto, será que os esteticistas deveriam usar o Instagram para fazer marketing estético? 

Gostando ou não, o Instagram tornou-se um pilar da indústria estética. Por ser um aplicativo no qual é possível publicar imagens, o profissional pode alimentar o lado criativo dos injetáveis, mostrando as técnicas efetivas e os bons resultados do seu trabalho.

Também pode ser utilizado por profissionais que pretendem destacar seus serviços para potenciais clientes, como se fosse um currículo digital caso estejam procurando emprego, por exemplo. 

Benefícios de usar o Instagram para se promover ou promover sua empresa de estética

– Permite que você se apresente como deseja ser percebido;

– Permite que você alcance um público-alvo mais amplo;

– Solução de marketing econômica para pequenas empresas e profissionais solitários;

– Atua como uma “vitrine” para suas habilidades;

– Mostra sua personalidade e conhecimento;

– Permite fazer uma conexão pessoal com seu público;

– Fornece uma plataforma conveniente para consultas, reservas e feedback dos clientes.

As desvantagens de ter uma conta do Instagram como biomédica estética

– Requer atenção diária regular;

– Significa que as pessoas podem entrar em contato com a qualquer momento todos os dias, e podem assumir o controle de sua vida se você não souber como usá-la;

– Deixa você aberto a críticas e, por isso, você precisará aprender a lidar com o feedback negativo do público;

– Uma presença sólida na mídia social e seguidores engajados levam mais tempo do que você imagina, sendo necessário ter paciência e persistência;

– Sua conta deve ser mantida devidamente profissionalizada, especialmente se você está procurando um emprego na área de estética;

– Suas imagens podem ser roubadas e usadas em sites inescrupulosos ou contas de mídia social de outras pessoas, onde as imagens podem ser fingidas como sendo de seu próprio trabalho.

Instagram x marketing na estética: usar ou não usar? Eis a questão.

Visto as desvantagens e benefícios do uso do Instagram no marketing estético, surge aquela pulguinha atrás da orelha: usar ou não a rede social na sua estratégia de negócios? 

Como gerenciar uma conta no Instagram para sua marca de estética? 

– Comece com o seu identificador, ou seja, o nome da minha conta. Ele deve corresponder ao nome da sua empresa e ao domínio do seu site (caso tenha um). Além disso, deve ser fácil para que seus clientes consigam localizá-lo; 

– Escolha se deseja tornar sua conta comercial ou pessoal. Ambos são gratuitos. Contudo, a principal diferença é que, em uma conta comercial, você obtém alguns benefícios adicionais, como insights de dados de uma conta comercial. No entanto, apenas contas pessoais podem usar músicas de fundo de artistas conhecidos; 

– Aprenda como usar as diferentes opções de post para melhor interagir com seus pacientes potenciais e existentes;

– Hashtags atrairão um público maior, aprenda como determinar as melhores para usar em seu negócio, quantas usar e quais não usar;

– Certifique-se de compreender as regras e legalidades associadas à publicação de qualquer coisa nas redes sociais como um profissional da área no Brasil. Tais como, consentimento para o compartilhamento de imagens de pacientes e conhecer quais termos são ou não proibidos de usar nas redes sociais por profissionais de estética que lidam com pacientes.

– Determine a identidade da sua marca para que as pessoas saibam quando estão olhando para uma de suas postagens sem ver seu nome;

– Caso opte por uma conta empresarial (o que é recomendável), aprenda quais são as melhores métricas, quais são ruins e quais não importam. 

– Defina seu público-alvo para adaptar seu conteúdo de mídia social a essas pessoas;

– Busque responder os comentários e mensagens que surgirem em sua página rapidamente;

– Programe um tempo na sua agenda para que as redes sociais estejam no começo e no fim de seu dia. Se puder dedicar algum tempo adicional à tarefa será um bônus. 

E se eu não quiser usar o Instagram para o meu negócio?

Caso escolha não levar seu negócio para o Instagram, é preferível que você registre uma conta no nome da sua empresa, mesmo que não vá usá-la. Dessa forma, nenhuma outra empresa poderá criar uma conta com o mesmo nome pois o mesmo está reservado. 

Além disso, ao tornar seu perfil público você possibilita que as pessoas entrem em contato com você através dos meios que você disponibilizar na biografia ou em um post. Assim, o Instagram acaba por se tornar uma lista de diretórios.

No entanto, é importante definir todas as opções que impossibilitem as pessoas de comentarem nas postagens e de enviarem mensagens diretas.

Você usa o Instagram nos seus negócios de Saúde Estética? Como foi a resposta do público para com os seus serviços?

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