As normas para a realização de estágios de biomedicina mudaram, agora todos os estágios devem ser supervisionados por profissional habilitado 

A nova resolução do Conselho Federal de Biomedicina (CFBM), nº 277 de 29/08/2017, dispõe sobre as normas para a realização de estágios em biomedicina.  A Resolução, regulamenta as atribuições e responsabilidades do profissional biomédico no exercício da supervisão/orientação de estágio curricular e/ou extracurricular.

Sem prejuízo do exercício da mesma atividade por outros profissionais legalmente habilitados, compete ao profissional biomédico atuar na supervisão/orientação de estágio curricular e/ou extracurricular nas áreas do conhecimento técnico-científico relacionadas à biomedicina.

Para isso, deverá possuir inscrição profissional no respectivo conselho de biomedicina da sua região de atuação, bem como à situação de regularidade quanto às obrigações junto ao seu conselho regional.

O profissional biomédico, na condição de orientador/supervisor de estágio, é o responsável direto perante os órgãos de fiscalização da biomedicina pelas ações praticadas pelo estagiário no âmbito das atribuições da profissão biomédica.

Sobre as regras dos estágios e obrigações do supervisor/orientador

O estágio curricular, voltado à formação e titulação do aluno nas habilitações profissionais, deverá ser supervisionado por profissional biomédico, vinculado à instituição de ensino superior, dotado de titulação docente compatível com a complexidade dos conhecimentos técnico-científicos reclamados para a formação do aluno na respectiva habilitação profissional.

Na hipótese de o estágio curricular, desenvolvido para os fins da habilitação, ocorrer em estabelecimento conveniado com a instituição de ensino superior, deverá o profissional biomédico supervisor de estágio realizar acompanhamento permanente do estágio junto ao estabelecimento, inclusive com visitas in loco, de modo a certificar que o estabelecimento disponibilize ao aluno as condições necessárias à experiência da prática profissional.

O profissional biomédico poderá exercer a supervisão/orientação de até 8 (oito) estagiários simultaneamente, configurando infração ética a extrapolação do limite fixado.

Biomedicina2 728x90
Loading Facebook Comments ...

26 COMENTÁRIOS

  1. Olá. Gostaria de saber se Biomédico (não esteta), mas com curso certificado na faculdade Ibeco SP, de PEIM, já está autorizado à fazer tal procedimento? Sei que tinha uma liminar na justiça, mas gostaria de saber o que ficou decidido até o momento. Obrigada!

    • Elisangela, somente biomédico esteta especialista e habilitado que pode realizar o procedimento. A única forma de você atuar nesta área sem ser especialista e habilitada é trabalhando sob a Responsabilidade Técnica de um biomédico esteta.

  2. Olá boa tarde quem é estudante de tec em estética recebe uma ajuda de custo ou não o contratante não é obrigado a pagar ?

    Obrigada aguardo a Resposta

  3. Na questão de estágio extracurricular, pode ser supervisionado por um Médico Dermatologista ?
    Pois atuo no setor de Dermatologia Cirúrgica e Estética.

    • Olá Sandro, tudo bem? O estágio em biomedicina estética só é reconhecido pelo CFBM se for supervisionado por um biomédico esteta.

  4. Ola boa tarde, gostaria de saber se é permitido outro profissional de saúde no caso farmacêutico que esteja fazendo especialização em estética acompanhar um Biomédico Rt no atendimento de pacientes na clinica sem ter estagio regulamentado… tem algum empecilho perante o conselho de biomedicina??

    • Até o presente momento não há impedimentos pelo CFF ao farmacêutico em aperfeiçoamento ser acompanhado é supervisionado por um biomédico esteta especialista com Responsabilidade Técnica.

      Pelo contrário, as profissões da saúde que habilitam os profissionais estetas são solidárias e entendem que tais procedimentos e profissionais quando bem capacitados se equivalem.

      Outro detalhe que quando um profissional assume RT ele pode supervisionar quem ele considerar seguro.

      Apenas na biomedicina é impedido ao graduando ser supervisionado por RTs não biomédicos estetas.

      Mas só na pós-graduação o estágio do profissional da saúde já formado pode ser sim supervisionado por todas as classes profissionais de RT.

  5. Olá Nadia, tudo bem? Sim, 500 horas de estágio supervisionado em biomedicina estética é a carga horária exigida pelo CFBM.

  6. boa tarde, faço uma pos a distancia e regulamentada pelo mec, não temos aula prática, mas trabalho em uma clinica onde vejo cada procedimento, mas nao tem biomedico esteta, como fico nesse caso?

    • Olá Aline, tudo bem? A sua pós-graduação é em biomedicina estética? Para que ela seja reconhecida pelo CFBM e você receber a habilitação de biomédica esteta é necessário que ela seja superior a 360 horas, mas a especialização EAD não é bem vista pelo Conselho. Sobre o seu estágio, para que ele seja aceito pelo CFBM, segundo as novas regras, é necessário que você seja supervisionada por um biomédico esteta, caso contrário o seu estágio não tem valor.

  7. Bom dia gostaria de saber a carga horária permita pelo conselho para ser uma profissional habilitada 500 horas ja pode ser considetada como habilitado ?

  8. Preciso saber se com a licença e diploma de cosmetologia e mais o tempo que atuei como funcionaria pública , lotada auxiliar de enfermagem por 30 anos em hospital no hospital municipal Paulino Wernek e outros, onde atuava em todos os setores . Meu diploma de Cosmetology com carga horária de 1500 hs . Pergunto ; poderei exercer está carreira , enfermeira esteta ? Ou como devo proceder .

    • Olá Leonor, tudo bem? Para trabalhar como enfermeira esteta você precisa ser formada em enfermagem com especialização em enfermagem estética ou comprovar junto ao Conselho Federal de Enfermagem uma experiência na área de enfermagem estética de pelo menos 2 anos.

  9. Gostaria de saber no setor da enfermagem esteta…se já saiu alguma liminar liberando o enfermeiro esteta atuar na parte de injetáveis ( botox, preenchimento etc)

    obrigada!!

    • Olá Betânia, tudo bem? A resolução 0529/2016, do Cofen, autoriza os enfermeiros a trabalharem com enfermagem estética, mas ela está suspensa temporariamente devido a um processo que a Sociedade Brasileira de Dermatologia moveu contra eles. O mesmo já ocorreu com a biomedicina, por isso estamos torcendo para que eles ganhem essa luta, assim como nós ganhamos.

  10. Olá Louise, tudo bem? As mudanças são relacionadas a área de biomedicina, tanto graduandos em biomedicina que desejam atuar na estética como pós-graduandos em biomedicina estética, só poderão realizar estágios com a supervisão de um biomédico esteta habilitado pelo Conselho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Somos apaixonados pelo que fazemos e fazemos tudo por amor. Nosso compromisso é apenas com a verdade e com o que acreditamos e defendemos – a biomedicina estética é legítima, um direito do biomédico, do biomédico esteta, do graduando em biomedicina e, principalmente, de toda a sociedade beneficiada com as informações aqui divulgadas e como caminho de beleza e elevação da auto-estima.