Na área de Práticas Integrativas, o profissional não só se encontra apto a atuar, como tem muito a acrescentar, colaborando com seu conhecimento no campo da saúde e da ciência.

Atingir um nível maior no cuidado e disponibilizar técnicas inovadoras para um mundo cada vez mais necessitado é um movimento que faz parte das práticas integrativas.

O ramo chama a atenção de muitos profissionais da saúde por seus métodos que englobam o ser humano como um todo. Essa é a especialização do momento.

As práticas integrativas surgiram há aproximadamente 20 anos e provou ser revolucionária por ter em sua dianteira grandes instituições dos Estados Unidos. Hoje o setor integrativo está presente em universidades como Harvard, Arizona, Massachusetts, Mayo Clinic e Cleveland Clinic, entre outros.

Aqui no Brasil a saúde integrativa ganhou espaço em 2006, quando o Ministério da Saúde normatizou a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PIC) por meio de uma portaria.

Tratamentos como como homeopatia, fitoterapia, acupuntura são praticados pelo SUS.

Instituições tradicionais já oferecem Pós-graduação em Práticas Integrativas e Longevidade Saudável, um ótimo viés para você que se interessa pela área.

Integração entre profissionais para o melhor resultado

A proposta da saúde integrativa é interdisciplinar, ou seja, uma associação de técnicas e a reunião de vários profissionais de formações distintas, que permitirá a ampliação e a percepção sobre a doença e definir uma melhor linha terapêutica, analisando o indivíduo como um todo.

As abordagens terapêuticas incluem orientações sobre alimentação, exercícios físicos, bem-estar, estética e performance saudável. Isso vai além do manejo de sintomas, englobando todos os fatores que influenciam o processo da doença e da cura.

Ao olharmos para o indivíduo como um todo, de dentro para fora e vice-versa, criamos uma conexão, o que nos permite estabelecer uma empatia e uma melhor compreensão dos fatores envolvidos.

Biomédico e as práticas integrativas

O biomédico devidamente especializado e qualificado por uma pós-graduação em Biomedicina Integrativa pode atuar como terapeuta integrativo e levar suas habilidades para seu local de trabalho.

Além disso, o biomédico pode realizar diversos procedimentos, entre eles a ozonioterapia, fitoterapia, cromoterapia, e bioressonância.

De acordo com a resolução nº 2, de 18/02/2003, em seu art. 4º, o profissional biomédico pode desenvolver ações para prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tomando decisões que visam à eficácia da força de trabalho, medicamentos, equipamentos, procedimentos e práticas.

O profissional também é amparado pela Normativa nº 1 do Conselho Federal de Biomedicina (CFBM), publicado em 10 de abril de 2012, que garante sua atuação e habilitação para utilizar de técnicas e terapias integrativas.

É isso mesmo! A atuação no campo de práticas integrativas é totalmente aprovada e o biomédico tem total liberdade para encontrar as melhores condições para seus pacientes.

Práticas Integrativas x Saúde Estética

Outro campo que é extremamente abrangente e, claro, o tema do blog é estética. Diante da abrangência da saúde integrativa, a interlocução entre os setores se mostrou eficaz e pode dar muito certo.

Para os biomédicos que já atuam com estética, possuem clínicas e já conquistaram seu espaço, este é o momento de abrir horizontes e olhar para um setor que vai garantir os melhores resultados para os pacientes.

Qualidade de vida, longevidade, autoestima, bem-estar e equilíbrio, os resultados de quem atua como esteta e terapeuta integrativo são perfeitos. Para isto, em seu próprio local de trabalho, o profissional pode atuar hora em um setor, hora em outro.

Em ambos os setores é imprescindível que o profissional seja qualificado. Para isso, procure uma Pós-graduação em Biomedicina Estética que cumpra com o compromisso de fornecer o melhor aprendizado.

Então, gostaram do artigo? Existe um campo vasto para quem procura por realização profissional e tornar melhor a vida das pessoas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor insira seu comentário aqui!
Please enter your name here

Loading Facebook Comments ...
Somos apaixonados pelo que fazemos e fazemos tudo por amor. Nosso compromisso é apenas com a verdade e com o que acreditamos e defendemos – a biomedicina estética é legítima, um direito do biomédico, do biomédico esteta, do graduando em biomedicina e, principalmente, de toda a sociedade beneficiada com as informações aqui divulgadas e como caminho de beleza e elevação da auto-estima.