O procedimento estético mais procurado dos últimos dez anos, a toxina botulínica ganha cada vez mais adeptos. Neste artigo vamos esclarecer as principais dúvidas sobre o assunto. Aliás, você sabia que o primeiro uso da toxina que se tem conhecimento foi para o tratamento cirúrgico do estrabismo?

Pois é, posteriormente, na década de 70 o FDA (Food and Drug Administration) órgão regulador dos Estados Unidos passou a usar a toxina em seres humanos, para relaxar músculos e impedir movimentos musculares anormais.

Depois disso foi só questão de tempo para o casal de oftalmologista e dermatologista Jean e Alastair Carruthers testarem a toxina para melhora de rugas em pacientes.

O que é toxina botulínica

A toxina botulínica é uma neurotoxina produzida por uma bactéria. Essa bactéria é chamada de Clostridium botulinum. Existem até 7 tipos de neurotoxina produzidas por essa bactéria, no entanto, a mais usada, tanto para fins estéticos, quanto terapêutico, é a tipo A.

Por que a toxina botulínica é tão procurada por pacientes

Ela se tornou popular por seus efeitos estéticos, com o poder de paralisar músculos da face temporariamente e, com isso, amenizar, suavizar as marcas de expressão.

Cada vez mais, pacientes no auge dos 30 anos estão usando aplicações da toxina botulínica para prevenir o surgimento dessas marcas de expressão.

Já pacientes mais velhos, acima dos 50 anos, procuram pelo tratamento pois ele tem o poder de efeito lifting, sem o transtorno de uma cirurgia plástica complexa.

É um procedimento feito em consultório, denominado procedimento ambulatorial e traz baixos riscos para o paciente, quando é bem direcionado e aplicado.

Quem pode aplicar a toxina botulínica

Essa é uma questão comum de quem deseja procurar um profissional para fazer suas aplicações, mas não sabe exatamente quais.

Atualmente, a aplicação da toxina não é mais só uma função dos médicos. Biomédicos e farmacêuticos estão habilitados por seus Conselhos de Classe para realizarem essas aplicações.

Dentistas também podem aplicar a toxina botulínica para fins terapêuticos e também estéticos, como correção do sorriso gengival e afins.

Onde a toxina botulínica pode ser aplicada

  • Em diversos pontos do rosto
  • No pescoço
  • Nas mãos e pés para tratar hiperidrose
  • No colo
  • No queixo
  • Nas extremidades das sobrancelhas para deixá-las arqueadas
  • Nas axilas
  • Nas gengivas
  • Na glabela, entre as sobrancelhas

 

Quanto tempo dura em média a aplicação da toxina botulínica

Depende muito do organismo de cada paciente e da marca da toxina botulínica usada.

No entanto, o tempo médio de duração costuma ser entre 4 a 6 meses. Depois disso os músculos voltam a assumir suas funções de contração.

4 vantagens da aplicação de toxina botulínica para o paciente

Para o paciente as vantagens de aplicação são:

  • Procedimento prático e rápido, uma sessão dura em média 1h, paciente pode voltar a trabalhar ou realizar suas atividades normalmente após a aplicação.
  • Ameniza as rugas e marcas de expressão, podendo rejuvenescer um paciente em até dez anos.
  • Procedimento que geralmente não tem intercorrência, casos de contra indicação são bem específicos.
  • Custo benefício. O procedimento tanto para fins terapêuticos quanto estéticos é acessível para todos os públicos.

4 vantagens de aplicação de toxina botulínica para o profissional

Procedimento rentável, de rápido retorno financeiro, no qual logo que o profissional começa a aplicar e atender pacientes, recupera o valor investido em cursos de capacitação;

Mercado sempre aquecido, sendo o mercado da estética um dos poucos que se mantém em contínuo crescimento, sem crises;

Possibilidade alta de fidelizar pacientes que voltem semestralmente para reaplicar a toxina botulínica;

Satisfação pessoal de trabalhar com um procedimento que ajuda a melhorar a autoestima de pacientes.

  • BANNER CURSO TBA BÁSICO

    Deixe aqui seu Comentário

    Login com:

    Loading Facebook Comments ...

    DEIXE SEU COMENTÁRIO

    Por favor insira seu comentário aqui!
    Please enter your name here

    Somos apaixonados pelo que fazemos e fazemos tudo por amor. Nosso compromisso é apenas com a verdade e com o que acreditamos e defendemos – a biomedicina estética é legítima, um direito do biomédico, do biomédico esteta, do graduando em biomedicina e, principalmente, de toda a sociedade beneficiada com as informações aqui divulgadas e como caminho de beleza e elevação da auto-estima.