Fake News na Estética: TV Record lança inverdades sobre Harmonização Facial

Índice
Matéria do “Fala Brasil” que trouxe o assunto do momento, harmonização facial, ocultou informações importantes que podem prejudicar a classe de biomedicina estética.
Estamos em 2019, mas parece que os telejornais ainda não aprenderam a conferir todas as informações antes de soltar uma matéria com informações errôneas em rede nacional. Agora foi a TV Record que falhou em uma matéria sobre harmonização facial.
A desinformação foi dada na edição de segunda-feira (18-02) do telejornal Fala Brasil. Além de desprezarem os biomédicos estetas, citando apenas cirurgiões plásticos, dermatologistas e dentistas como autorizados a realizarem os procedimentos, a reportagem simplesmente colocou em cheque qualquer procedimento realizado pela nossa categoria.
Ou seja, o jornalismo da TV Record ocultou uma informação que pode fazer toda a diferença para os biomédicos estetas. Utilizou de Fake News e desapontou toda a classe.
Para piorar a situação, o Fala Brasil ainda deu espaço para os médicos fazer a festa contra as demais profissionais da saúde que podem realizar as técnicas. E eles aproveitaram a situação muito bem!
Confira a reportagem, a qual nos reservamos no direito de compartilhar
Poxa, TV Record, pesquisar todos os detalhes sobre determinado assunto é o mínimo que esperamos, já que seu jornalismo se denomina como imparcial.
Biomédicos estetas são amparados e podem atuar sem problemas
Está vendo, TV Record? Em defesa dos biomédicos estetas existem resoluções que garantem a atuação tranquilamente.
Uma rápida pesquisa no Google mesmo e os responsáveis, ou IRRESPONSÁVEIS, pela edição e conteúdo do telejornal teriam encontrada as resoluções 197/2011, 214/2012 e ainda a 241/2014 que declaram que os Biomédicos Estetas são autorizados e habilitados a realizar procedimentos estéticos, tais como a toxina botulínica e preenchimentos com ácido hialurônico.
Sim, justamente as técnicas mencionadas pela reportagem. Dá para acreditar?
Mas será, TV Record, que o caminho mais fácil foi acreditar nos médicos e nos entrevistados na matéria? O código de ética jornalístico deixa bem claro que nós devemos sempre usar da verdade, e vocês não estão seguindo isso? Credibilidade zero.
Reserva de mercado por parte da Medicina
Quando falamos que os médicos fizeram a festa na matéria da TV Record, é porque temos conhecimento de causa.
O Conselho Federal de Medicina (CFM) disfarça preocupação quando, na verdade, só está preocupado em garantir um mercado livre para atuação de seus afiliados. É isso mesmo!
Não é de hoje que os médicos insistem em soltar liminares que possam travar os biomédicos, farmacêuticos, enfermeiros e até mesmo os dentistas de atuarem com a estética.
A verdade é que a única preocupação que os médicos deveriam ter é com o tratamento de seus pacientes e pararem de diagnosticar qualquer patologia como virose. Se fizessem o que são treinados para fazerem em 6 anos de faculdade não teríamos filas extensas nos hospitais hoje.
Afinal, os médicos devem parar de se preocupar com a estética, que nem é área de atuação deles, e começar a se preocupar com o que são destinados a tratar: de doenças!
A classe pede por retratação
Depois da divulgação da matéria, recebemos diversos contatos de seguidores e profissionais relatando o corrido e indignados com a falta de informação do tradicional programa.
Já entramos em contato com a emissora solicitando uma retratação, e até o momento nada foi resolvido. Aguardaremos ou entraremos com medidas cabíveis.
Então, TV Record, qual será sua postura mediante a tanta desinformação? Utilizar de Fake News no momento em que vivemos é inaceitável, e vocês que pregam por ser uma emissora religiosa não estão seguindo de acordo, não é mesmo?
Um erro como este pode ameaçar a carreira dos biomédicos estetas e dos biomédicos que estão se especializando na área, estudando e se esforçando para cuidar bem das pessoas. Diferentemente dos médicos!
[widgetkit id=”42″ name=”BANNER CURSO DE HARMONIZAÇÃO FACIAL AVANÇADO NEPUGA”]
Além de tentar contato com a TV Record, este blog tentou contato com o CFBM e/ou algum conselho regional, para aumentar a pressão sobre esta emissora, para poder ratificar a matéria? Ou minimamente uma errata?
Vocês entraram em contato com o CFBM ou CRBM?
Olá Claudio, tudo bem? Sim, temos profissionais jornalistas que entraram em contato com todos os meios, emissora e conselhos!! Temos que nos unir diante disso, então seria legal se outros profissionais biomédicos estetas também entrassem em contato com a emissora em questão!! A União faz a força. Surgindo novidades, iremos publicar aqui no blog.