Nota de Esclarecimento – Caso Necrose
Nós, do blog Biomedicina Estética, soubemos a repercussão da matéria publicada na semana passada sobre o caso da Jornalista Priscilla Aguiar. Diante disso, viemos colocar o nosso ponto de vista sobre o ocorrido e a declaração sobre a matéria. Entenda o artigo publicado Nossa matéria (“Jornalista escapa de necrose após rinomodelação“) foi escrita com base […]
Nós, do blog Biomedicina Estética, soubemos a repercussão da matéria publicada na semana passada sobre o caso da Jornalista Priscilla Aguiar. Diante disso, viemos colocar o nosso ponto de vista sobre o ocorrido e a declaração sobre a matéria.
Entenda o artigo publicado
Nossa matéria (“Jornalista escapa de necrose após rinomodelação“) foi escrita com base nas provas que tínhamos em mãos, e infelizmente não tivemos acesso as demais fotos da jornalista, as mesmas que ela recentemente publicou em sua rede social.[widgetkit id=”100″ name=”Caso Necrose Nariz Priscilla Aguiar”]Destacamos que na data a qual publicamos o artigo e, nas datas descritas nas informações que tivemos em mãos, não havia necrose ainda somente uma aparente infecção. Caso tenha evoluído para necrose, isso poderia ser de responsabilidade da equipe médica que a acompanha. Contra fatos não há argumentos!A necrose pode ser causada por infecção e ou isquemia dos vasos, mas por obstrução da artéria angular o laudo afasta completamente essa possibilidade e foi justamente o que os médicos que a atenderam alegaram.A única hipótese com 99,9% de certeza que publicamos em matéria anterior foi que NÃO HOUVE obstrução da artéria angular do ramo facial.Tivemos sim acesso ao PRIMEIRO laudo médico da jornalista, ou seja, o laudo da entrada no hospital, onde não indicava ainda uma necrose. E ressaltamos que não tivemos acesso aos demais laudos de evolução no decorrer do tratamento. Portanto, não podemos alegar algo que não temos, não é isso?NUNCA, em hipótese alguma, descartamos a possibilidade de evolução da necrose nos tecidos conjuntivos, já que aparentemente o tecido superficial da pele do nariz havia se recuperado por completo pelas próprias imagens e relatos que foram apresentados em mídia.Decidimos não dar ênfase na matéria anterior sobre a possibilidade de evolução para necrose, pois estávamos muito otimistas com o tratamento médico. Porém, naquela época, ao consultar especialistas, a evolução poderia sim ser para a necrose, dependendo muito da estratégia de tratamento adotado.Estamos também sensibilizados com o ocorrido, e se for tudo como a jornalista relata, lamentamos que nem mesmo estratégias como antibióticos, câmara hiperbárica e os melhores médicos do estado tiveram condições para restaurarem a totalidade dos tecidos.É vastamente sabido que na maioria dos casos de intercorrências ocasionadas na região nasal por preenchedores de quaisquer naturezas (AH/PMMA/Metacril), infelizmente, há uma grande probabilidade de não reverter totalmente, deixando marcas e cicatrizes.Nós temos sim a esperança de que a jornalista se recupere e compreenda que outras pessoas, profissionais, profissões e empresas não têm qualquer relação direta ou indireta com o infortúnio dela.Deixamos claro também que entendemos a infelicidade da vítima, mas nós do blog não temos nada a ver com esse problema em si. Somente a jornalista e a profissional que realizou tal procedimento são responsáveis por isso.Até a equipe de médicos, que está a disposição para realizar um serviço de atividade-meio, não tem por obrigação garantir a restauração por completo de todo dano estético.Rinomodelação não indicada para ninguém
Já declaramos aqui no blog, inclusive a Dra. Ana Carolina Puga recentemente concedeu uma entrevista ao Jornal O Globo falando sobre o procedimento com ácido hialurônico, conhecido como rinomodelação.Confira os vídeos no post: “Dra. Ana Carolina Puga em defesa da biomedicina estética no Jornal O Globo” e saiba quais procedimentos estéticos não são recomendados pela Sociedade Brasileira de Biomedicina Estética (SBBME).Assim como a Jornalista Priscilla Aguiar decidiu vir a público expor o caso dela servindo como exemplo para que isso nunca mais ocorra com ninguém, na reportagem do Jornal O Globo a única associação e representante de classe que condenam esse tipo de procedimento é da Biomedicina Estética. É totalmente contraindicada a rinomedelação realizada por quaisquer profissionais que atuam com estética, sejam biomédicos ou não.Estão julgando e caindo matando em cima da classe biomédica, mas agora vocês podem se perguntar: Quantos casos gravíssimos de erros estéticos cometidos por médicos e que levaram vários pacientes a óbito, sequelas, deformidades e amputação passaram despercebidos ou que, não ganharam a repercussão que deveria?Esperamos que a Jornalista tenha uma boa recuperação e que assuma a postura de não recomendar a ninguém esse tipo de procedimento, pois não são só os biomédicos estetas, mas todos os demais profissionais da saúde também habilitados pelo conselho de classe não deveriam fazer. Mas somente os Conselhos de Classe que têm competência para proibir essa prática.Declaramos que a jornalista está de certa forma, prejudicando profissionais que não tem nada a ver com o caso dela. Agora, a classe médica, ou “semideuses médicos”, estão se passando por “santos ou salvadores da pátria”, sabendo que são eles que cometem mais erros estéticos levando vários pacientes a óbito, estranho não é mesmo?Sinceramente desejamos uma boa recuperação para a colega Jornalista!Somos apaixonados pelo que fazemos e fazemos tudo por amor. Nosso compromisso é apenas com a verdade e com o que acreditamos e defendemos – a biomedicina estética é legítima, um direito do biomédico, do biomédico esteta, do graduando em biomedicina e, principalmente, de toda a sociedade beneficiada com as informações aqui divulgadas e como caminho de beleza e elevação da auto-estima.
Veja mais Noticias
Escrito por Leda Trevizoni
Vitória para fisioterapeutas dermatofuncionais: novo reconhecimento do COFFITO pelo direito à administração de injetáveis
16 setembro, 2024
Escrito por Leda Trevizoni
Suspensão da Resolução CFBio 582/2020? Biólogos estetas devem permanecer unidos em prol da saúde estética
01 agosto, 2024
Escrito por Leda Trevizoni
Advogado de defesa em favor de Dra Ana Carolina Puga emite nota sobre ação movida pelo CREMESP
24 abril, 2024
Um procedimento invasivo nao esta livre de complicações. Elas ocorrem , e , para isso, temos dados estatísticos em artigos corretamente elaborados. O questionamento que impera no momento é:
Um profissional inabil para tratar uma eventual complicação tem o direito de realizar o procedimento?
Partimos do pressuposto do “primum non nocere”. Particularmente considero lamentavel alguem se dispor a realizar determinado procedimento, caso nao tenha capacidade tecnica ou institucional para tratar uma complicação.
Responsabilizar a equipe medica pela evolucao desastrosa do caso é , no minimo, irresponsabilidade de quem escreve tal materia. Quem fez o procedimento, que tenha capacidade pra tratar as complicações inerentes ao mesmo! Caso contrario, torna-se muito fácil promover tais procedimentos. Os biomedicos apenas absorvem os bonus do mesmo?? E o ônus, caso apareça, cai em maos de outro profissional? Essa nao pode ser a forma seria de se promover saúde
Meu caro Tiago.
Nada está livre de complicações:
– intoxicação e alergia alimentar: culpa do cozinheiro e do nutricionista (ambos tem de ser médicos para cuidar da complicação)
– acidente de trânsito: culpa do motorista (ele tem que ser médico para prestar socorro)
– infecção por corte: culpa dos podólogo, tatuador, manicure (eles têm que serem médicos para cuidar das complicações)
– intoxicação e alergia química: culpa da cabeleireira (ela tem que ser médica para cuidar da complicação)
– alergia química: culpa de vendedora de cosméticos e da farmacêutica responsável (elas têm que ser médicas para cuidar da complicação)
– alergia por vacinação: culpa do biomédico, enfermeiro e farmacêutico (eles têm que serem médicos para cuidar das complicações)
Sua premissa é néscia e pueril… o jeito corporativista não muda né? Vocês não conseguem tomar vergonha na cara né? Quando é que vão assumir a responsabilidade de médicos e não de esteticistas? Vocês juraram salvar vidas! Cumpram com a obrigação de vocês ou dêem espaço para os demais profissionais da saúde. Ninguém está preocupado com quem deve ou não fazer. A sociedade quer segurança e solução de problemas acima de tudo.
Mas veja como biomédicos estetas podem sim cuidar de complicações:
– aplicação de gelo ou calor (com capacidade técnica e legal)
– aplicação de hialuronidase (com capacidade técnica e legal)
– aplicação de ozônio (com capacidade técnica e legal)
– aplicação de oxigênio (com capacidade técnica e legal)
– extração do produto (com capacidade técnica e legal)
– aplicação de recursos termo-eletro-radio-foto (com capacidade técnica e legal)
Tão logo teremos também autorização para aplicar antibióticos em protocolos específicos. Não há lei que nos impeça de usar antibióticos que não estejam relacionados na Portaria 344/98.
Até dentista pode receitar antibióticos. Vocês médicos só têm exclusividade com cirurgias (desde que respeitem as competências dos dentistas também).
Os biomédicos também não são obrigados a encaminhar a médicos, mas sim, ao sistema de saúde público ou suplementar, e lá eles decidem qual profissional atenderá, inclusive, os enfermeiros são capacitados para cuidar de muita coisa e vocês tentam diminuí-los.
Vocês médicos não têm moral. Pelo contrário tentam atingir a credibilidade dos demais colegas visando a reserva de mercado. Como se não tivesse no mundo médicos dermatologistas e médicos cirurgiões plásticos que se sensibilizam com os profissionais estetas e trabalham em conjunto. Ambos trocando pacientes e serviços. O egoísmo de vocês médicos corporativistas é notório. Demonstra muita incapacidade ética e profissional.
Quem nunca sofreu na mão de médico? Quem não tem sequer um parente que sofreu na mão de médico? Só em 2015 mataram quase meio milhão de pessoas com erros médicos. Isso dá mais de 2,5 erros a cada 1 médico nesse país. Vocês estão entre os piores médicos do mundo.
Capaz de encaminhar um paciente com infecção no nariz pré-necrose, e vocês arrancarem a perna da paciente. Mas não é isso o que ocorre quando alguém chega com alguma intercorrência estética no hospital e os médicos socorristas não sabem o que fazer e acabam piorando o quadro da paciente? E depois vocês querem dividir ou jogar a culpa nos colegas de outras profissões.
Por isso que defendemos uma saúde estética em que todos os profissionais possam atuar com total autonomia. Pois em caso de erros médicos estéticos, nós biomédicos, farmacêuticos, enfermeiros, dentistas também podemos ser peritos legais e não permitir que vocês médicos se acobertem. Dificilmente um profissional da saúde vai agir de má fé acusando um médico erroneamente com o receio se dar mal. Ao contrário de muito de vocês que são a própria máfia branca, que criam factoides a todo o momento em benefício próprio e a custa de prejudicar outrem.
Aprenda antes de mais nada a promover saúde na área verdadeiramente médica. Aprendam primeiro a salvar vidas. Aprendam primeiro a resolver os seus próprios problemas.
Pelas estatísticas assombrosas de vocês, já era para toda a medicina ter sido fechada no Brasil.
Como o benefício da Medicina ainda é maior que o malefício promovido à sociedade, tal regra também vale para todas as áreas da saúde e suas respectivas especialidades. Não vai ser um único caso que vai desabonar toda uma especialidade. SEU BOBALHÃO!
Contudo, toda vez que tentam oprimir as demais áreas da saúde, a sociedade e o governo respondem a altura dizendo que não querem mais ser atendidos somente por médicos.
Rapaz! Vai trabalhar! Larga mão de ser irresponsável e cabeça dura! Aceite a evolução da saúde como um todo que dói menos!