Voltar

Modo de leitura

Claro Escuro

garantir minha vaga

Beauty Club - Faça parte do maior grupo de promoções estéticas.

NÃO CLIQUE AQUI!

Se quiser perder a oportunidade de pegar o seu presente.

Como acabar com a retenção de líquidos?

Escrito por

Laís Bianquini

Redatora e Jornalista Cientifíca

Jornalista há mais de 10 anos, atua com conteúdo estratégico e SEO aplicado à Estética, conectando ciência, prática profissional e mercado para transformar conhecimento técnico em conteúdo claro e confiável.

September 12, 2015

2.5K

visualizações

Índice

Aqui estão as três partes do artigo em HTML, divididas de tamanho equilibrado:

Muitas pessoas que sofrem com o excesso de peso, ou com problemas relacionados com a forma física, geralmente não estão enfrentando dificuldades com o volume de gordura corporal, mas sim com o excesso de líquido retido no corpo. A retenção de líquidos é uma característica natural do nosso organismo que pode ser afetada por diferentes fatores, como a qualidade da alimentação, problemas metabólicos, alterações no quadro de saúde e também hábitos de vida.

Evitar a retenção hídrica, entretanto, não é uma tarefa muito complicada. Vários cuidados simples que podem ser adicionados no dia a dia são capazes de minimizar o acúmulo de água em regiões do corpo - que tal conferir quais são eles?

Leia Também:

ENTRE NO GRUPO E ACOMPANHE AS NOSSAS ANÁLISES

4 dicas para se livrar da retenção

1. Controlar a alimentação

O consumo excessivo de alguns alimentos pode ser prejudicial para quem está precisando reduzir o excesso de líquido acumulado em certas regiões do corpo. Os produtos ricos em sódio, por exemplo, estão entre os maiores vilões do acúmulo de volume hídrico no organismo, já que o sal é um retentor natural da água no espaço intracelular dos nossos tecidos.

Para evitar problemas com inchaços, o ideal é reduzir o consumo de sal de adição - aquele que você adiciona ao prato já na mesa -, controlar a ingestão de produtos industrializados - que também são ricos em sódio em sua composição -, e evitar condimentar demais os alimentos com sódio durante o preparo.

2. Praticar atividades físicas

Uma boa maneira de equilibrar o volume de água no corpo evitando inchaços e acúmulo de volume hídrico é a prática de atividades físicas. Quando realizamos exercícios, estimulamos o organismo a produzir suor, eliminando volumes maiores de água através da pele e minimizando, portanto, o acúmulo hídrico no corpo. Exercícios aeróbicos são os mais indicados para ajudar a evitar a retenção hídrica, porém eles sempre devem ser realizados com a orientação de um profissional de educação física e um médico.

3. Avaliar o consumo de certas medicações

O uso de algumas medicações também pode ser o responsável pela retenção hídrica no seu organismo. Alguns antihipertensivos e até antidepressivos podem afetar, de alguma maneira, a capacidade do corpo em eliminar líquidos excessivos nos seus tecidos. Caso esse seja o motivo do seu quadro de retenção hídrica, o recomendado é informar o seu médico sobre esse efeito colateral e avaliar juntamente com ele qual seria a opção para evitar esse problema.

4. Realizar tratamentos estéticos que ajudam a controlar a retenção

Alguns tratamentos estéticos, como por exemplo, a drenagem linfática e a massagem redutora, podem ajudar o organismo a distribuir melhor o líquido que se encontra acumulado em algumas regiões do corpo para outras partes, onde a retenção é menor. Essas técnicas, além de ajudarem a melhorar a estética de quem apresenta retenção hídrica, também garante o melhor funcionamento do sistema renal do corpo, melhorando a eliminação de líquido através dos rins. Profissionais capacitados, como biomédicos, médicos, biomédicos e outros que concluíram cursos de especialização em tratamentos estéticos podem realizar esses procedimentos.

A retenção hídrica é um quadro de relativo fácil controle, especialmente quando o cuidado com hábitos de vida é aliado ao tratamento estético.

Se você quer saber mais sobre esse assunto, que tal conferir alguns cursos do Nepuga que ajudam a tratar não somente a retenção, mas outros quadros clínicos estéticos comuns?

Conecte-se à rede de Biomédicos Estetas

Você atingiu o limite.

Para obter acesso gratuito a outros artigos acadêmicos, faça o cadastro com sua conta Google.

Leia também

Harmonização Facial: 4 vantagens em trabalhar com o procedimento

October 13, 2021

2.5K

visualizações

Indicações off-label na estética injetável: o que você precisa saber antes de aplicar algo fora da bula

June 27, 2025

2.5K

visualizações

Novas regras da Pós-Graduação Lato-Sensu no Brasil

June 29, 2018

2.5K

visualizações

Pós-graduação - biomédicos estudam módulo de Farmacologia e Injeções

April 29, 2019

2.5K

visualizações

SAIBA MAIS

Você pode se interessar

Saiba como otimizar a emissão de boletos online em sua clínica

March 15, 2022

2.5K

visualizações

Saiba como divulgar seu negócio de biomedicina estética nas Redes Sociais

March 11, 2022

2.5K

visualizações

Rennova promete revolucionar o mercado estético com grande lançamento em agosto

June 10, 2025

2.5K

visualizações

Quanto tempo duram os procedimentos mais comuns da Biomedicina Estética?

October 9, 2025

2.5K

visualizações

Qual a idade ideal para indicar que seus pacientes comecem com bioestimuladores de colágeno?

October 2, 2025

2.5K

visualizações

Prontuário digital vs. papel: vantagens e desafios para biomédicos estetas

October 23, 2025

2.5K

visualizações

Não fique de fora!

Faça parte da maior rede de Biomédicos Estetas do Brasil!

SAIBA MAIS

Conheça nosso ecossistema