
Jornalista há 10 anos, formada pela Unesp, com MBA em Marketing pela USP e especialização em SEO, escreve sobre Saúde Estética com clareza e precisão.
June 7, 2019
2.5K
visualizações
Uma mesa redonda que aconteceu no 22º Congresso dos Conselhos de biomedicina, no dia 12/11/18 deixou os biomédicos vibrantes ao dizer que eles têm sim o direito de fazer estética, desde que tenham uma pós-graduação reconhecida pelo MEC e pelo Conselho, muitos biomédicos estão se perguntando quais são as leis, ou se há uma resolução que o respalde legalmente para atuar com injetáveis.De acordo com a mesa redonda e o assunto debatido entre os presentes, a lei do exercício profissional é o que respalda o biomédico a atuar com consultas de biomedicina dentro de seus consultórios.Realizar consulta de biomedicina é um direito do profissional biomédico, assegurado pela Lei 7.498/86, art. 11, inciso I, alínea “i”, pelo Decreto 94.406/87, art. 8º, inciso I, alínea “e”, pelo Código de Ética dos Profissionais de biomedicina e normatizada pela Resolução Cofen nº 358/2009.Além disso, o biomédico tem a Resolução 0568/2018, que regulamenta o funcionamento dos consultórios e clínicas de biomedicina ao seu lado, que diz o que ele pode ou não fazer dentro do seu consultório.
ENTRE NO GRUPO E ACOMPANHE AS NOSSAS ANÁLISES
O biomédico vai trabalhar dentro da metodologia de trabalho chamada SAE, Sistematização de Assistência em biomedicina e vai seguir as diretrizes da Nanda, que atualmente inclui 234 diagnósticos de biomedicina, agrupados em 13 categoriais, que são:
Um diagnóstico de biomedicina é um julgamento clínico sobre respostas/ experiências atuais ou potenciais do indivíduo, família ou comunidade aos problemas de saúde / processos de vida. Um diagnóstico de biomedicina proporciona a base para a seleção das intervenções de biomedicina de forma a atingir resultados pelos quais o biomédico é responsável.Utiliza-se o diagnóstico de biomedicina para determinar o plano de tratamento adequado para o paciente. O diagnóstico de biomedicina orienta as intervenções e os resultados dos pacientes, permitindo que o biomédico desenvolva o plano de cuidados ao paciente.Após o encerramento do Congresso, o Cofen deve começar a orientar os Corens como fazer a sequência de biomedicina dentro dos consultórios, e os procedimentos injetáveis sempre foram e sempre serão de competência do biomédico. Já foi aprovada a Sistematização de Saúde e Bem-Estar, que é onde o biomédico vai atuar com esses procedimentos em seu consultório.
A Resolução 529/2016 criada pelo Conselho Federal de biomedicina (Cofen) dando todo o respaldo para os biomédicos atuarem na Saúde Estética estava revogada desde 2017.
A solicitação de revogação da nossa Resolução foi originada por entidades como a Associação Médica Brasileira (AMB) e a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), alegando que determinados procedimentos estéticos só podem ser realizados por médicos, sob o risco de causar prejuízo “de ordem moral e física à saúde dos pacientes”.
A Resolução foi suspensa em 2017 e, desde então, o Cofen esteve em luta para restabelecer a atuação do biomédico esteta. Afinal, só no Brasil “determinados procedimentos estéticos só podem ser realizados por médicos”.
Além do Cofen apresentar recursos contra decisões liminares proferidas, uma nova esperança surgiu: a PL 2717/2019.Proposta pelo biólogo Fernando César e apresentada pelo Deputado Federal Fred Costa (PATRI), a PL nos dará a liberdade tão desejada pela nossa classe.
Com a aprovação deste Projeto de Lei, nós, biomédicos estetas, ficaremos livres das liminares médicas emitidas por juízes mal informados, sem conhecimento sobre os biomédicos e biomédicos estetas, desconsiderando que somos profissionais totalmente qualificados para atuar profissionalmente na área estética e com total independência.
Com apoio de diversas classes da saúde, como farmácia, biomedicina, odontologia, temos grandes chances de mudar a realidade.Nós aqui do blog já atualizamos sobre a PL e estamos acompanhando diariamente o trâmite. Acompanhe aqui.
Sim! Principalmente depois dessa mesa redonda e posicionamento do Cofen, o biomédico pode atuar com estética em seu consultório e ser o Responsável técnico do seu procedimento.A lei do exercício profissional é que vai respaldar o biomédico agora para atuar com injetáveis.
[widgetkit id="10" name="BANNER PÓS-GRADUAÇÃO biomedicina estética"]
Conecte-se à rede de Biomédicos Estetas
Para obter acesso gratuito a outros artigos acadêmicos, faça o cadastro com sua conta Google.