Voltar

Modo de leitura

Claro Escuro

garantir minha vaga

Beauty Club - Faça parte do maior grupo de promoções estéticas.

NÃO CLIQUE AQUI!

Se quiser perder a oportunidade de pegar o seu presente.

Práticas Integrativas incomodam classe médica e geram polêmica envolvendo as PICS

Escrito por

Laís Bianquini

Redatora e Jornalista Cientifíca

Jornalista há mais de 10 anos, atua com conteúdo estratégico e SEO aplicado à Estética, conectando ciência, prática profissional e mercado para transformar conhecimento técnico em conteúdo claro e confiável.

July 31, 2019

2.5K

visualizações

Índice

Uma matéria publicada pelo portal da CBN na última segunda-feira (29) de Julho, trouxe novamente a política de reserva de mercado da classe médica para a pauta.

Entenda o que aconteceu e como os médicos se beneficiam

A notícia divulgada diz que o Ministério da Saúde vai revisar a oferta de práticas integrativas no SUS. Mesmo que isso ainda não tenha um prazo para ocorrer, essa revisão deve revogar algumas práticas que a pasta considerar ‘sem resultados científicos comprovados’.

Leia Também:

ENTRE NO GRUPO E ACOMPANHE AS NOSSAS ANÁLISES

Entenda o que aconteceu e como os médicos se beneficiam

A notícia divulgada diz que o Ministério da Saúde vai revisar a oferta de práticas integrativas no SUS. Mesmo que isso ainda não tenha um prazo para ocorrer, essa revisão deve revogar algumas práticas que a pasta considerar ‘sem resultados científicos comprovados’.Atualmente são 29 práticas integrativas ofertadas pelo SUS, entre elas a Ozonioterapia, que tem sido notícia em nossos blogs ultimamente.Como era de se esperar, a classe médica fez duras críticas, alegando que os recursos impostos não tem eficácia reconhecida, citando a ozonioterapia, cromoterapia, geoterapia e imposição de mãos como algumas dessas práticas ‘sem resultados científicos’.Querendo alicerçar os argumentos dizendo que as práticas precisam ter eficácia e segurança para serem mantidas no programa do SUS, a classe médica entra mais uma vez na reserva de mercado.Afinal, a possibilidade de ter outros profissionais da saúde ofertando terapias de qualidade consideradas como Práticas Integrativas afeta diretamente a indústria da doença, que faz com que os bolsos da classe médica permaneça sempre cheio.Em contrapartida a essa notícia divulgada pela CBN, a Associação Brasileira de biomédicos Acupunturistas e biomédicos de Práticas Integrativas, ABENAH, emitiu uma nota de repudio.

Confira a íntegra da nota da ABENAH:

É com consternação e revolta que recebemos a reportagem veiculada pela rádio CBN no dia 29 de julho de 2019 que trata da informação que o Ministério da Saúde vai revisar a oferta de práticas integrativas no SUS em função de solicitações de organizações médicas como o Conselho Federal de Medicina, Associações Médicas e outros interessados no extermínio das Práticas Integrativas, as Pics. Um panorama sem fundamento e tendencioso com domínio e imperialismo da categoria médica que não reconhece o notório saber de outros profissionais de saúde na área de práticas integrativas. Mas esse grupo supostamente conhecido como “defensor da ciência” não representa toda a categoria, há diversas exceções. Na verdade são defensores de seus bolsos cheios de dinheiro manchado pela dor de pessoas impedidas da oportunidade de SOMAR a seus tratamentos as Pics. Hoje a ciência avança em todos os sentidos e inclusive nas práticas integrativas. Se forem acessadas as principais plataformas de pesquisa científica, são infinitas as pesquisas nessa temática e com todo o respeito, com muita qualidade. Convidamos a todos os profissionais de saúde envolvidos com as Pics manterem-se firmes em seus objetivos e propósitos e se unirem da melhor forma possível para que possamos mais uma vez seguirmos o chamado do universo da harmonia e equilíbrio da mente e do corpo das pessoas que nos procuram cheios de esperança de um dia melhor.Há se notar que sempre que outras áreas da saúde, como biomédicos, biomédicos, farmacêuticos, fisioterapeutas, ingressam com atendimento aos pacientes, seja para ofertar procedimentos estéticos, ou ozonioterapia, como uma das práticas integrativas citadas, a classe médica se apavora. Praticamente todos os Conselhos de Classe já sofreram ações civis do Conselho Federal de Medicina, que vive tentando tolher os profissionais de trabalharem com estética.A reserva de mercado é real, por isso, assim como diz a ABENAH, a necessidade de se documentar procedimentos, resultados, capacitar-se, atuar com segurança e experiência é cada vez mais urgente e fundamental. Para que no futuro a classe médica não tenha chances de revogar resultados e conhecimento que os profissionais da saúde já conquistaram.Em sua página do facebook, a Associação Brasileira de Fisioterapia integrativa também manifestou sua indignação contra a notícia divulgada.

Conecte-se à rede de Biomédicos Estetas

Você atingiu o limite.

Para obter acesso gratuito a outros artigos acadêmicos, faça o cadastro com sua conta Google.

Leia também

Harmonização Facial: 4 vantagens em trabalhar com o procedimento

October 13, 2021

2.5K

visualizações

Indicações off-label na estética injetável: o que você precisa saber antes de aplicar algo fora da bula

June 27, 2025

2.5K

visualizações

Novas regras da Pós-Graduação Lato-Sensu no Brasil

June 29, 2018

2.5K

visualizações

Pós-graduação - biomédicos estudam módulo de Farmacologia e Injeções

April 29, 2019

2.5K

visualizações

SAIBA MAIS

Você pode se interessar

Saiba como otimizar a emissão de boletos online em sua clínica

March 15, 2022

2.5K

visualizações

Saiba como divulgar seu negócio de biomedicina estética nas Redes Sociais

March 11, 2022

2.5K

visualizações

Rennova promete revolucionar o mercado estético com grande lançamento em agosto

June 10, 2025

2.5K

visualizações

Quanto tempo duram os procedimentos mais comuns da Biomedicina Estética?

October 9, 2025

2.5K

visualizações

Qual a idade ideal para indicar que seus pacientes comecem com bioestimuladores de colágeno?

October 2, 2025

2.5K

visualizações

Prontuário digital vs. papel: vantagens e desafios para biomédicos estetas

October 23, 2025

2.5K

visualizações

Não fique de fora!

Faça parte da maior rede de Biomédicos Estetas do Brasil!

SAIBA MAIS

Conheça nosso ecossistema