Profissional da Biomedicina Estética pode ser chamado de doutor?

A Biomedicina Estética, e a biomedicina como um todo, possuem uma importância inquestionável na sociedade. Isso porque, a área da biomedicina possui um papel fundamental na saúde pública, estudando a fundo a causa das doenças, fornecendo dados para diagnósticos e realizando descobertas, seja para a cura ou para prevenção de doenças e epidemias. Como uma […]
Biomedicina Estética
A Biomedicina Estética, e a biomedicina como um todo, possuem uma importância inquestionável na sociedade. Isso porque, a área da biomedicina possui um papel fundamental na saúde pública, estudando a fundo a causa das doenças, fornecendo dados para diagnósticos e realizando descobertas, seja para a cura ou para prevenção de doenças e epidemias. Como uma posição de destaque na área da saúde, o biomédico contribui, da sua maneira, para o avanço da vida em sociedade. Assim, é comum que as pessoas reconheçam a notoriedade desse profissional através da titulação de “doutor”. No Brasil é muito comum que as pessoas se refiram a algumas pessoas como “Doutor” ou “Doutora”. Mas muitos profissionais da Biomedicina Estética  ficam em dúvida quando se trata de usar essa titulação. O fato é que, em geral, os brasileiros se referem a profissionais com graduação na saúde, direito e outras áreas sob essa nomenclatura. E quanto à Biomedicina Estética? Confira se o biomédico pode ou não ser chamado de Doutor.

O que significa o título de doutor?

A palavra “doutor” vem do latim doctor, que em tradução livre, significa “aquele que ensina”. É uma variação do verbo docere, que na tradução para o português corresponde ao verbo “ensinar”. Sabendo o conceito por trás da palavra, é possível entender a quem, em teoria, deve ser aplicado o título. No Dicionário Aurélio, a definição de doutor é “aquele que se formou numa universidade e recebeu a mais alta graduação desta após haver defendido uma tese”. Sendo assim, seria necessário concluir o curso superior de doutorado, ou seja, uma pós-graduação stricto sensu realizada após o mestrado. Ao final do período de 4 anos, e se aprovado na defesa da tese, o profissional finalmente se tornaria doutor. Na biomedicina, ao realizar qualquer uma das habilitações disponíveis para o biomédico, o profissional recebe o título de especialista, como no caso da realização de uma pós-graduação lato sensu em Biomedicina Estética, por exemplo. No entanto, o costume de chamar os profissionais da Biomedicina Estética de doutor ou doutora, vem de uma tradição onde o termo passou a ser utilizado como forma de garantir, prestígio, status e respeito na sociedade.

Biomedicina Estética: Profissionais podem sim utilizar o título de Doutor ou Doutora!

O hábito de chamar biomédicos, entre outras profissões na área da saúde, de “doutor” no Brasil, tem mais a ver com a cultura popular do que necessariamente com o grau de formação desses profissionais. Assim, é comum que muitos Biomédicos Estetas utilizem o título em comunicações como cartões de visita, jalecos e redes sociais. Mas essa forma de tratamento não é implicada de forma errônea. De acordo com com o Manual do Biomédico, formulado pelo Conselho Regional de Biomedicina, o uso do termo doutor ou doutora é justificado: “Trata-se de um costume que foi se enraizando ao longo da formação da sociedade brasileira e hoje é plenamente aceito, conforme registra o Novo Dicionário da Língua Portuguesa, de Aurélio Buarque de Holanda, Editora Positivo, 4ª edição. Nesse sentido, a anteposição do título ‘Dr.’ ou ‘Dra. ” Ao nome é legitimada pelo direito consuetudinário, ou seja, o direito das tradições e dos costumes”. Portanto aos Biomédicos Estetas que possuíam dúvida sobre o uso do título de doutor na biomedicina, fica dito que por respeito e prestígio a este profissional da saúde, a titulação passa a ser aceita como símbolo de valorização aos profissionais que contribuem tanto para a sociedade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2010-2021. Portal da Biomedicina Estética.
logo biomedicina estética